Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 21 de abril de 2016

SAÚDE...OITO (8) alimentos que ajudam a prevenir o AVC ou derrame cerebral

Oito (8) alimentos que ajudam a prevenir o AVC ou derrame cerebral

O derrame cerebral é a terceira maior causa de morte do mundo, segue logo atrás de doenças cardíacas e do câncer. É certo que hoje em dia podemos evitar 100% um acidente vascular cerebral (AVC), são muitos os estudos que nos indicam que manter hábitos de vida saudáveis, onde se inclui uma série de alimentos básicos, nos ajuda a prevenir o derrame cerebral em quase 30%.
8 alimentos que ajudam a prevenir o AVC ou derrame cerebral

O esforço vale a pena, com isso evitamos não só este tipo de doença, mas também de desfrutarmos de uma melhor qualidade de vida. Que tal começarmos hoje mesmo a incluir estes 10 alimentos em nossa dieta? Veja quais alimentos são!

Alimentos que você deve incluir na dieta para melhorar a saúde cerebral

Talvez você pense que as pessoas com maior probabilidade de sofrer de um derrame cerebral são as que estão entre os 55 e os 70 anos, mas isso não é verdade. Infelizmente, o AVC pode ocorrer tanto na população mais jovem como na mais velha.
Há, em algumas ocasiões componentes genéticos e hereditários que não podemos evitar, porém, se seguirmos uma dieta inadequada e levarmos uma vida marcada pelo estresse e a ansiedade, o risco de sofrer um derrame cerebral aumenta. Desta forma, vale a pena buscarmos a ajuda oferecida pelos alimentos, para reduzir os riscos e desfrutarmos de uma boa saúde.
Veja abaixo quais alimentos você deve incluir diariamente em sua dieta.

1. As cenouras

Cenoura-contra-derrame-cerebral
Segundo um estudo realizado em 2008 na Universidade de Harvard (Estados Unidos), comer cerca de cinco cenouras por semana poderia reduzir os riscos de sofrer de um AVC em 50%. Devemos ser prudentes com este dado, mas não vamos descartar seus benefícios naturais, pois é uma verdura rica em antioxidantes, que evita que se formem coágulos nas artérias e favorece a circulação sanguíneaVale a pena saborear cenouras sempre que puder.

2. Couve-de-bruxelas

As couves-de-bruxelas são ricas em potássio e em folatos, elementos fundamentais para evitar o colesterol alto, a acumulação de gorduras em nossas artérias e para eliminar toxinas por meio da urina.

3. O abacate

Abacate-contra-derrame-cerebral
Basta consumir meio abacate por dia. É rico em ácidos graxos, tão benéficos para nosso cérebro como é o ômega 3, o qual previne a oxidação celular e seu envelhecimento prematuro. Lembre-se… Meio abacate por dia!

4. Os tomates

O tomate é uma fonte natural de antioxidantes como o licopenoo qual se sabe que é muito adequado para prevenir o AVC graças a sua capacidade de reduzir a tensão arterial e favorecer a circulação sanguínea. Tudo se deve a uma substância chamada homocisteína, que se relaciona com uma maior probabilidade de sofrer um derrame cerebral.

5. Sardinhas

Sardinhas-contra-derrame-cerebral
O ideal é consumir entre uma e duas vezes por semana. A razão? São um  tesouro natural de gorduras saudáveis, de cálcio e de vitamina D. São protetoras naturais de nosso cérebro, ainda que exista um dado que deve ser conhecido: se você abrir a latinha e não terminar o seu conteúdo, não deixe a sardinha na lata original. Guarde em uma vasilha de vidro ou qualquer outra vasilha que não seja de metal.

6. Melão e melancia

Ambas as frutas são ricas em água, em minerais, antioxidantes e apresentam, além disso, baixo teor de sódio, perfeitas para reduzir nosso colesterol e evitar assim o problema da arteriosclerose. Não hesite em consumir um bom pedaço de melancia por dia.

7. Chá verde

chá-verde-contra-derrame-cerebral
Nunca deixe de tomar  diariamente uma xícara de chá verde. É um recurso natural rico em antioxidantes, em polifenóis e em compostos essenciais para reduzir o colesterol e lutar contra o envelhecimento cognitivoPara se beneficiar mais do chá verde e de suas propriedades, lembre-se de consumi-lo 20 minutos depois das refeições.

8. Aveia

Consumida em jejum, a aveia nos ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue e a manter equilibrado os níveis do colesterol ruim, o LDL. Não podemos nos esquecer de que a aveia é muito adequada para reduzir o estresse e que nos oferece incríveis nutrientes para nossa saúde cerebral, como o zinco e o ferro. Que tal começar o dia com uma boa porção de aveia?

Considerações importantes para reduzir a probabilidade de ter um AVC

caminhada-contra-derrame-cerebral
Apesar dos alimentos acima ajudarem a reduzir, entre 30 e 50%, a probabilidade de ter um AVC, é importante levar em conta também outros aspectos:
  • A dieta deve ser variada e equilibrada. Não se trata de consumir todos os dias a mesma coisa, mas sim de combinar adequadamente os alimentos. Por exemplo, segundo nos explica Lyn M Steffen, epidemiologista da Universidade de Minnesota (Estados Unidos), consumir 3 tipos de fruta por dia, mais de 3 verduras, evita um grau maior de sofrer um AVC do que se limitarmos o consumo a 5 tipos de fruta, sem nenhuma verdura.
  • Não pense que para evitar este tipo de doença você deve restringir completamente o consumo de gorduras. Consuma gorduras saudáveiscomo as do azeite de oliva ou do peixe azul, grandes protetores da saúde cerebral.                                                                                                                                                                                         
  • Cuide da sua saúde em geral para cuidar também do seu cérebro!
http://melhorcomsaude.com/8-alimentos-ajudam-prevenir-avc-derrame-cerebral/?

Nenhum comentário: