Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 21 de abril de 2016

SAÚDE ...Estudo descobre que a homeopatia é eficaz para 0 de 68 doenças

Estudo descobre que a homeopatia é eficaz para 0 de 68 doenças

“A homeopatia é um beco-sem-saída terapêutico”, declarou um cientista, depois que uma revisão sistemática concluiu que o tratamento controverso não é mais efetivo do que placebos.
A constatação foi feita pelo professo Paul Glasziou, um acadêmico em medicina da Universidade Bond, trabalhando em conjunto com o Conselho de Saúde e Pesquisa Médica Nacional, após revisar 176 estudos sobre a homeopatia, para determinar se o tratamento é válido.
Um total de 57 revisões sistemáticas, feitas sobre os 176 estudos e focando em 68 doenças diferentes, não encontrou nenhuma evidência de que a homeopatia fosse mais efetiva que os placebos.
A homeopatia é uma medicina alternativa baseada na ideia de diluir substâncias em água. De acordo com o NHS: “Os praticantes acreditam que quanto mais diluída uma substância é, maior o seu poder para tratar sintomas. Muito remédios homeopáticos consistem em substâncias que foram diluídas muitas vezes em água até que não há nada ou quase nada da substância original nela”.
O estudo concluiu que “não há efeito discerníveis convincentes além do placebo” e que “não há evidência confiável de pesquisas em humanos que a homeopatia tenha sido efetiva para o tratamento da gama de doenças considerada”.
O professor Glasziou escreveu: “Eu estou aliviado que a árdua jornada de sintetizar as evidências acabou. Eu comecei a jornada com uma atitude de ‘eu não sei’, curioso se este tratamento poderia funcionar… Mas perdi o interesse depois de ver as 57 análises sistemáticas que continham 176 estudos individuais e não encontraram nenhum efeito convincente discernível do placebo”.
Ele prossegue: “Eu posso entender por que Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia, estava insatisfeito com as práticas médicas do século 18, como sangrias e purgas, e tentou encontrar uma alternativa melhor. Mas eu acho que ele estaria desapontado pelo fracasso coletivo da homeopatia em seguir suas investigações inovativas; em vez disso, prosseguiram seguindo um beco-sem-saída terapêutico”.
No Reino Unido, dois hospitais do sistema nacional de saúde fornecem tratamento homeopático. No Brasil, a homeopatia é tratada como se fosse coisa séria pelo nosso Ministério da Saúde, e oferecida no Sistema Único de Saúde, prática apoiada e comemorada, pasmem, pelo Conselho Federal de Farmácia. [Indepndent]
http://hypescience.com/estudo-descobre-que-homeopatia-e-eficaz-para-0-de-68-doencas/

Nenhum comentário: