Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Artes e Cultura... O que é C.T.G?

O que é C.T.G?


O que é C.T.G?
por Rochele F. de Freitas

C.T.G é a sigla de Centro de Tradições Gaúchas que são sociedades sem fins lucrativos que visam divulgar a cultura gaúcha. Eles promovem a integração dos participantes através da dança, esportes, atividades campeiras, rodas de chimarrão e churrasco feito no fogo de chão. Também é realizado rodeios e provas de laço. O C.T.G simboliza a vida no campo por isso a decoração é rústica.

O C.T.G surgiu da ideia de um grupo de jovens de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que resolveram criar um Departamento de Tradições Gaúchas. Em 07 de setembro de 1947 acenderam a Pira da Pátria, dando origem a Chama Criola, maior símbolo das tradições gaúchas. Este grupo era liderado por João Carlos Paixão Côrtes.

Em 20 de setembro de 1947 foi sugerido por Luis Carlos Barbosa Lessa a criação do 35 Centro de Tradições Gaúchas. O nome era para lembrar 1835 ano de início da Revolução Farroupilha.

As reuniões realizadas no CTG possuem um nome simbólico, como por exemplo, chimarrão é uma reunião de confraternização dos sócios para prestação de contas e divulgar o andamento das atividades. Fandango é um baile com músicas gauchescas e as pessoas participam com as vestimentas gaúchas. Existe uma pessoa que é encarregada pela manutenção das dependências do C.T.G que é o peão caseiro.

Algumas danças ensinadas nos centros são: xote, rancheira de carreirinha, pezinho, chimarrita.

Na época quando Paixão Côrtes e Barbosa Lessa tentaram registrar o C.T.G 35 enfrentaram dificuldades. Tiveram que trocar a palavra patrão por presidente e capataz para vice presidente. Hoje é o maior movimento da cultura popular e já temos muitos centros de tradições gaúchas no Rio Grande do Sul e a cultura é divulgada até mesmo fora do estado. No Brasil estão envolvidas mais de 1 milhão de pessoas no aspecto artístico, com músicos, dançarinos e participantes dos fandangos.
http://www.o-que-e.com/o-que-e-c-t-g/
C.T.G é a sigla de Centro de Tradições Gaúchas que são sociedades sem fins lucrativos que visam divulgar a cultura gaúcha. Eles promovem a integração dos participantes através da dança, esportes, atividades campeiras, rodas de chimarrão e churrasco feito no fogo de chão.


gaucho.jpg
segredosdacarne.blogspot.com

Nenhum comentário: