Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CARNAVAL - Significado de Carnaval


Significado de Carnaval


O que é Carnaval:

Carnaval são os três dias de folia que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim "carna vale" que significa dizer adeus à carne.
O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. As fantasias de pierrô e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro.
No início as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias depois, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.
Hoje algumas cidades se destacam nas festas de carnaval. No Rio de Janeiro são os desfiles das escolas de samba, em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade, no Recife o bloco "O Galo da Madrugada" que sai às ruas no sábado de carnaval, pelo centro da cidade e já entrou para o livro dos recordes, como o maior bloco de carnaval do mundo. Em Olinda, os bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.

Igreja Católica e Carnaval

O carnaval é celebrado 40 dias antes da Páscoa, desde o século XI. Este período é chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne. Este período é caracterizado por muitas privações e por incentivar aqueles festejos carnavalescos onde a própria palavra carnaval indica os prazeres da carne. O carnaval acontece geralmente durante três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada de Terça-feira gorda, ou "Mardi Gras" como dizem os franceses.

Carnaval na Itália

O carnaval na cidade de Veneza é uma tradição desde o século XVII, e sua característica maior são as máscaras, porque os nobres gostavam da diversão e para não chamarem a atenção do povo se disfarçavam escondidos atrás das máscaras. Os trajes utilizados ainda são os mesmos daquele período, as mulheres com vestidos longos ricamente enfeitados e os homens de libré ou roupas de seda preta e chapéus de três pontas.

Significado de Entrudo

O que é Entrudo:

Entrudo é a antiga celebração do que hoje nós conhecemos com o nome de Carnaval. O Entrudo chegou ao Brasil juntamente com os portugueses, no ano de 1641, na cidade do Rio de Janeiro e desde o início, participavam da comemoração todas as famílias, e também os escravos.
Desde a Idade Média, se comemorava o carnaval em Portugal, com uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia, e em algumas delas existiam grandes bonecos, chamados entrudos, e daí que originou-se o nome da celebração, porém entrudos não significavam apenas os bonecos, mas toda a festa em si e as brincadeiras.
Quando o entrudo chegou ao Brasil, dividiu-se em dois tipos: entrudo familiar e entrudo popular. O Entrudo popular eram as brincadeiras feitas nas ruas das cidades e a principais características eram as brincadeiras com água, onde todos se molhavam. Entrudo familiar acontecia nas casas das pessoas, e os jovens jogavam um nos outros, limão de cheiro, o que mais tarde originou o conhecido lança perfume.

Significado de Bafo de onça

O que é Bafo de onça:

Bafo de onça é uma expressão popular que significa mau hálito. É usada para descrever o cheiro repugnante vindo da boca de uma pessoa seja por falta de higiene dentária ou pelo efeito do álcool.

Bafo de Onça - Disney

Bafo de Onça
João Bafo de Onça é um personagem dos quadrinhos e desenhos animados de Walt Disney. Ele é o arqui-inimigo do rato Mickey e também ladrão de bancos,  causando problemas não só para o Mickey mas também para o Pato Donald e Tio Patinhas. Bafo de Onça, Mancha Negra, os Irmãos Metralha e outros são os vilões de Patópolis. Este vilão é casado com Tudinha e em alguns dos seus roubos leva o Escovinha como cúmplice.
Bafo de Onça apareceu pela primeira vez em 1925, no filme de animação feito por Walt Disney, Alice Solves the Puzzle (Alice Resolve o Quebra-Cabeça). Em 1927 passa a vilão contracenando com o Coelho Osvaldo. No ano seguinte, enfrentou Mickey como seu chefe malvado em Steamboat Willie(O Vapor Willie), o primeiro desenho animado em que o som foi sincronizado com a ação do filme.

Bafo de Onça - Nunca mais

"Bafo de Onça Nunca Mais" é o quinto episódio da série brasileira chamada Geração Saúde 2. Esta série tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a pensar sobre os seus comportamentos e a reavaliar seus hábitos, assumindo uma atitude mais responsável em relação à sua própria vida e à vida do outro. Neste episódio, o jovem Pedro lida com o problema do mau hálito e procura tratamento para resolver a situação.

Bafo de Onça - Carnaval

O Bafo de Onça é um dos mais conhecidos blocos de Carnaval brasileiros do Rio de Janeiro e desfila na Av. Rio Branco. O "Bafo" foi fundado em 12 de dezembro de 1956, em um botequim do bairro do Catumbi.
O Bafo de Onça foi um dos maiores blocos carnavalescos do Rio de Janeiro, quando esta cidade ainda era a capital do Brasil.
Durante o carnaval, o fundador do Bafo de Onça, o carpinteiro e policial militar Sebastião Maria, formava o bloco do ”eu sozinho”, e saía pelas ruas do bairro, fantasiado de onça. É sabido que o fundador bebia bastante, e por isso o seu hálito era um verdadeiro "bafo de onça".

Bafo de Onça - Origem

Acredita-se que a origem da expressão "bafo de onça" vem do felino. A onça é um animal carnívoro que se suja bastante na hora de comer a sua presa. Por este motivo, é um animal que muitas vezes apresenta um cheiro repugnante, de tal modo que a sua presença na floresta é detectada de longe. Assim, pessoas que possuem o hálito fétido passaram a ser chamadas de "bafo de onça".

Significado de Amigo da Onça

O que é Amigo da Onça:

Amigo da onça é o indivíduo que se mostra amigo, e ao mesmo tempo, é alguém que não se pode confiar, pois é uma pessoa falsa, que trai as amizades, hipócrita e infiel.
A origem do termo amigo da onça surgiu com o cartunista Péricles Maranhão, para designar uma pessoa cafajeste, debochada e irônica. O personagem tornou-se extremamente popular, e o termo espalhou-se para todo o Brasil. Chamar outra pessoa de amigo da onça é considerado uma ofensa.
Amigo da onça pode ser utilizado tanto como ofensa, em um sentido pejorativo, mas também como uma brincadeira entre amigos, uma forma de descontrair e chamar o outro com esse apelido, geralmente para designar pessoas que costumam pensar mais em si que nos outros.
Amigo da onça é também uma brincadeira, geralmente feita em épocas do Natal, é uma versão “malvada” para o famoso amigo secreto, também chamada de inimigo secreto. O nome é amigo da onça, pois nessa brincadeira cada pessoa leva um tipo de presente, então sorteia-se um amigo, que escolhe um presente fechado, abre, e então o amigo da onça escolhe se fica ou troca seu presente por um outro presente já aberto de outro amigo, “prejudicando”, de certa maneira a outra pessoa.

Nenhum comentário: