Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

JOTUNHEIM, LAR DOS GIGANTES DO GELO

JOTUNHEIM, LAR DOS GIGANTES DO GELO


História

Jotunheim, Lar dos Gigantes do Gelo
Jotunheim, Lar dos Gigantes do Gelo
Na mitologia nórdica e viking, os gigantes do gelo (conhecidos como Jotun) são os inimigos dos deuses. Desde o começa da criação quando os deuses rasgaram o corpo do vil gigante Ymir para criar o mundo, estes dois grupos foram inimigos, destinados a se encontrar novamente no fim do mundo, na grande batalha de Ragnarok.
Todos os gigantes do gelo, exceto Bergelmir e sua esposa, afogaram-se no caos causado pela enchente com o sangue de Ymir. O par sobreviveu usando um tronco vazio como barco e viveram para dar continuidade a sua raça, no novo lar Jotunheim.

Simbologia

Fotos
Fotos
Os gigantes do gelo personificavam o ambiente gélido e as poderosas forças da natureza, especialmente o inverno, para os povos do norte. Eles eram imensos, fortes e ameaçadores, uma ameaça constante aos deuses nórdicos, assim como o ambiente gélido do norte era uma ameaça constante ao povo nórdico.
Além disso, os gigantes do gelo usavam toda oportunidade possível para se contrapor aos deuses, feri-los ou até mata-los, assim como o frio do inverno poderia fazer com os esforços dos vikings em relação ao que cultivaram na primavera. Então quando terríveis correntes de ar gélido tomavam a região ou uma avalanche os aterrorizava, eles rapidamente poderiam culpar os gigantes do gelo por sua falta de sorte.
O lar dos gigantes do gelo, Jotunheim, é uma vastidão gélida na beira do mar, uma terra árida e montanhosa, com grandes picos nebulosos, terríveis nevascas e ventos congelantes. Um dos nove reinos na árvore cósmica Yggdrasil, Jotunheim fica localizado no meio da grande árvore, próximo a Midgard, o lar dos humanos e era a terra dada aos gigantes por Odin e seus irmãos na criação.

Utgard e as Ilusões

Ilusões
Ilusões
Várias fortalezas dos gigantes formavam Jotunheim, mas a principal delas era Utgard. Criada de blocos de neve e gelo e guarnecida de estalactites de gelo, Utgard era uma fortaleza de frio paralisante.
Os gigantes não eram só fisicamente poderosos como também tinham grandes poderes mágicos, principalmente criando ilusões e logros contra os deuses. Conta uma lenda que Thor, o maior dos inimigos dos gigantes, juntamente a seus companheiros Loki e Thialfi, uma vez bravamente atravessaram as defesas de Utgard para passar por vários testes de poder propostos pelos gigantes.
Foram desafiados a beber todo o conteúdo de um cálice, correr e comer mais do que os campões dos gigantes e vencer a uma velha senhora dos gigantes em uma batalha corporal. Os deuses perderam todos os desafios sem saber que o cálice estava ligado ao mar (que, no entanto baixou seu nível com os esforços de Thor em beber tudo), o corredor era o pensamento, o devorador era o fogo e a senhora era a velhice.
Nenhum destes poderia jamais ser vencido, mas estavam disfarçados pelos gigantes que apesar dos ultrajes desferidos contra os deuses por falharem, estavam aterrorizados com o poder das tentativas. Somente depois de partir, os visitantes perceberam a ilusão que inclusive formava a grande fortaleza.
Thor era poderoso contra os gigantes, o golpe de seu martelo dizia-se que podia matar qualquer gigante, rachando-lhes o crânio. Os gigantes por fim marchariam contra os deuses liderados pelo traiçoeiro Loki (que tinha relações tanto com os aesires quanto os gigantes) na grande batalha final de Ragnarok, lutando lado a lado com outras feras e seres assombrosos, como o lobo Fenrir.
http://cultura.culturamix.com/historia/jotunheim-lar-dos-gigantes-do-gelo
A propósito, a mitologia Nórdica foi copiada e estudada por muitos povos.
icultgen.com.br

Nenhum comentário: