Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 7 de agosto de 2016

JOGOS OLIMMPICOS... Homenagem aos deuses

Templo de Zeus Olímpico: também é chamado de Olympeion, é a ruína de um monumento antigo templo dedicado a Zeus, denominado o rei dos deuses do Olimpo.

Homenagem aos deuses

Os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C. em forma de homenagem a Zeus e aos outros deuses gregos. No início era disputada apenas uma modalidade: corrida de 170 metros. Aos poucos foram adicionados outros esportes. A competição era disputada apenas por homens livres, isso que dizer que mulheres e escravos eram proibidos de jogar.
As despesas das viagens e os materiais usados nas disputadas saiam dos bolsos dos próprios atletas. As Olimpíadas eram disputadas de quatro em quatro anos.
O fim dos jogos
A decadência dos Jogos Olímpicos começou em 456 a.C., quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia. A última Olimpíada da Era Antiga foi disputada em 393 d.C., quando o imperador Teodósio I proibiu a adoração aos deuses e creditou os jogos como uma festa pagã, assim cancelando a disputa da competição. A Era Antiga teve 293 edições.
Modalidades:
Corrida -Até 728 a.C. foi a única competição disputada. Ganhou novas distâncias e formatos, como o hoplitodromos em que os atletas corriam vestidos para a guerra com armaduras, escudos e armas.
Salto em distância Cada atleta competia com pesos nas mãos, usados para aumentar o momento do salto, impulso e ampliar o voo.
Arremesso de disco - O disco fez parte dos Jogos desde 708 a.C. na qual era usado um disco de pedra. Até hoje a técnica, porém, segue similar à usada na Grécia Antiga.
Lançamento de dardo - Originária do uso de lanças por soldados as competições de lançamento de dardo eram divididas em dois eventos. O primeiro era o ekebolon, em que os juízes avaliavam a distância alcançada pelo arremesso. A segunda, o stochastikon, era um arremesso de dardo em que o objetivo era atingir um alvo determinado.
Pentatlo
Pentatlo - Era considerado o evento mais importante dos Jogos. Eram disputados salto em distância, arremesso de disco e lançamento de dardo em uma só prova. O atleta que vencesse os três era considerado o campeão, sem precisar disputar as outras duas provas, o pancrácio e a corrida.
Luta livre – Já tinha regras que lembra o esporte atual. Os lutadores ganhavam pontos por jogar o oponente de costas no chão e um combate terminava na terceira queda.
Boxe - Os gregos foram os primeiros a estabelecer regras e realizar torneios e a modalidade chegou aos Jogos da Antiguidade 688 a.C. Os lutadores treinavam com luvas protegendo as mãos, mas lutavam com tiras de couro duro, para causar mais danos aos adversários durante o combate.
Pancrácio - A mistura de boxe e luta livre é relatada como uma das mais populares modalidades da Antiguidade. Mesmo assim, só entrou no currículo olímpico em 648 a.C.
Corrida de cavalos e bigas - Com várias modalidades disputadas sobre cela, as corridas de cavalo são as únicas que previam a disputa feminina. As mulheres não eram permitidas nos Jogos, mas como os vencedores eram os donos dos cavalos, não os cavaleiros, mulheres chegaram a conquistar títulos olímpicos. Já as corridas de bigas eram disputadas no hipódromo de Olímpia _ que era gigante e podia abrigar até 60 bigas ao mesmo tempo. As corridas tinham duas variáveis, com bigas puxadas por dois ou quatro cavalos.

Nenhum comentário: