Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

SAÚDE - Benefícios do chimarrão: Vantagens que você nem imaginava

Posted: 12 Feb 2016 07:43 AM PST

Que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios do chimarrão? Nós contamos tudo neste post!
Quem já passou pela experiência de mudar-se de estado ou país sabe que quando a gente chega tudo é novidade. Temos de nos acostumar com nomes dos bairros, cantores famosos que nunca ouvimos, jeito de falar, de se vestir … Mas quando você se muda pro Rio Grande do Sul você precisa entender uma instituição chamada CHIMARRÃO.
Para começar o gaúcho chama chimarrão de "mate" e, pra quem é carioca, mate se toma com limão na praia e é bem geladinho. Mesmo com as confusões iniciais o chimarrão fará parte da sua vida e depois de algum tempo você se verá até conjugando o verbo "matear ", que é isso mesmo, tomar um mate. Ou seja: Esquentar a água, colocar a erva-mate dentro da cuia de um jeito que a bomba ( super canudo de metal ) não entupa e o líquido quente passe, colocar a água de uma forma que não derrube tudo e tomar tudo até dar um ronquinho característico de quando a água acaba.

Benefícios do chimarrão

Existem vários tipos de erva e ela originalmente se chama Ilex Paranaguasis, mas nada te impede de colocar chás dentro pra mudar o sabor e deixá-lo do seu jeito. Algumas ervas já vêm com mix de chás misturados. Jamais coloque açúcar porque aí já vira outra coisa que não é chimarrão.
O hábito de matear dessa forma, dentro de uma cuia e com a água quente,  vem da cultura indígena da América do Sul e qualquer gaúcho que te ofereça um mate sabe reforçar um ou outro benefício do consumo dessa erva. Uns dizem que é o elixir da longevidade, outros juram que ela emagrece. Como muito se diz sobre o assunto hoje vamos ver nesse post os benefícios do chimarrão comprovados para a saúde.
benefícios-do-chimarrão

Benefícios do Chimarrão: É um ótimo alimento

Existem muitos benefícios do chimarrão, nele encontramos muitas vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Algumas vitaminas do Grupo B como a B1, B2 e B6 e Vitaminas C, D e E.  Lembrando que a vitamina E é ótima para a pele e para as funções sexuais do nosso organismo. Além das vitaminas a bebida contém os indispensáveis Ferro, Fósforo, Potássio e Manganês.

O chimarrão dá disposição

Muitos gaúchos começam seu dia esquentando a água para o chimarrão e esse hábito faz muito sentido visto que a erva contém cafeína. Ela desperta as funções do nosso corpo deixando a sonolência para trás. Aquele chimarrão no meio da tarde também é excelente para evitar a moleza que bate depois do almoço pois a bebida evita a fadiga.
Já que o chimarrão comprovadamente dá disposição, ele também pode ser usado como aliado na perda de peso. Pra que gastar tanto dinheiro em suplementos à base de cafeína se a bebida também tem?  Esvazie sua cuia e vá malhar sem cansaço. Além do cansaço físico existe também outro tipo que é difícil de espantar, o cansaço mental. A bebida funciona para esses casos também. Então se precisa refrescar suas ideias, ter clareza no pensamento e relaxar, tire uns momentos de reflexão acompanhado da sua cuia de chimarrão.
benefícios-do-chimarrão

Chimarrão faz bem pro coração

Estudos feitos nas universidades do Rio Grande do Sul comprovaram a função vasodilatadora da bebida, sendo assim ela deixa os vasos sanguíneos mais dilatados consequentemente passa mais sangue e irriga melhor os órgãos e tecidos. Isso é ótimo para prevenir o envelhecimento celular. Será que pode ser por isso que a cidade com a população mais longeva do Brasil fica no interior do RS?
O chá verde faz parte da cultura chinesa e é considerada  a bebida mais antiga sua origem data de quatro mil anos atrás e mais consumida no mundo. Ela é rica em flavonóides que evita o envelhecimento das células e protege o coração. Nosso chimarrão não fica devendo em nada para os chineses porque o chimarrão também é rico em flavonóides.
benefícios-do-chimarrão

O lado social do Chimarrão

Não tem como deixar de lado a parte mais bonita do chimarrão e que é admirada até por quem não curte o sabor amargo ( porque é BEM amargo ). Falamos até agora do consumo do chimarrão em casa, pela manhã ou a tarde, falamos dele como alimento e também dos seus benefícios do chimarrão comprovados para o corpo, mas vai além disso, o chimarrão faz muito bem para a mente.
benefícios-do-chimarrão (2)
A roda de chimarrão pode ser encarada como uma atividade terapêutica recorrente em solo gaúcho. É vista em praças, parques, na frente das casas no final do dia. Até dentro dos escritórios sempre tem alguém que leva e vai passando para os colegas durante o dia e entre uma cuia e outra faz um comentário sobre a vida, o universo e tudo mais. Na faculdade alguém sempre me pergunta no meio da aula " Vai um mate aí, carioca? ", e eu aceito.
O fazer parte de um grupo, mesmo que pequeno ou momentâneo traz conforto e sentimentos positivos para a nossa mente. Estudos recentes revelaram que os danos causados pela solidão são surpreendentemente comparados aos danos causados pelo tabagismo.  Maior motivo ainda para apagar o cigarro e encher a cuia.

E só de benefícios vive o chimarrão ?

Pesquisei um pouco sobre a relação entre os casos de câncer que são atribuídos ao consumo da bebida mas não há embasamento científico que justifique. Temos que pensar nos dados que temos e porque acontece esse pensamento. Ele se dá porque, infelizmente, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior incidência de alguns tipos de câncer e um deles é o de esôfago. Atribuem a água quente da bebida a essa doença.
Coincidentemente o estado também é o estado com o consumo mais alto de carne vermelha e também onde o índice de fumantes entre a população adulta é o mais elevado o que gera divergência no real motivo.
benefícios-do-chimarrão
Como tudo na vida, minha gente, o que faz mal no chimarrão é o excesso. Por exemplo, acima de setenta graus a água já lesiona as papilas gustativas fazendo com que você perca o paladar. ou seja, além de queimar a boca você não sente gosto de nada.
Como, ao contrário do que se possa pensar, a bebida não hidrata o corpo a pessoa pode estar com a falsa ilusão de que tomou muita água porque o chimarrão é feito com água. A erva-mate é diurética e faz você eliminar líquidos. Sabem o caso da cerveja? É líquida mas não hidrata. Pense por aí quando estiver tomando chimarrão. Ele não substitui a água de jeito nenhum.

Como fazer chimarrão?

Compre uma erva novinha, não ultrapasse as dez cuias diárias, misture os chás da sua preferência e assista esse vídeo que ensina passo a passo como preparar a bebida. Não desista se não der certo logo de cara!

Outros benefícios do chimarrão

Se você se empolgar de verdade e se apaixonar pelo gostinho do Chimas ( como ele é intimamente chamado ) pode se aventurar na receita de sorvete de erva-mate com calda de hortelã que está aqui abaixo. Depois volte pra contar pra gente como ficou!
benefícios-do-chimarrão (3)
Ingredientes do sorvete
– 500 ml de leite;
– 1 colher (sobremesa) de liga neutra;
– ½  xícara de açúcar;
– 2 ½ colheres (sopa) de erva-mate (peneirada 2 vezes);
– ½  xícara de leite condensado;
– ½  xícara de creme de leite;
– 1 colher (café) de emulsificante.
Ingredientes da calda
– 1 xícara de água;
– ½ xícara de folhas de hortelã fresca;
– 1 xícara de açúcar.
Modo de preparo do sorvete: 
Ferva o leite, em seguida acrescente a erva-mate peneirada e deixe esfriar. Leve ao liquidificador, coloque a liga neutra e o açúcar. Bata durante 2 minutos. Despeje essa mistura em uma travessa e leve ao freezer até que fique com consistência bem firme (se utilizar um recipiente  de alumínio o tempo é de aproximadamente uma hora). Retire do freezer  e com o auxílio de uma colher ou faca corte em pedaços o sorvete para facilitar a próxima etapa.
Em uma batedeira despeje o sorvete, acrescente o leite condensado e o creme de leite. Bata novamente até misturar bem. Por último, coloque o emulsificante e bata tudo até ficar cremoso. Despeje essa mistura em um pote e leve ao freezer até atingir ponto de sorvete. Normalmente o tempo suficiente é de um dia para o outro.
Modo de Preparo da Calda: 
No liquidificador bata a água com as folhas de hortelã. Em seguida, coloque essa mistura em uma panela com o açúcar e leve ao fogo para ferver durante uns 10 minutos ou até atingir ponto de calda. Sirva o sorvete com a calda fria.
Quer mais dicas? Dá uma espiadinha no site Click RBS e tenha mais informações sobre o assunto!

/Fonte das imagens:/
  • Foto 1 – O Sul
  • Foto 2  – Portal de Paulínea
  • Foto 3 – Site Cidade Baixa Hostel
  • Foto 4 – Site Ibiaca
  • Foto 5 – Mercado Livre
  • Foto 6 – Rede Globo
http://www.muitochique.com/saude/beneficios-do-chimarrao.html

Nenhum comentário: