Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

TERCEIRA IDADE... Projeto reúne idosos para atividades físicas, cognitivas e ainda ajuda a espantar a solidão

Projeto reúne idosos para atividades físicas, cognitivas e ainda ajuda a espantar a solidão

“O treinamento funcional para idosos traz como benefícios a melhora no sistema circulatório, prevenção contra trombose, colesterol, controle de pressão arterial, entre outros. E no caso das aulas em grupo, a socialização proporciona momentos de entretenimento, de alegria a essas pessoas que, em geral, passam muito mais tempo em casa, sozinhas, do que com amigos", explica o personal Evandro Felix

Redação Plena
Três grandes reclamações de quem chega à terceira idade são as limitações dos movimentos, as deficiências da memória e, consequentemente, a diminuição de entretenimento e socialização.
Visando resolver essas três questões de uma só vez, otimizando o tempo e o investimento dos pacientes e alunos, um grupo de profissionais das áreas de Geriatria, Reumatologia, Psicologia e Educação Física desenvolveu o projeto Climek Senior. Após uma triagem detalhada sobre as necessidades e possibilidades de cada idoso, formam-se grupos com pessoas cujos objetivos sejam similares e eles são encaminhados para, no mínimo duas vezes por semana, participarem de atividades que trabalham a mente e o corpo.
No caso dos exercícios físicos, eles são desenvolvidos pelo personal especialista em terceira idade Evandro Felix, do Mozione – Studio Funcional. "Após os 35 anos, o corpo humano inicia um processo de perda de massa magra e o metabolismo fica mais lento.  Sem tônus muscular para dar sustentação ao corpo, surgem os problemas de coluna, nas articulações e a redução da estatura", alerta Evandro.
Idosos que fazem exercícios regularmente ficam com a musculatura mais forte, evitando lesões porque o impacto nas articulações é menor. Os músculos mais fortes também previnem danos maiores em quedas, comuns entre as pessoas com idades mais avançadas. E quando ocorrem, a recuperação será mais rápida.
"Além disso, o treinamento funcional para idosos traz como benefícios a melhora no sistema circulatório, prevenção contra trombose, colesterol, controle de pressão arterial, entre outros. E no caso das aulas em grupo, a socialização proporciona momentos de entretenimento, de alegria a essas pessoas que, em geral, passam muito mais tempo em casa, sozinhas, do que com amigos", completa o personal.
Um outro diferencial do projeto é que, na impossibilidade de parentes ou cuidadores acompanharem, é oferecido o serviço de Uber para a locomoção dos alunos.
A ideia também é realizar palestras periódicas sobre assuntos de interesse dos grupos, com dias de saúde, alimentação e segurança, por exemplo, e realizar outras atividades de lazer, como artes manuais, tecnologia etc.
SERVIÇO 
Mozione – Studio Funcional
Endereço: rua Emboaçava, 60 – Mooca (Travessa da Av. Paes de Barros)
Telefone: 11 2966-4375
Facebook: Mozione – Studio Funcional 

http://www.portalplena.com/movimente-se/1302-projeto-reune-idosos-para-atividades-fisicas-cognitivas-e-ainda-ajuda-a-espantar-a-solidao

Nenhum comentário: