Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 5 de janeiro de 2013

"MITOLOGIA" Mitos e Lendas...

espiraistempo.com.br

Mitos e Lendas

Richard Wolf

14/12/2012  -  
Community


O QUE É MITOLOGIA ?


Mitologia é o estudo dos mitos, deuses e lendas. Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.


Normalmente a mitologia é associada à sociedade de sua fundação, como a mitologia que surgiu na Grécia é denominada Mitologia Grega, sendo essa a mais famosa de todas. Em várias religiões a mitologia está presente de alguma forma. 

No Neopaganismo, por exemplo, a mitologia é a própria caracterização de sua fé.

Na sociedade atual, a mitologia está fortemente presente. Diversos jogos como Final Fantasy e Ragnarök; filmes e séries de televisão, como Harry Potter e Cavaleiros do Zodíaco possuem suas bases na mitologia.

https://plus.google.com/u/0/112577830268297724523/posts/8Fm4y59ojvj?cfem=1


Richard Wolf

14/12/2012  -  
Community


MITOLOGIA GREGA


É um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. Tem suas principais fontes na Teogonia, de Hesíodo, na Ilíada e na Odisseia, de Homero, escritas no séc. VIII a.C.


A mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses é a Teogonia. As histórias de grandes feitos, heróis, grandes combates etc., são narrativas descritas por Homero, a exemplo da Guerra de Troia.

Há uma divisão na categoria de deuses: deuses mais poderosos e deuses do Olimpo, este por sua vez se divide em várias classes. Dentre as classes dos deuses, está a classe A superior, encabeçada por Zeus (governante de todos os deuses).

Numa classe inferior está Hades (irmão de Zeus e deus dos infernos). Mas os heróis, seres mortais em sua maioria, têm tanta importância quanto os deuses na mitologia grega, um dos mais conhecidos é Hércules (em grego Héracles).

Tais mitos tão antigos hoje geram diversão e conhecimento, através de filmes onde são narradas as lendas, os mitos, os feitos dos grandes heróis, etc. 



Richard Wolf

14/12/2012  -  
Community


A ORIGEM DOS MITOS


Estudiosos explicam em exposição de História Natural como surgiram lendas como ciclopes e dragões


Helen Smith
Da Agência Reuters

LONDRES - O ciclope era um elefante, o unicórnio um tipo de rinoceronte e o terrível monstro marinho das lendas nórdicas era, na verdade, uma grande Lula. Isto é o que afirma o Museu de História Natural de Londres em uma nova exposição que conta a origem dos mitos e monstros mais conhecidos do mundo.

As criaturas da mitologia se tornaram um produto da imaginação fértil dos antigos. De acordo com o museu, elas são baseadas em criaturas reais ou extintas.

ciclope, gigante de um olho que Ulisses cegou com uma estaca na Odisseia de Homero, foi provavelmente imaginado por um homem antigo ao descobrir a caveira de um extinto elefante anão.

Como ela tem um grande buraco no meio, onde antes estava a tromba, devia parecer muito com uma cavidade ocular para qualquer um que descobrisse os restos fossilizados da criatura nas ilhas do Mediterrâneo onde habitava.

Uma vez que os navegadores gregos que exploraram as ilhas não tinham ideia de que a região foi uma vez a morada de pacíficos elefantes, imaginaram criaturas terríveis quase humanas.

"Esta caveira tem formato parecido com as humanas, exceto pela única cavidade ocular no meio. É fácil entender como um grego pode ter entrado dentro de uma caverna e pensado que havia encontrado um gigante com um só olho", diz Bob Bloomfield, chefe de pesquisa e designer da exposição.

O unicórnio, belo cavalo branco lendário, com seu único chifre em espiral, também parece ter raízes na realidade. Provavelmente foi imaginado pelos viajantes gregos e romanos que iam ao Oriente Médio e à Índia e que tomavam contato pela primeira vez com criaturas com apenas um chifre, como o ônix árabe e o rinoceronte.

Outra alternativa é eles terem cruzado com os fósseis de um elamostherium, rinoceronte gigante extinto que tinha apenas um chifre. Os europeus medievais, também convencidos de que a elegante criatura existia, criaram um lucrativo mercado para os chifres de unicórnio, que tinham a fama de curar qualquer coisa.

A maioria dos chifres de unicórnios vinha do narwhal, uma pequena baleia do Ártico, cujas presas espiraladas valiam até dez vezes seu peso em ouro.
Os dragões, criaturas que cuspiam fogo e que inspiravam terror nas lendas da Europa, mas que traziam sorte na China, são explicados como uma fantasia criada a partir da mistura entre os dinossauros e os lagartos diz o museu. A primeira descoberta de ossos de dinossauros registrada foi na China, a terra dos dragões, 2000 anos atrás.

Nenhum comentário: