Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 28 de maio de 2016

TURISMO... JORDÂNIA - Mar Morto

Mar Morto



Mar Morto é a fronteira natural entre Jordânia Israel e é o ponto mais baixo da Terra, à 400 metros abaixo do nível do mar. Sua taxa de salinidade é 10% maior que de um mar comum, devido sobretudo a baixa altitude, ao clima desértico e pouca movimentação das águas.

Possui 80 km de extensão e 12 de largura. Nos últimos 60 anos perdeu 1/3 de seu tamanho, devido a contínua evaporação e também ao desvio que Israel fez do rio Jordão, seu principal afluente.


Mar Morto é chamado assim pela ausência de vida. Suas características são mortais a qualquer peixe e planta, embora os sais minerais ali presentes tragam inúmeros benefícios para o ser humano. A lama escura tem propriedades medicinais e alivia diversos males, sobretudo ligados à circulação sanguínea e às articulações. 

As pedras de sal acumulam nas margens do mar morto

Tudo isso já seria motivo suficiente para atrair turistas do mundo inteiro, entretanto, a grande maioria vem pela curiosidade de sua característica mais notável. A grande salinidade impede que as pessoas afundem, e as faz boiar na água, instantaneamente. É uma sensação inusitada e incrível! Momento mastercard!


infra-estrutura do Mar Morto é maravilhosa, com hotelaria 5 estrelas spa's requintados. Do lado jordaniano os melhores são o Kempinsky, o Movenpick e o Marriott. Já no lado de Israel, Royal Rimonim e o Le Meridien. Se a diária destes hotéis não encaixa no orçamento, dá para utilizar o chamado "day use" e passar o dia utilizando as dependências de lazer junto ao Mar Morto por 50 JD. Fique atento porque o número de visitantes é limitado e se chegar tarde, sobretudo no fim de semana (sexta e sábado), vai ter que encarar a praia pública mesmo, vulgo "Piscinão de Ramos". Brincadeiras à parte, a praia pública tem infra-estrutura de restaurantes, piscina, banheiro, chuveiro, lojinha e a taxa de entrada é 18 JD. O problema é que só tem mal educada, que não respeita os demais.

 


O Mar Morto está a 60 kms do aeroporto de Aman e a uma distância pouco maior do aeroporto de Tel Aviv. Vale ficar um dia inteiro por lá, mas se não tiver muito tempo, dê pelo menos uma chegadinha, aliás, uma boiadinha! :)

o pôr-do-sol ali é maravilhoso!
.
Lembre-se que por ser um mar inóspito, algumas regrinhas devem ser respeitadas, como ficar no máximo 20 minutos na água (eu fiquei 40 e não  morri!), não mergulhar a cabeça em  hipótese alguma e lavar-se com água doce corrente após sair do mar. Qualquer machucadinho que você tenha, vai arder bastante. Mesmo se estiver recém depilado, barbeado ou ainda ido a manicure, vai sofrer horrores! Portanto, prepare-se e faça todas estas coisas ao menos um dia antes. Ah, se não quiser perder a escova progressiva, também não deixe seu cabelo encostar na água! Outra dica fundamental é não se afastar da costa. À partir de 300 metros é considerado invasão de território e Israel simplesmente "mete bala!" Talvez o nome Mar Morto também venha daí...

http://www.viaggio-mondo.com/2011/06/mar-morto.html

Nenhum comentário: