Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Porangaba...

Uma cidade encantadora!

Me apaixonei...


A Cidade


Cidade de origem “tropeira”, Porangaba nascia em meados do século 18, as margens do caminho tropeiro que ligava Botucatu à Sorocaba, onde se realizava a importante Feira de Muares. 


Nascida como “Sertão de Santo Antonio do Rio Feio”, Porangaba era ponto obrigatório dos tropeiros, onde buscavam além de repouso da longa jornada, também buscavam a reposição de seus mantimentos para que pudessem continuar a caminhada.
E nesse constante vai e vem das tropas, criaram-se vendas, ranchos, estalagens e não demorou para que fosse erguida uma pequena e simples capela, revestida de folhas e linhagem, a qual tinha uma pequena imagem de Santo Antonio. O pequeno vilarejo passou a atrair os moradores das imediações, até então dispersos pelo vale do rio Feio, que para ali se dirigiam em busca de mantimentos e fé.
Com o passar dos anos, o pequeno vilarejo foi crescendo, elevado em 1885 à “Freguesia de Santo Antônio do Rio Feio”, depois à Distrito da “Bella Vista de Tatuhy” em 1891 e por fim em 1919, passou a se chamar Porangaba, que de origem tupi-guarani quer dizer, lugar de bela vista.
A luta pelo progresso e desenvolvimento continuou, e 8 anos depois conquistou-se a emancipação político-administrativa, através da Lei Estadual nº 2244, de 26/12/1927, criando assim o Município de Porangaba.
O que era sonho tornava-se realidade, quando no dia 04 de Junho de 1928, era realizada a instalação do município, elevando Porangaba à cidade.
Com o passar dos anos, junto aos sonhos dos porangabenses de nascimento, também se uniram os sonhos dos muitos imigrantes, italianos, portugueses, espanhóis e árabes, que adotaram Porangaba como sua terra, e que mais tarde contribuíram para o desenvolvimento da cidade e para que Porangaba conquistasse com grande maestria e verdadeira harmonia musical, o Título de “Cidade Sinfonia”.
Assim é Porangaba, uma cidade de pouco mais de 8 mil habitantes, de povo acolhedor e cheio de histórias, repleta de belas vistas, festas típicas e muita natureza. Cidade festiva que faz do Carnaval um verdadeiro ponto de encontro, atraindo foliões de todos os cantos do país e também do exterior, que durante as quatro noites de festas do PorangaSamba, chega a atrair mais de 40 mil pessoas. 
Em sua próxima visita ao interior do Estado de São Paulo, não deixe de conhecer Porangaba.



Fundação
24 de setembro de 1860
Gentílico
porangabense
Prefeito(a)
Luiz Carlos Vieira Sobrinho(2009 – 2012)

Localização
23° 10' 33" S 48° 07' 30" O23° 10' 33" S 48° 07' 30" O
Unidade federativa
São Paulo
Mesorregião
Itapetininga IBGE/2008
Microrregião
Tatuí IBGE/2008
Municípios limítrofes
Oeste:BofeteNorte:Conchas,Leste:PereirasSudeste:Quadra,Sul:Guareí e Sudoeste:Torre de Pedra
Distância até a capital
168 km
Características geográficas
Área
266,565 km²
População
8.326 hab. est. IBGE/2010
Densidade
27,9 hab./km²
Altitude
525 m
Clima
Não disponível
Fuso horário
UTC-3
Indicadores
IDH
0,768 médio PNUD/2000
PIB
R$ 67.551,640 mil  IBGE/2005
PIB per capita
R$ 7.729,91 IBGE/2010




Cidade que me encantou...

Meu passeio foi assim!





























Por dois dias me esqueci da vida...
Momentos de tranquilidade que a própria cidade propicia!
Uma delícia, cidade bem interiorzão do Estado de São Paulo.
Um povo calmo com gente feliz! Nossa, que viagem maravilhosa eu observando tudo das fazendas ao gado.
Uma estrada gostosa à percorrer!
Tudo foi muito prazeroso com um clima ameno...
Ótimo para fazer cavalgadas...Rafael neto da Dina me aguarda vamos junto a sua namorada passear.
Valeu a pena... Como adoro viajar, passear ou conhecer lugares.
Nada igual... Meu querido amigo Sidney Guimarães, devo isso a você por que este passeio como a viagem não teria a menor graça sem você.
Brinquei, pulei, dancei eu ri muito, minha natureza é ser feliz.
Como me diverti, caramba!!!
Por este motivo postei aqui, que todos possam conhecer esta cidade gostosa.
Eu amei!
Que estes momentos fiquem registrados aqui no meu Blog com momentos de uma história FELIZ!!!

Nenhum comentário: