Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Barroco mineiro e Aleijadinho

Barroco mineiro e Aleijadinho


Expedições mostra o barroco e sua recriação em Minas Gerais do século XVIII, incluindo grandes mestres, como Aleijadinho
Por mais de três séculos, o estilo barroco cobriu toda a Europa e a América Latina. Nestas grandes áreas geográficas, as formas de expressão artística são bastante diversificadas.

As aventuras marítimas trouxeram o barroco para as Américas: o barroco da América espanhola e o barroco português. No Brasil, esse estilo teve um ambiente farto para se desenvolver. Com a descoberta do ouro nas Minas Gerais, em 1670, esta arte ganhou todo o esplendor e se desenvolveu plenamente na região de onde se extraiu a maior quantidade de ouro em todos os tempos: Villa Rica ou Ouro Preto.
Ouro Preto - MGOuro Preto - MGA região de Villa Rica se tornou um manancial de artistas de grande importância na arte mundial. As maiores expressões do barroco brasileiro foram Mestre Ataíde e o grande Aleijadinho.
Paula Saldanha entrevista uma das maiores especialistas em  barroco e no estilo rococó: a historiadora e professora Myriam de Oliveira, que há décadas se dedica à investigar e difundir esses estilos em nosso país. Myriam explica que o barroco e o rococó são completamente diferentes.
Seu discípulo, o historiador Milton Teixeira, faz uma análise da era áurea do barroco mineiro, mostrando como o ouro dinamizou a sociedade da época.

00:00
00:00

Apresentação: Paula Saldanha
Direção: Paula Saldanha, Roberto Werneck
Produção: Renata Barcellos
Imagens: Pedro S. Werneck, Tiago Almeida
Edição: Pedro S. Werneck

http://tvbrasil.ebc.com.br/expedicoes/episodio/barroco-mineiro-e-aleijadinho
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar (São João del-Rei) – Wikipédia, a encclopédia livre

pt.wikipedia.org
Basílica de Nossa Senhora do Pilar São João del Rei nave capela
ARTE CLÁSSICA: ARTE BARROCA E SUAS CARACTERÍSTICASarteclassicaeterna.blogspot.comO Barroco em Minas Gerais
Fotos - Minas Gerais - Brasil - Viagem e Turismo - Sonhe. Planeje. Embarque.viajeaqui.abril.com.brImagem de Jesus Cristo no altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Ouro Preto (MG)
DAS ARTES: BARROCO / INTRODUÇÃOtaislc.blogspot.comIgreja de Jesus, Roma de arquitetura de Giacomo Vignola, iniciada em 1568: o uso barroco de materiais ricos e decoração com ornatos como meio de glorificação a Deus e apêlo às emoções

Nenhum comentário: