Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SAÚDE - Tudo sobre Pneumonia química

O que é Pneumonia química?

Diferente das pneumonias mais conhecidas, a pneumonia química não é causada por vírus ou bactérias, mas sim pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos. Quando aspiradas, essas substâncias vão para os pulmões e inflamam os alvéolos estruturas que fazem o transporte do oxigênio para o sangue. Essas infecções dificultam as trocas respiratórias, causando a pneumonia e a insuficiência respiratória. Diferente da pneumonia bacteriana, cuja a bactéria afeta apenas uma parte do pulmão, a pneumonia química pode comprometer todo o órgão.

A pneumonia por aspiração é outra forma de pneumonia química. Esse tipo é causado quando as secreções orais ou o conteúdo do estômago é aspirado para os pulmões. A inflamação vem dos efeitos tóxicos do ácido gástrico e das enzimas sobre o tecido do pulmão. Bactérias do estômago ou da boca também podem causar uma pneumonia bacteriana.

Ilustração dos pulmões que são afetados pela pneumonia

Sintomas de Pneumonia química


Os principais sintomas de uma pneumonia química são tosse e falta de ar esses valem para todos os tipos de intoxicação. No entanto, uma série de outros sinais pode aparecer, dependendo dos seguintes fatores:
Tipo e força da química
Ambiente de exposição (ar livre, lugar fechado, etc)
Tempo de exposição (segundos, minutos, horas)
Substância de contato (gases, líquidos, etc)
Medidas de proteção usadas (no caso de trabalhadores do campo, por exemplo)
Histórico médico e presença de outras doenças.

Dependendo dos fatores citados acima, a pneumonia química pode apresentar também esses sintomas:
Irritação no nariz, olhos, lábios, boca e garganta
Tosse seca
Tosse úmida, produzindo muco claro, amarelo ou verde
Tosse úmida, com secreção rosada na saliva e presença de sangue
Náuseas ou dor abdominal
Dor no peito
Respiração dolorosa
Dor de cabeça
Sintomas de gripe
Fraqueza ou desorientação.

Os sintomas da pneumonia química podem demorar dias para aparecer no caso da fumaça, por exemplo, pode levar até três dias para o corpo manifestar irritações na garganta ou secreções levemente rosadas, fora a tosse e a falta de ar.

Em casos mais graves, também é possível observar esses sintomas:
Febre
Queimaduras na boca, nariz ou pele
Pele pálida e lábios suando
Pensamento alterado e raciocínio comprometido
Inconsciência
Inchaço dos olhos ou língua
Voz rouca ou abafada
Saliva espumosa resultante de tosse forte.


Diagnóstico de Pneumonia química
Na presença de algum desses sintomas, o ideal é entrar em contato com um médico para análise. Em caso de sintomas graves, o paciente deve ser encaminhado imediatamente ao hospital. É importante comunicar ao médico se houve contato com alguma substância química, quando e por quanto tempo isso facilita o diagnóstico médico e o auxilia na hora de escolher a melhor forma para tratar o problema.
Além de fazer inspeção dos sinais vitais (frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória, temperatura e quantidade de oxigênio que você tem no seu sangue), o médico irá avaliar olhos, nariz, garganta, pele, coração, pulmões e abdômen. Outros exames podem ser feitos dependendo de fatores como o estado da pessoa ferida e o tipo de exposição.

Tratamento de Pneumonia química
Depende da gravidade do caso. Em quadros mais graves de pneumonia química, com presença de falta de ar, é feita a administração de oxigênio e respiração artificial.
Em casos mais leves, o ideal é procurar um pneumologista, que irá indicar o tratamento adequado para cada caso que pode variar entre apenas observação, administração de oxigênio até fisioterapia. Não é comum administrarem medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios, mas pode acontecer em casos de infecções mais graves e generalizadas.

Complicações possíveis
A inflamação no pulmão pode deixar o órgão fragilizado, podendo evoluir para infecções secundárias, em outras áreas do corpo. A insuficiência respiratória pode ser muito grave e levar o paciente a morte. Alguns produtos químicos podem afetar outros órgãos para além dos pulmões, resultando em danos graves ou morte. As complicações podem variar conforme a condição médica anterior da pessoa alguém com asma ou outros problemas pulmonares pode ter complicações mais facilmente, por exemplo.
Fontes e referências:
Ubiratan de Paula Santos, pneumologista da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Andréa Fette, pneumologista do Hospital São Luis

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pneumonia-quimica?utm_source=news_mv&utm_medium=especial&utm_campaign=991116#top4

Nenhum comentário: