Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MITOLOGIA EGÍPCIA - Mitos e Lendas (Egípcia)



A Deusa Isis pintada em papiro
planetaegito.net

Community



Deusa ÍSIS


Uma Deusa da mitologia egípcia cuja adoração se estendeu por toda a parte do mundo greco-romano.


Características da deusa Ísis:


 A deusa Ísis e conhecida como  a mãe  Cósmica, e as pessoas nascida sobre sua proteção  tem grande  imaginação, sensibilidade, forte instinto materno ou paterno e estão sempre prontas para correr pessoas necessitadas.
As pessoas regente desse deus são amorosos, conquistam a todos com suas palavras meigas e gentis.   Às vezes, ficam excessivamente nervosos e acabam agindo com agressividade, mas logo se arrependem e pedem perdão. Alguns costumam viver longe de seus pais  e irmãos e formam uma família com pessoas estranhas, a quem amam e se integram com elas.
Os primeiros registros escritos acerca de sua adoração surgem pouco depois de 2500 a.C., durante a V dinastia egípcia. A deusa Ísis, mãe de Horus, foi a primeira filha de Geb, o deus da Terra, e de Nut, a deusa do Firmamento, e nasceu no quarto dia intercalar. Durante algum tempo Ísis e Hator ostentaram a mesma cobertura para a cabeça. Em mitos posteriores sobre Ísis, ela teve um irmão, Osíris, que veio a tornar-se seu marido, tendo se afirmado que ela havia concebido Horus. Ísis contribuiu para a ressurreição de Osiris quando ele foi assassinado por Seth. As suas habilidades mágicas devolveram a vida a Osíris após ela ter reunido as diferentes partes do corpo dele que tinham sido despedaçadas e espalhadas sobre a Terra por Seth. este mito veio a tornar-se muito importante nas crenças religiosas egípcias.
Ísis também foi conhecida como a deusa da simplicidade, protetora dos mortos e deusa das crianças de quem "todos os começos" surgiram, e foi a Senhora dos eventos mágicos e da natureza. Em mitos posteriores, os antigos egípcios acreditaram que as cheias anuais do rio Nilo ocorriam por causa das suas lágrimas de tristeza pela morte de seu marido, Osíris. Esse evento, da morte de Osíris e seu renascimento, foi revivido anualmente em rituais. Conseqüentemente, a adoração a Ísis estendeu-se a todas as partes do mundo greco-romano, perdurando até à supressão do paganismo na Era Cristã.




Ró Fortes

Community





O CULTO À DEUSA


DEUSA BASTET
"Os Olhos de Bastet podem ver através da escuridão. Nada passa desapercebido".


BASTET, a deusa gata da mitologia egípcia. 
Protetora dos gatos, das mulheres, da maternidade, da cura. 
Era guardiã das casas e feroz defensora dos seus filhos, representando o amor maternal. Tem também grande ligação com a Lua, porque a luz e a magia da Lua influência a todos os felinos. 
Bastet é uma das esposas de Rá (deus Sol), com quem foi mãe de Nefertum e Mihos. 

É representada como uma Gata Preta, com um brinco e um colar ou uma mulher com cabeça de gato segurando um sistro, instrumento musical sagrado.

Os antigos egípcios representavam os seus deuses com aspecto humanos e cabeça de animal. 
Cada deus tem seu animal sagrado associado e digno de adoração, como se fosse a própria divindade. 
E tal como os humanos os animais eram também mumificados para assim poderem ser preservados no além. 
Os gatos eram tão sagrados no antigo Egito, que quem matasse um gato era condenado à pena de morte. 

Considerado um ser divino, ao ponto que quando um deles morria de morte natural, as pessoas da casa raspavam as sobrancelhas em sinal de luto.

O Templo de Bastet era em Bubastis (cidade do Delta do Nilo), cujo nome em egípcio "Per-Bast" (significa: "a casa de Bastet"), mantinha gatos sagrados que eram embalsamados em grandes cerimônias quando morriam, porque eram considerados como encarnação da deusa.
Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou “Ailuros”, palavra grega para “gatos” e a palavra egípcia para o gato era “Mau”.
Bastet foi uma das divindades mais veneradas no Antigo Egito. Nas festas dedicadas a Bastet, as ruas enchiam-se de música, de dança, brincadeiras, com muita comida, muitos doces, mel e vinho. As sacerdotisas de Bastet desciam o rio Nilo, anunciando as festividades em homenagem à deusa usando uma espécie de sino de metal, os snujs. 

A bailarina purificava o ambiente ao dançar com os snujs espantando os maus espíritos.

O símbolo do GATO PRETO era utilizado pelos médicos egípcios para anunciar a sua capacidade de cura.

Eu acho que todos nós temos nossos Deuses interiores, além de *Ísis,Bastet é uma deusa que diz muito , quem eu sou.
Entre todos animais os felinos são meus preferidos,gato preto me encanta e tenho três gatos em casa.



MITOLOGIA EGÍPCIA#01:RÁ

Mitologia Egípcia é um assunto muito extenso, então pretendo dividi-lo em diversas partes para um melhor entendimento de vocês.
No Egito antigo as pessoas não acreditavam em apenas um deus, mas sim em vários, cada qual possuindo um poder divino acima do poder humano. Estes deuses podiam assumir todo tipo de forma, interferir na natureza, ou estar em vários locais ao mesmo tempo, e cada um possuía um poder único que o diferenciava dos demais. Cada cidade do Egito antigo possuía um deus protetor, que recebia oferendas para que protegesse a cidade e seus moradores. 
Neste e nos demais artigos sobre a Mitologia Egípcia citarei cada um dos deuses.
Um dos principais deuses egípcios é o deus Rá. Ele era conhecido como “cabeça de falcão” e “dominador do sol e da luz”. Era muito importante, já que a luz sempre foi fundamental na produção de alimentos, ou seja, nas plantações. Além de ser o deus sol, era também considerado o criador dos deuses e da ordem divina. A crença egípcia se assemelha à cristã no sentido de um deus criador de tudo, creditando ao deus Rá a criação do mundo, onde o mesmo teria trabalhado arduamente para criá-lo e, ao término, Rá chorou, e suas lágrimas, ao tocarem o solo, deram origem à mulher e de seu suor foi criado o homem. A principal cidade onde cultivavam o deus Rá era Inun, onde os sacerdotes o adotaram como principal deus egípcio. Os faraós de Tebas, querendo acabar com essa hegemonia divina criada pelos sacerdotes, adotaram Amon como deus supremo. Daí surgiu o nome que muitos já devem ter ouvido falar, que foi nada menos que uma junção entre os nomes de ambos os deuses, dando origem ao nome Amon-Rá, o protetor dos faraós.
 
Rá era compreendido em quatro fases: Khepri (ou Kopri), nome usado durante todas as manhãs para definir o nascer do sol, que era considerado o nascer do deus Rá em sua forma juvenil. Ao meio dia Rá era contemplado como um pássaro voando ou um barco navegando. Ao pôr do sol ele era visto como um homem velho, descendo para a terra dos mortos, e era conhecido como Atum. Em sua última fase, era conhecido como um homem num barco, navegando para o leste e se preparando para o próximo dia. Nessa jornada Rá escolhia lutar ou fugir de Apep, uma grande serpente do mundo inferior que tentava devorá-lo. Os cultos a Rá eram realizados para ajudá-lo em sua luta contra Apep, para que dessa forma a população garantisse o surgimento do sol no dia seguinte.
Rá criou o primeiro casal de deuses, Shu (deus do ar) e Tefnut (deusa da umidade), que criaram Thot (deus do tempo), Geb (deus terra) e Nut (deusa céu), também conhecida como Ret (contrário de Rá), pois se tornou a esposa de Rá. Durante a noite, Nut descia até a terra para se encontrar com Geb. Rá, ao descobrir a traição, decretou que ela não poderia ter filhos durante os 360 dias do ano. Então Nut pediu a Thot que criasse mais 5 dias, fazendo com que o ano tivesse 365 dias. Com os 5 dias livres, Nut deu origem à seus 4 filhos: Osiris, Ísis, Néftis e Seth.
Osiris
Isis
 
Néftis
 
Seth
Os protegidos, seguidores ou nativos de Rá são generosos, expansivos, autoritários e vaidosos. Odeiam admitir suas fraquezas, sendo esse seu ponto mais fraco. Apreciam o luxo, são extrovertidos, cheios de energia e ótimos líderes. Gostam de enfrentar situações difíceis e superá-las. Possuem grandes poderes de decisão e não desistem daquilo que querem, para atingir seus objetivos podem usar até de deslealdade. Os protegidos de Rá são extremamente charmosos e sedutores, elegantes e conquistam o sexo oposto sem fazer muito esforço. Exigem atenção total de seu parceiro e são muito ciumentos. As mulheres protegidas por Rá adoram carícias e beijos prolongados. Os protegidos possuem uma saúde muito boa, grande habilidade artística, tanto na música quanto no teatro. São ágeis e dinâmicos.
http://www.ignotum.com.br/index/index.php/2012-09-26-01-34-31/mitologia/79-mitologia-egipcia-01-ra
MITOLOGIA EGÍPCIA
Considerada como uma das mitologias mais antigas de toda a história da humanidade. Acreditavam que o sol era a representação de deus na terra, chamado também de Osíris, Rá, entre outras variações da língua falada na antiguidade da região.
O demônio é chamado Set, representando na maioria das vezes como uma cobra serpente cujo veneno possui alto índice de mortalidade. 
A mitologia diz que Set e Osíris eram irmãos que disputavam o trono no Egito.

Mitologia Egípcia
Osíris tinha sido escolhido nos deuses que se comunicavam com os egípcios nobres nas cerimônias secretas no topo das pirâmides. Interessante notar que estes segredos misteriosos eram vistos negativamente pelo Baixo Egito que ficava sem ser informado de nada.
No ataque de ciúmes raivoso Set matou Osíris, provocando a crise espiritual. 
A irmã de Osíris procurou o corpo para ter relações sexuais e conceber Hórus que teve como missão principal em vida vingar a morte do seu pai realizando o assassinato do seu tio, Set.
http://cultura.culturamix.com/historia/mitologia-egipcia
Autor da obra: C.Baptista
ÍSIS, irmã e esposa de OSÍRIS, a Deusa mais importante do panteão egípcio. 
Os quatro irmãos casaram-5 e entre sí: Osíris com Ísis, e Seth com Néftis. 
Osíris traiu sua mulher com Néftis e a engravidou. Seth que enciumado jurou vingança. 
Quando o filho ilegítimo nasceu, sua mãe  o abandonou no deserto.
Ísis mesmo sabendo da traição, teve compaixão  pela criança e a socorreu. 
Em reconhecimento, este menino que não era outro senão Anúbis o novo Deus, passou a ser o protetor e guardião de Ísis sua tia. 
Quando Seth consumou sua vingança contra Osíris matando-o, Ísis conseguiu ressuscitá-lo e preparou seu filho Hórus para enfrentar o seu tio Seth, e recuperar o poder. 
No momento culminante da luta, Hórus já sem o olho esquerdo comido por Seth, graças a um encanto de Ísis sua mãe conseguiu vence-lo, só não matando Seth pela intervenção de Ïsis pois afinal ele era esposo de Neith sua irmã. 
Mas Seth estava derrotado, Hórus vingou assim a morte de seu Pai.

http://www.cbaptista.com.br/isisfr.php

O Fascinante Mundo do Antigo Egito
misteriosantigos.net
Conceito "Antigo Egito"

O Egito fascina a quem dele se aproxima, envolvendo a todos num clima de mistério e grandiosidade.

De Heródoto a Napoleão, e até os dias de hoje, a história da civilização egípcia vem sempre envolta numa nuvem mística, 

quase etérea, resultado da inevitável mistura de deuses, mitos, monumentos e personagens que marcaram, 
indelevelmente, a história da humanidade.
Quando se fala no Egito da Antiguidade, as primeiras coisas que nos vêm à mente são as imagens das grandes pirâmides, 

as múmias e artefatos dos museus, os templos e a atmosfera aventuresca que cerca tudo o que diz respeito ao tempo 

dos faraós, que a literatura nos mostra como sempre presente nas expedições arqueológicas, e sempre envolvidas por um clima de mistério....
Sem qualquer sombra de dúvida, a civilização do Egito antigo atiça a nossa imaginação pela aura de mistério que a envolve...

http://www.misteriosantigos.net/cat/antigo-egito/

Nenhum comentário: