O amor na melhor idade: envelhecer muda a qualidade dos nossos relacionamentos?
Psicóloga e autora do livro "A metade da laranja?
Discutindo amor, sexo e relacionamento" explica que o amor na terceira idade tende a ser mais fraterno e ameno e menos erotizado.
Envelhecer muda a qualidade dos nossos relacionamentos?
/ Créditos: Thinkstock
/ Créditos: Thinkstock
Da REDAÇÃO
Aproveitar um amor na melhor idade não é diferente quanto à autenticidade do sentimento, mas há mudanças, sim, na forma como esse sentimento passa a ser vivido. A qualidade da relação busca valorizar outros pontos que, quando se é jovem, pouco se dá importância.
Este é um dos pontos abordados pela psicóloga e terapeuta sexual Ana Canosa no seu livro mais recente, “A metade da laranja?
– Discutindo amor, sexo e relacionamento” (Editora Master Pop). Para a psicóloga, o amor na terceira idade tende a ser mais fraterno e ameno, além de sólido e menos erotizado do que aquele que acontecem em outras fases da vida.
"Mas isso não quer dizer que os namorados não desfrutem das alegrias do sexo. Na realidade, a quantidade e qualidade do sexo na terceira idade depende muito do passado sexual que a pessoa tem. Quanto mais teve desejo e experiência sexuais prazerosas durante a vida, mais ela vai privilegiar o erotismo depois dos 60 anos”, explica a terapeuta.
Na avaliação da especialista, eles se preocupam mais com essas questões do que elas principalmente no que diz respeito ao desempenho sexual, embora o interesse pelo sexo não aconteça com o mesmo fogo quando tinham seus 40 anos.
Já os principais incômodos delas são em relação à queda do desejo e a diminuição da lubrificação após a menopausa, mas ainda assim se satisfazem com uma boa relação sexual de vez em quando e costumam valorizar mais o companheirismo.
"Na terceira idade, a necessidade de conversar fica ainda maior porque muitas fantasias nascem na cabeça das pessoas quando percebem que o parceiro está um pouco afastado ou que a busca pelo sexo já não é a mesma”, avalia a psicóloga.
Outro fator que homens se deparam é a tendência a sofrer mais por causa das perdas financeiras, do "poder" resultante do reconhecimento profissional, intelectual ou econômico. As mulheres sofrem em função de perdas emocionais, preocupações familiares, questões ligadas à estética.
"O envelhecimento do corpo é cruel, mas, do ponto de vista emocional, é perfeitamente possível não sofrer.
Tudo vai depender de como cada pessoa lida com seu próprio envelhecimento e como se adapta às mudanças.
Quanto mais experiência eu tenho em consultório, mais tenho a certeza de que vale muito a pena investir na vida a dois”, assegura a psicóloga.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/o-amor-na-melhor-idade-envelhecer-muda-a-qualidade-dos-nossos-relacionamentos
7 motivos para envelhecer ao lado de um parceiro amoroso
7 motivos para envelhecer ao lado de um parceiro amoroso
Da REDAÇÃO
Envelhecer muda a qualidade dos nossos relacionamentos?
Como aproveitar o amor na melhor idade?
A qualidade da relação busca valorizar outros pontos que, quando se é jovem, pouco se dá importância.
Quais esses pontos?
Acompanhar o desenvolvimento da família e compartilhar os mesmos gostos são algumas das razões para você querer envelhecer ao lado de um parceiro amoroso.
Quem garante é a psicóloga e terapeuta sexual Ana Canosa no livro
"A metade da laranja?
– Discutindo amor, sexo e relacionamento” (Editora Master Pop)".
Para a psicóloga, o amor na terceira idade tende a ser mais fraterno e ameno, além de sólido e menos erotizado do que aquele que acontecem em outras fases da vida.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/7-motivos-para-envelhecer-ao-lado-de-um-parceiro-amoroso
Acompanhar o desenvolvimento da família
Não se trata apenas de ter colocado filhos no mundo, nem achar que qualquer problema familiar seja um fracasso do casal.
A ideia da família harmônica não reside no ideal de 'família perfeita', mas sim no compromisso que ambos fizeram para dar o melhor de si no cuidado e na educação dos filhos, além de criar um espaço para reflexão, diálogo e acolhimento de todos.
Envelhecer com o parceiro é como colher os frutos de uma árvore que foi plantada há muitos anos, além de possibilitar que o casal reviva emoções e sentimentos experimentados durante a história.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/7-motivos-para-envelhecer-ao-lado-de-um-parceiro-amoroso#image=2
Aproveitar tudo o que foi conquistado durante a vida a dois
Uma vida de trabalho árduo e a construção de um patrimônio que finalmente poderá ser desfrutado pelo casal em sua aposentadoria: esta certamente é uma ótima razão para envelhecer junto ao companheiro.
É hora de usufruir tudo o que ambos construíram com o esforço e a dedicação dos dois.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/7-motivos-para-envelhecer-ao-lado-de-um-parceiro-amoroso#image=3
Compartilhar os gostos em comum
Ver um filme e conversar depois, ir ao teatro, fazer esportes, participar de concursos de culinária, fotografia, idioma, literatura, jardinagem, ingressar numa universidade para a maturidade, participar de ações voluntárias, comunitárias, religiosas, políticas, as opções são muitas!
Quando ambos têm gostos e interesses semelhantes, há motivos de sobra para envelhecerem juntos.
O companheirismo nessa fase da vida é tão importante quanto a paixão na juventude.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/7-motivos-para-envelhecer-ao-lado-de-um-parceiro-amoroso#image=4
A tranquilidade de um conhecer bem o outro
É difícil afirmar que alguém pode conhecer o parceiro com todas as suas particularidades, mas, com o tempo, os casais passam a conhecer hábitos, desejos, necessidades e características um do outro.
Assim, um começa a 'se enxergar' no outro e isso traz uma sensação reconfortante de familiaridade.
Esta calmaria pode parecer tediosa quando se é jovem, mas, envelhecer com alguém que nos é tão conhecido pode ser divertido e tranquilizador, uma vez que é possível antecipar os passos e atitudes depois de muitos anos de convivência.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/7-motivos-para-envelhecer-ao-lado-de-um-parceiro-amoroso#image=5
A expectativa do mútuo cuidado
Nós não queremos dar trabalho a ninguém na velhice, mas é reconfortante saber que o parceiro cuidará de nosso bem-estar, assim como também poderá contar conosco. Infelizmente, nem todos envelhecem com saúde e estar ao lado de alguém com uma doença crônica certamente não é fácil.
O que importa, nesse e em outros casos, é a verdadeira vontade de acolher e de dar o melhor possível para quem foi o companheiro de toda uma vida.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/7-motivos-para-envelhecer-ao-lado-de-um-parceiro-amoroso#image=6
Cuidado para não envelhecer com pesar
Quem não constrói boas relações ao longo da vida, quem foi inflexível e não se abriu para novas ideias, novos afazeres, novos amigos, viveu apenas do passado e se lamentou e se ressentiu.
Quem levou a vida dessa forma vai envelhecer com pesar.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/7-motivos-para-envelhecer-ao-lado-de-um-parceiro-amoroso#image=7
Alegria: ingrediente para viver um bom amor na melhor idade
Já os que cultivam a alegria em cada momento, assim como a paz interior e o amadurecimento, sem criar expectativas altas em relação a tudo e valorizando a afetividade, estas pessoas irão viver com plenitude a terceira idade, assim como o namoro ou casamento que tiverem nesta fase da vida.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/7-motivos-para-envelhecer-ao-lado-de-um-parceiro-amoroso#image=8
Nenhum comentário:
Postar um comentário