Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CONHECIMENTO ... DEZESSEIS (16) fotos jamais vistas da Guerra do Vietnã

DEZESSEIS 16 fotos jamais vistas da Guerra do Vietnã


O que o mundo ocidental se lembra sobre a Guerra do Vietnã é definido por um punhado de fotos icônicas tiradas através das lentes de fotógrafos americanos e outros ocidentais. Mas os norte-vietnamitas e vietcongues tinham centenas de seus próprios fotógrafos que trabalhavam em condições perigosas e documentavam cada faceta da guerra. Eles trabalhavam para a agência Vietnam News, a Frente de Libertação Nacional, o Exército Norte-Vietnamita e vários outros jornais. Outros eram civis, muitos dos quais enviavam anonimamente seus filmes para agências de notícias. Muitas destas fotografias raramente foram vistas, mesmo no Vietnã.
Quando o fotojornalista Doug Niven foi a Hanói pela primeira vez, ele esperava ver a guerra a partir da perspectiva vietnamita, mas para sua surpresa, não havia sequer um livro norte-vietnamita sobre a guerra. Havia algumas publicações vietnamitas com imagens da guerra, mas nenhuma tentativa abrangente para colocar todas as imagens de guerra juntas. Então, no início de 1990, ele começou a procurar os fotógrafos sobreviventes.
Niven começou com os canais oficiais e as agências de notícias do governo. Trabalhou então através de uma associação de grandes fotógrafos, e eventualmente, ele se deparou com fotógrafos que serviram na guerra. Nove em cada dez fotógrafos vietnamitas foram mortos no campo por balas e bombas, enquanto outros sucumbiram a disenteria e malária.
Niven recuperou milhares de imagens, muitas das quais não foram impressas.
“Houve um fotógrafo, na verdade, um repórter que tinha uma câmera. Ele usou apenas um rolo de filme para durante toda a guerra, porque não sabia como troca-lo e ele tinha com muito medo de abrir a câmera e arruinar o filme, “Doug Niven disse a National Geographic.
Muitos fotógrafos trabalharam em condições muito difíceis e perigosas. Eles não tinham quartos escuros para fotografias  revelar seus filmes, então que eles faziam o processo de revelação no meio da noite, sob as estrelas. Alguns fotógrafos misturavam seus produtos químicos em pequenos copos de chá, e muitas vezes eles revelavam apenas metade de um rolo de cada vez porque não queriam danificar o rolo inteiro. Em fotografias com flash, alguns usavam pólvora de cartuchos de espingarda e acendiam um fósforo.
Das milhares de imagens encontradas, cento e oitenta foram selecionadas, e juntamente com as histórias dos homens corajosos que as fizeram, foram impressas em um livro “Another Vietnam”, publicado pela National Geographic.
“Eu estava curioso sobre o que essas imagens fariam com as memórias do povo vietnamita. Este livro é uma tentativa de reunir imagens que mostram como as pessoas vietnamitas viram a guerra, e como era a visão desses fotógrafos”, disse Doug Niven.
Vejam as incríveis fotos:
















 Imagens: Nguyen Dinh Uu/Livro Another Vietnam/Livros National Geographic
http://misteriosdomundo.org/16-fotos-jamais-vistas-da-guerra-do-vietna/

Nenhum comentário: