Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 30 de abril de 2017

TURISMO ... DEZ (10) motivos para visitar o Egito

Dez (10) motivos para visitar o Egito

> Siga meu perfil pessoal no Facebook. Acompanhe dicas, idéias, fotos!

Motivos para visitar o Egito
Na entrada da tumba de Tutancâmon.
Eu já apontei 8 motivos para visitar a minha querida Lisboa. A lista podia ser de 800 motivos, mas eu não queria cansar os leitores. Hoje, com um pouco mais de fôlego, trago 10 motivos para visitar o Egito. O fabuloso Egito. O incrível Egito. O inesquecível Egito.
Sem nenhuma enrolação, vamos aos itens:
Motivos para visitar o Egito

1) A viagem da minha vida

Quem me acompanha por este blog ou pelo meu Facebook está acostumado com isto que eu digo: o Egito foi a viagem da minha vida.
Por mais que eu conheça o mundo, dificilmente um país marcará em mim impressões tão profundas como as que eu tive no Egito. E olha que eu faço muitas viagens fantásticas por aí. 😉
Que tal você também viver essas emoções?
Motivos para visitar o Egito

2) História riquíssima

História riquíssima?
Não, espere, quero dramatizar isso um pouco. Vamos deixar mais grandioso (afinal, tudo no Egito é grandioso!).
História riiiiiiiiiiiquíssima!
O Egito é uma alta concentração de História por metro quadrado. Olhe para qualquer lugar e tenha certeza de que aquele ponto está impregnado de História. Você pode viversentir tudo o que lê em livros e enciclopédias e tudo o que vê em documentários. Sentir-me ligado a tudo aquilo foi uma experiência que não sai da minha mente.
Motivos para visitar o Egito
Minha sombra no chão do enigmático Vale dos Reis.

3) Ooooh! Aaaah!…

Estamos habituados a ver o Egito em livros, enciclopédias, documentários, filmes. Percebemos que, na parte histórica, tudo é grandioso, fabuloso, fantástico, impressionante, surpreendente. Viajamos para lá conscientes disso. No entanto, ao vermos tudo pessoalmente, levamos um susto.
Motivos para visitar o Egito
Nós sabemos que tudo é fabuloso, incrível, fantástico. Mas só então percebemos que tudo é MUITO fabuloso, incrível, fantástico. MUITO mais do que nós imaginávamos! Livros e documentários não podem exibir a real grandiosidade de tudo aquilo!
Eu conheço muitas coisas impressionantes em vários países. Por exemplo, o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. A Catedral de Sevilha (Espanha). As construções milenares em Atenas (Grécia). Vemos essas coisas e ficamos muito surpresos com a sabedoria, a competência do homem daquelas épocas. Hoje, em plena era da tecnologia, o ser humano não é capaz de fazer coisas iguais. Então, nesses e em vários outros países, nossa reação é mais ou menos esta: “Uau! Incrível o homem ter feito isto naquela época!”.
A diferença do Egito é que nossas impressões vão além. Descobrimos coisas que beiram o impossível principalmente ao consideramos que foram criadas há milênios. Nossas reações no Egito são assim:
O quê?!
Mas… como fizeram isso???
COMO FIZERAM???
COOOOMO???????
Não dá pra acreditar!
Não! Impossível!
Oooooooh! Aaaaaaah!
Devem ter recebido ajuda alienígena!
<prendendo a respiração depois>
Motivos para visitar o Egito
Obelisco Inacabado de Aswan.

4) Ótimos guias locais

Para descobrir e apreciar melhor todas as maravilhas, você precisa de… um guia de turismo egípcio, é claro.
Os guias de turismo egípcios são os melhores guias do mundo. Você quase pode ter certeza de que seu guia será seu amigo mesmo depois da viagem. É comum eu ver turistas que voltam para casa e continuam a ter contato com o guia.
Os guias egípcios costumam ter bela formação arqueológica. E são educados, pacientes, sempre dispostos a mostrar tudo, com muito orgulho.
Eu costumo criticar muito a maioria dos guias de turismo de todos os países. Infelizmente, é difícil achar um guia realmente bom. Acima de tudo, guias precisam ser pacientes, mas essa é uma das qualidades que mais faltam. No geral, os guias egípcios encantam-me muito.
Neste blog, eu recomendo quatro guias para o Egito: IhabHadiUsama e Haitham. (Aproveite para ler depois um artigo que explica a diferença entre “guia turístico” e “guia de turismo”.)
Motivos para visitar o Egito
Observe as pessoas lá no fundo. Compare o tamanho delas com a dimensão da pirâmide!

5) Câmbio, gastos, compras

No geral, os preços no Egito são baixos. Para facilitar ainda mais a vida do turista, o câmbio da libra egípcia é desfavorável em relação ao euro, ao dólar e até ao real brasileiro. Em média, 1 euro é trocado por 10 libras egípcias; 1 real, por 3 libras egípcias.
Com isso, os turistas ficam deslumbrados com os gastos locais, principalmente nos momentos das compras. E haja mercado para visitar no Egito! Encontramos de tudo nesses locais de simples lembranças de viagem a produtos luxuosos. Eu visitava os mercados e queria comprar tudo, tudo, TUDO, porque havia uma coisa mais bonita e incrível que a outra.
Eu já publiquei um artigo sobre câmbio e gastos locais no Egito.
Motivos para visitar o Egito

6) Simpatia do povo

No geral, os egípcios são simpáticos e calorosos com os turistas. Durante quase toda a minha viagem, eu me senti à vontade.
Receptividade é um dos itens mais importantes no turismo em qualquer país. Eu não sinto o tal calor humano na Itália e na Grécia, por exemplo. No Egito, faço as minhas comparações.
Mas atenção. Como visitante educado no país, você deve respeitar regras e tradições locais. Mulheres, especialmente, devem ter certos cuidados com as roupas. Trajes vistos como inadequados pelos egípcios podem atrair olhares atravessados que incomodam os turistas.
Motivos para visitar o Egito
Leia depois um artigo sobre tratamento dado a animais. Ajude a respeitar os animais no país.

7) A magia do Nilo

O enigmático e majestoso Rio Nilo está à sua espera para intensas aventuras e emoções.
O passeio de faluca (tradicional e rústica embarcação) é um item obrigatório no turismo por lá. Passamos por paisagens deslumbrantes e descobrimos curiosidades pelo caminho, como o Hotel Old Cataract, intimamente ligado à escritora Agatha Christie. Os “mendigos do Nilo” também atraem atenções calorosas — embora representem algo triste, por serem garotos pobres que abordam os barcos na esperança de ganhar dinheiro em troca de uma música que cantam.
O ponto alto, no entanto, é o cruzeiro no Nilo. Depois de alguns dias hospedado no Hotel Le Sphinx, no Cairo, eu segui de cruzeiro Nilo abaixo em direção a outros locais, como Aswan e Luxor.
Motivos para visitar o Egito
Em cruzeiro no Rio Nilo.

8) Viver costumes exóticos

Para a maioria das pessoas, o Egito é visto como destino exótico. Turismo em um país assim sempre tem muito a nos ensinar. Viagem é cultura. Viagem abre a mente, amplia olhares.
Em termos de costumes religiosos, comportamentais, familiares, o Egito tem algumas coisas boas para nos transmitir. Seja receptivo às novidades. Observe e filtre o que pode engrandecer o seu jeito de pensar.
Estão incluídos nas experiências exóticas o contato com camelos e as visitas a povoados núbios. Eu visitei um fascinante povoado núbio na região de Aswan. Fique de olho, também, no papiro e na flor-de-lótus.
Motivos para visitar o EgitoAtendente de loja mostra como os antigos egípcios faziam o papiro.

9) Contato com a língua árabe

árabe é uma das mais belas e ricas línguas do planeta. Como é gostoso ouvir os egípcios falarem! 🙂
Em poucos dias, podemos aprender um monte de coisas da língua deles.
Eu observo muito e peço dicas aos guias. Por exemplo, em Marrocos, pedi a meu guia Zaky uma lista com algumas expressões em árabe para eu usar durante a viagem. Os habitantes sempre ficavam felizes quando eu tentava falar na língua deles. Sentiam orgulho. Os egípcios também são assim.
Motivos para visitar o Egito
Breve aula de árabe para turistas, durante uma simpática visita a um povoado núbio. Foi muito divertido!

10) Segurança

Não podemos negar: há alguns riscos no Egito, e devemos estar atentos a isso. Mas tomemos cuidado com o modo como a mídia mostra o Egito para o mundo. Algumas vezes, há um tom de sensacionalismo.
Tenho recebido inúmeros contatos de turistas que acabaram de voltar de lá e relatam que tudo correu muito bem.
Pensemos em um detalhe, caso você seja um leitor do Brasil (tenho muitos leitores de Portugal). Você tem medo de visitar o Egito? Teme sequestro, ataque terrorista? Tenho uma péssima observação pra você. O Brasil é MUITO mais perigoso que o Egito. O Brasil tornou-se uma terra sem lei, um faroeste urbano. Em assaltos, mata-se por nada, mesmo sem reação da vítima. As pessoas sobrevivem todos os dias. Portanto, meu caro, mesmo ao considerarmos os riscos do Egito, lembremos que lá o turista brasileiro estará muito mais seguro que no Brasil…
Motivos para visitar o Egito
.
Eu espero que você visite o Egito. E que também possa dizer o mesmo: que foi a viagem da sua vida. 😉
http://gdamas.com/motivos-visitar-egito/

Nenhum comentário: