Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bacalhau do Batata..."O Bloco da Quarta feira de cinzas" Assim termina.


Bacalhau do Batata

Bacalhau do Batata é um bloco de carnaval que sai pelas ladeiras de Olinda arrastando uma multidão de foliões na quarta-feira de cinzas. O bloco, cujo estandarte é um bacalhau, juntamente com outros ingredientes culinários, foi criado por um garçom, chamado Batata, que trabalhava durante todo o Carnaval e não podia brincar devido o emprego e por isso criou o bloco para sair na quarta-feira de cinzas.

Histórico

A tradição do Bacalhau do Batata teve origem ainda em 1962, quando o garçom Isaías Pereira da Silva (falecido em 1993), e apelidado como Batata, organizou na quarta-feira de cinzas, um bloco carnavalesco destinado àqueles que, por trabalharem durante o período de festas momescas, deixavam de brincar o Carnaval.[1]
A saída do bloco está prevista para as 9h30. O percurso do desfile segue a tradição: ladeira da Sé, Rua do Bonfim, Quatro Cantos, Ribeira, Varadouro, Largo do Amparo, com o retorno sendo feito no bairro do Carmo. A festa fica por conta com umas das melhores orquestra de frevo de olinda e a presença ilustre do boneco gigante que representa o falecido Batata, garçon que idealizou o bloco. Com o passar dos anos, mais blocos e foliões foram aderindo e o carnaval, oficialmente encerrando-se na madrugada da terça para a quarta-feira, acabou sendo estendido.[2]
Em 2007 a Escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, homeageou com uma ala o Bacalhau do Batata, com referência ainda no seu samba-enredo: "E o Bacalhau do Batata na bandeja pra massa / Até o dia clarear..." O garçom Isaías foi destaque, representado por Irênio Dias. Ao todo, catorze fantasias diferentes representaram o bloco pernambucano, sendo que a Ala dos Compositores da Escola desfilou vestida de garçom.[3]
Bacalhau do Batata toma conta das ladeiras de Olinda...
Nesta quarta-feira, o bloco Bacalhau do Batata toma as ruas do sítio histórico de Olinda reunindo quem não quer admitir que o carnaval acabou e também aqueles que, como o fundador da agremiação, o garçom Isaías Pereira da Silva, mais conhecido como Batata, já falecido, não pôde brincar durante os quatro dias de folia.
A concentração aconteceu no mesmo local: em frente à Catedral do Alto da Sé. O percurso segue pela ladeira da Sé, Rua do Bonfim, Quatro Cantos, Ribeira, Varadouro, Largo do Amparo, com o retorno sendo feito no bairro do Carmo. Quem puxa os resistentes foliões é o boneco gigante de Batata, uma animada orquestra e o interessante estandarte feito com os ingredientes de uma bacalhoadas: bacalhau, legumes e verduras.
Antes do Bacalhau, que completa 48 anos, a programação da quarta-feira de cinzas começou em Olinda com o tradicional Munguzá de Zuza Miranda e Thaís. A partir das 5h da manhã, no Alto da Sé, teve início revigorando as forças dos foliões servindo um café da manhã à base do prato que inspira o nome da troça. O bloco este ano completou 15 anos de fundação.
Outra atração de Olinda hoje é o desfile de dez afoxés, durante o Encontro Ganga Zumba, que começa às 18h, no Largo de Guadalupe. Participam Alafin Oyó, Ilê de Egbá, Oxum Pandá, Ogbon Obá, Filhos de Xangô, Omin Sabá, Omó Abadé, Obá Ayrá, Povo de Odé e Povo de Ogunté. O cortejo segue até o Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro.

Mais bacalhau 
– Além do tradicional do Batata, outros “bacalhaus” animam quem não quer deixar o carnaval acabar. No Mercado da Boa Vista, a concentração teve início agora, às 11h, com  o diferencial de que os 11 boxes do mercado público preparam a iguaria que faz sucesso na quarta-feira de Cinzas. A atração é o Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.



Na Torre, a farra começou na Rua Benjamin Constant, 167, em frente ao Sesi da Rua José Bonifácio. Com direito a orquestra de frevo e bateria de samba. O bloco segue pelas ruas Real da Torre, Conde de Irajá, Avenida Beira Rio, volta para a José Bonifácio, entra na José de Holanda e termina na Benjamin Constant no fim da tarde.


Irresponsáveis – Sai esta tarde pelo 27º ano consecutivo e quer arrastas 300 mil pessoas por Água Fria, Zona Norte do Recife. A concentração dos Irresponsáveis começa às 14h da Rua do Machado e percorre as principais ruas do bairro. Seis trios elétricos garantem a animação.
Cabo - No Cabo de Santo Agostinho, a atração é o Bloco do Defunto, que desfila hoje pelo 11º ano consecutivo. O bloco "enterra" políticos que não cumprem as promessas. A saída é só a meia-noite, em frente ao Cemitério de São José, no Centro da cidade.


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Foliões se divertem no desfile do `Bacalhau do Batata´, que sempre acontece ...
band.com.br


É desta forma com chave de ouro que o nosso Carnaval termina...Sou fã dois dois, Galo da Madrugada e do Bacalhau do Batata. Bye..Bye! Ano que vem tem mais...
Emudecem os tambores e repiques, agogôs e tamborins, reco reco e berimbaus junto aos pandeiros.
Todos os instrumentos de percussão, ficam em reverência ao momento de despedida.
Tudo é depois um silêncio geral, para no ano que vem vermos um novo ritual... 
Mais um Novo Carnaval!!!

Nenhum comentário: