Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de cinzas..."Quaresma" Uma reflexão!

                                                              Quarta-feira de cinzas, obra do pintoralemão Carl Spitzweg.

Quarta-feira de cinzas

quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos naQuaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

As festas acabam....O momento agora é de reflexões, momentos de mudanças em atitudes, momentos de iniciar mais uma nova etapa da vida. Um novo ano, um novo ciclo para podermos enfrentar todas as dificuldades, suprindo nossas ansiedades, amando mais nossos semelhantes, sendo mais indulgentes, mais cristãos, sendo mais amigos e companheiros. Reconhecendo a princípios dos ensinamentos do nosso Mestre de Nazaré.
Quaresma, um momento todo nosso, para estendermos mais claramente os ensinamentos bíblicos, aplicando com rigor aos nossos dias...
Hoje, quarta-feira de cinzas, tem início a Quaresma.recadosdeluz.blogspot.com

Tempo de Oração... Tempo de Renovação!

Nenhum comentário: