OQUE É LOGOSOFIA?
O valor do aperfeiçoamento individual
Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Cada ser humano tem uma partícula divina. A ela cumpre dirigir os melhores desejos e exaltá-la, para que o homem encontre sua verdadeira condição de humano e para que, após a transição que isso implica, possa experimentar dentro de si a sensação de sentir-se acima da limitação que o envolvia e com liberdade para elevar seu pensamento, nas asas do qual penetrará em planos onde pode perguntar e receber respostas que, como raios de luz, penetrarão em sua mente para iluminar sua inteligência e enchê-la de conhecimentos.
Trechos extraídos do livro Introdução ao Conhecimento Logosófico, p.279http://www.logosofia.org.br/artigos/o-valor-do-aperfeicoamento-individual/159.aspx
http://www.logosofia.edu.uy/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=53
A Logosofia apresenta-se como uma ciência nova e concludente, por dar a conhecer um método e um conjunto próprio de disciplinas que objetivam levar o homem ao conhecimento de si mesmo, dos semelhantes, de Deus, do universo e de suas leis eternas, e ainda como uma nova forma de sentir e conceber a vida, por apresentar uma nova concepção do homem, de sua organização psíquica e mental e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e projeções.
Seu nome reúne numa só palavra os elementos gregos “logos” e “sofia”, que o autor adotou, dando-lhes a significação de verbo criador ou manifestação do saber supremo, e ciência original ou sabedoria, respectivamente, para designar uma nova linha de conhecimentos, uma doutrina, um método e uma técnica que lhe são eminentemente próprios.
A Logosofia surgiu em 1930, com a criação da primeira sede da Fundação Logosófica na cidade de Córdova, Argentina.
Cada ser humano tem uma partícula divina. A ela cumpre dirigir os melhores desejos e exaltá-la, para que o homem encontre sua verdadeira condição de humano e para que, após a transição que isso implica, possa experimentar dentro de si a sensação de sentir-se acima da limitação que o envolvia e com liberdade para elevar seu pensamento, nas asas do qual penetrará em planos onde pode perguntar e receber respostas que, como raios de luz, penetrarão em sua mente para iluminar sua inteligência e enchê-la de conhecimentos.
Começará, individualmente, o trabalho permanente do próprio aperfeiçoamento. Mas, para que se possa realizar este labor, difícil, mas não impossível, será necessário encontrar a unidade dentro de si mesmo; chegar a ser sempre um e não dois, como é costume que todos sejam.
O ser há de unificar todas as boas qualidades, enquanto elimina as deficiências que tem ou possa ter |
Impõe-se, pois, a realização desses trabalhos, porque, sem isso, não se consegue nada permanente. A razão deve ser educada e a forma de fazê-lo é vigiando-a em seus acertos e em seus erros, controlando-a continuamente e comprovando as consequências e os resultados depois de cada reflexão, até conseguir, na repetição dos acertos, a plena consciência que cada qual há de ter.
Neste labor não devem existir interrupções, pois como o Sol, ao amanhecer, recorda a todos os seres humanos seus deveres, convidando-os a trabalhar, assim também a própria responsabilidade, convertida em sol individual, deverá recordar-nos, constantemente, nossos deveres e convidar-nos ao trabalho.
É necessário alcançar as mais altas culminâncias na compreensão de cada conceito, para respirar o ar puríssimo e diáfano do verdadeiro conhecimento. Enquanto os seres estiverem debatendo-se em pequenas, egoístas e mesquinhas compreensões, a atmosfera estará sempre viciada, e permanecerão como náufragos, tratando de agarrar-se a algo firme para salvar-se, ao mesmo tempo que esgotam suas forças num empenho estéril.
Todos podem atuar de outra maneira e alcançar um grau a mais na escala que leva à perfeição; deste modo, o conhecimento superior iluminará suas inteligências e fará com que em ninguém existam dissensões. E quando terminarem em cada um as contradições, os desacordos e as desinteligências, se terá conquistado a própria unidade e então se estará capacitado para encaminhar os demais para encontrá-la, cumprindo, assim, a verdadeira missão do ser humano.
Finalmente, o homem haverá compreendido tudo o que antes lhe parecia impossível que chegasse a fazer parte de seus conhecimentos, e verá quanto aproveita daquilo que antes desprezou ou afastou de si com indiferença, preferindo a ociosidade ao trabalho em prol do aperfeiçoamento. Compreenderá todas estas coisas e, só então, verá como o irreal desaparece para apresentar ante seus olhos a realidade autêntica, a que lhe fará experimentar a verdadeira sensação de existir como ser consciente, e não como um ente que vive por viver, sem saber qual há de ser seu futuro.
O que é Logosofia?Quarta-feira 25 de fevereiro de 2009 01:41
A Logosofia é uma nova concepção do homem e do universo, fornece conhecimento e um método experimental que permite que o indivíduo para aproveitar e realizar de forma gradual e conscientemente conhecer as preocupações e superação que sempre incentiva o espírito humano para seu próprio bem e para o serviço semelhante.
Sendo uma disciplina humanista e experimental, Logosofia ignora o dogma em todas as suas formas, tendo o autor insistiu na necessidade de buscar o conhecimento através de comprovação e experiência, especificamente contra-indicar a crença, mesmo em sua própria palavra.
Alguns dos seus principais objectivos são:
- A evolução consciente do homem, através da organização de sistemas mentais, sensível e instintivo.
- O auto-conhecimento, que envolve o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.
- O conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, que se originam todas as idéias e pensamentos que incitam a vida humana.
- A construção de uma nova vida e um futuro melhor, superando os privilégios mais comuns.
- O desenvolvimento e conhecimento profundo das funções de estudar, aprender, ensinar, pensamento e conduta, que o método logosófico se transubstancia em aptidões individuais de incalculável significado para o ensino futuro na educação da humanidade.
Síntese:
A Logosofia é a ciência que explora o homem por inteiro, aproveitando ao máximo todo seu potencial psicológico, mental e espiritual. O autor da Logosofia é Carlos Bernardo González Pecotche, também conhecido como "Raumsol". Ele nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 11 de agosto de 1901. González criou e desenvolveu a Logosofia, partindo de sua concepção da vida humana, de Deus, do Universo e suas leis.
Explanação:
A Logosofia é uma doutrina ético-filosófica desenvolvida pelo pensador e humanista argentinoCarlos Bernardo González Pecotche, que oferece ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o auto aperfeiçoamento, por meio de um processo de evolução consciente que conduz ao conhecimento de si mesmo.
A Logosofia estabelece que os pensamentos são autônomos e independentes da vontade individual, e que nascem e cumprem suas funções sob a influência de estados psíquicos ou morais, próprios ou de outrem. Tem como finalidade libertar as faculdades mentais das influências sugestivas, para que o indivíduo, pensando melhor, compreenda os verdadeiros objetivos da vida.
A Logosofia apresenta-se como uma ciência nova e concludente, por dar a conhecer um método e um conjunto próprio de disciplinas que objetivam levar o homem ao conhecimento de si mesmo, dos semelhantes, de Deus, do universo e de suas leis eternas, e ainda como uma nova forma de sentir e conceber a vida, por apresentar uma nova concepção do homem, de sua organização psíquica e mental e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e projeções.
Seu nome reúne numa só palavra os elementos gregos “logos” e “sofia”, que o autor adotou, dando-lhes a significação de verbo criador ou manifestação do saber supremo, e ciência original ou sabedoria, respectivamente, para designar uma nova linha de conhecimentos, uma doutrina, um método e uma técnica que lhe são eminentemente próprios.
A Logosofia surgiu em 1930, com a criação da primeira sede da Fundação Logosófica na cidade de Córdova, Argentina.
O autor
Carlos Bernardo González Pecotche, argentino, também conhecido por Raumsol, nasceu em 11 de agosto de 1901 e viveu até 4 de abril de 1963. Filho de Jorge N. González e Maria Pecotche de González, casou-se com Paulina Eugenia Puntel em 8 de outubro de 1924 e teve um filho, Carlos Federico González Puntel, nascido em 10 de julho de 1925.
O método
O método logosófico, segundo seu autor postula, é único em sua essência e possui a qualidade de adaptar-se a cada mente, proporcionando-lhe a parte de conhecimento que a capacidade individual pode abarcar.
O exame das aptidões e das condições de assimilação são fatores que este tem em conta. Sua artéria principal, a que faz palpitar o ensinamento na alma do que aprende, é a que prescreve, como principal função do conhecimento que prodigaliza, a necessidade de uma familiarização íntima com o ensinamento até identificar-se com ele por associação do mesmo à vida.
O método logosófico propõe-se a guiar o ser humano ao conhecimento mais profundo de sua mente, na totalidade de seu complexo funcionamento. A Logosofia convida o homem a realizar um estudo pleno de sua psicologia: seu caráter, suas tendências, seus pensamentos, suas qualidades, suas deficiências e tudo quanto direta ou indiretamente entre no jogo de suas faculdades mentais e tenha o que ver com os estados de seu espírito.
Objetivos
Os principais objetivos dos conhecimentos logosóficos são:
A evolução consciente do ser humano, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo.
O conhecimento de si mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.
A integração do espírito, para que o ser humano possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua própria herança.
O conhecimento das leis universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios.
O conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as idéias e pensamentos que fecundam a vida humana.
A edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns.
O desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, com o que o método logosófico se transubstancia em aptidões individuais de incalculável significado para o porvir pedagógico na educação da humanidade.
Logosofia e Filosofia
O saber logosófico não tem pontos de referência com nenhum ramo do saber comum, seja ciência, filosofia, psicologia, etc., ou seja, suas concepções são originais e não foram baseadas em nenhuma outra corrente de pensamento existente, conforme expressado por seu próprio autor.
Sobre a diferença entre a Logosofia e a Filosofia, González Pecotche explica o seguinte :
“A Logosofia conta com duas forças poderosas que, ao unir-se e irmanar-se, levam o homem a cumprir os dois fins de sua existência: evoluir para a perfeição e constituir-se em um verdadeiro servidor da humanidade. Uma dessas forças é o conhecimento que brinda à mente humana; a outra, o afeto que ensina a realizar nos corações. A ciência corrente carece desse afeto, dessa força; é fria e rígida e, às vezes, especulativa e intemperante, como no caso da Filosofia; ao contrário, a Logosofia é conciliadora. Eis aí a grande diferença e o que explica porque é capaz de realizar prodígios na alma humana, que até parecem inconcebíveis àqueles que permanecem alheios a tais possibilidades.”[8]
Logosofia como Humanismo
González Pecotche também menciona que a Logosofia é um novo tipo de Humanismo. No entanto, ele diferencia a sua contribuição em relação aos trabalhos de outros humanistas:
“Diferentemente, pois, do conceito generalizado, nosso humanismo parte do próprio ser sensível e pensante, que busca consumar dentro de si o processo evolutivo que toda a humanidade deve seguir. Sua realização nesse sentido haverá, depois, de fazer dele um exemplo real daquilo que cada integrante da grande família humana pode alcançar.”[9]
Instituições Logosóficas
As instituições logosóficas são entidades sem fins lucrativos que têm o objetivo de serem centros difusores da Logosofia, além de brindar o ambiente necessário para o estudo e prática da mesma.
Atualmente, existem instituições logosóficas nos seguintes países:
Argentina
Brasil
Espanha
Estados Unidos
Israel
México
Venezuela
Uruguai
Por sua vez, existem estudantes residentes e núcleos de estudo em formação em diversos países, tais como: Alemanha, Austrália, Canadá, França, Itália, Reino Unido e outros.
Carlos Bernardo González Pecotche, argentino, também conhecido por Raumsol, nasceu em 11 de agosto de 1901 e viveu até 4 de abril de 1963. Filho de Jorge N. González e Maria Pecotche de González, casou-se com Paulina Eugenia Puntel em 8 de outubro de 1924 e teve um filho, Carlos Federico González Puntel, nascido em 10 de julho de 1925.
O método
O método logosófico, segundo seu autor postula, é único em sua essência e possui a qualidade de adaptar-se a cada mente, proporcionando-lhe a parte de conhecimento que a capacidade individual pode abarcar.
O exame das aptidões e das condições de assimilação são fatores que este tem em conta. Sua artéria principal, a que faz palpitar o ensinamento na alma do que aprende, é a que prescreve, como principal função do conhecimento que prodigaliza, a necessidade de uma familiarização íntima com o ensinamento até identificar-se com ele por associação do mesmo à vida.
O método logosófico propõe-se a guiar o ser humano ao conhecimento mais profundo de sua mente, na totalidade de seu complexo funcionamento. A Logosofia convida o homem a realizar um estudo pleno de sua psicologia: seu caráter, suas tendências, seus pensamentos, suas qualidades, suas deficiências e tudo quanto direta ou indiretamente entre no jogo de suas faculdades mentais e tenha o que ver com os estados de seu espírito.
Objetivos
Os principais objetivos dos conhecimentos logosóficos são:
A evolução consciente do ser humano, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo.
O conhecimento de si mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.
A integração do espírito, para que o ser humano possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua própria herança.
O conhecimento das leis universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios.
O conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as idéias e pensamentos que fecundam a vida humana.
A edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns.
O desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, com o que o método logosófico se transubstancia em aptidões individuais de incalculável significado para o porvir pedagógico na educação da humanidade.
Logosofia e Filosofia
O saber logosófico não tem pontos de referência com nenhum ramo do saber comum, seja ciência, filosofia, psicologia, etc., ou seja, suas concepções são originais e não foram baseadas em nenhuma outra corrente de pensamento existente, conforme expressado por seu próprio autor.
Sobre a diferença entre a Logosofia e a Filosofia, González Pecotche explica o seguinte :
“A Logosofia conta com duas forças poderosas que, ao unir-se e irmanar-se, levam o homem a cumprir os dois fins de sua existência: evoluir para a perfeição e constituir-se em um verdadeiro servidor da humanidade. Uma dessas forças é o conhecimento que brinda à mente humana; a outra, o afeto que ensina a realizar nos corações. A ciência corrente carece desse afeto, dessa força; é fria e rígida e, às vezes, especulativa e intemperante, como no caso da Filosofia; ao contrário, a Logosofia é conciliadora. Eis aí a grande diferença e o que explica porque é capaz de realizar prodígios na alma humana, que até parecem inconcebíveis àqueles que permanecem alheios a tais possibilidades.”[8]
Logosofia como Humanismo
González Pecotche também menciona que a Logosofia é um novo tipo de Humanismo. No entanto, ele diferencia a sua contribuição em relação aos trabalhos de outros humanistas:
“Diferentemente, pois, do conceito generalizado, nosso humanismo parte do próprio ser sensível e pensante, que busca consumar dentro de si o processo evolutivo que toda a humanidade deve seguir. Sua realização nesse sentido haverá, depois, de fazer dele um exemplo real daquilo que cada integrante da grande família humana pode alcançar.”[9]
Instituições Logosóficas
As instituições logosóficas são entidades sem fins lucrativos que têm o objetivo de serem centros difusores da Logosofia, além de brindar o ambiente necessário para o estudo e prática da mesma.
Atualmente, existem instituições logosóficas nos seguintes países:
Argentina
Brasil
Espanha
Estados Unidos
Israel
México
Venezuela
Uruguai
Por sua vez, existem estudantes residentes e núcleos de estudo em formação em diversos países, tais como: Alemanha, Austrália, Canadá, França, Itália, Reino Unido e outros.
Bibliografia:
A bibliografia logosófica é publicada em diversos idiomas pela Editora Logosófica, sediada no Brasil, e pela Editorial Logosófica, sediada na Argentina. Suas principais obras são:
A Herança de Si Mesmo - 1957
Bases para Sua Conduta - 1965
Curso de Iniciação logosófica - 1963
Deficiências e Propensões do Ser Humano - 1962
Diálogos - 1952
Exegese Logosófica - 1956
Intermédio Logosófico - 1950
Introdução ao Conhecimento Logosófico - 1951
Logosofia, Ciência e Método - 1957
O Espírito - 1968
O Mecanismo da Vida Consciente - 1956
O Senhor De Sándara - 1959
(Nota: os anos indicados se referem à primeira edição.)
A bibliografia logosófica é publicada em diversos idiomas pela Editora Logosófica, sediada no Brasil, e pela Editorial Logosófica, sediada na Argentina. Suas principais obras são:
A Herança de Si Mesmo - 1957
Bases para Sua Conduta - 1965
Curso de Iniciação logosófica - 1963
Deficiências e Propensões do Ser Humano - 1962
Diálogos - 1952
Exegese Logosófica - 1956
Intermédio Logosófico - 1950
Introdução ao Conhecimento Logosófico - 1951
Logosofia, Ciência e Método - 1957
O Espírito - 1968
O Mecanismo da Vida Consciente - 1956
O Senhor De Sándara - 1959
(Nota: os anos indicados se referem à primeira edição.)
Fonte: Wikipedia
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