Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Água-viva viajante - Phyllorhiza punctata

Terça-feira, 21 de maio de 2013

Água-viva viajante - Phyllorhiza punctata


Pode medir até 60 centímetros de diâmetro e há registros esporádicos de sua ocorrência no Brasil desde a década de 50. A espécie se alimenta de plâncton e larvas de crustáceos, como camarões.Quem vê uma água-viva no mar, não imagina que ela seja capaz de viajar grandes distâncias.

É de se estranhar, que exemplares da água-viva-australiana-manchada (Phyllorhiza punctata) tenham sido encontrados no mar de Ubatuba, em São Paulo. Elas podem ter viajado em estágio de seu ciclo pólipo. Nessa fase, elas ainda são pequenas e incapazes de se mover sozinhas, por isso, precisam estar presas a algum lugar. Se o lugar escolhido tiver sido o casco de um navio, já dá pra concluir o que houve.

Outra possibilidade é de que elas tenham chegado até aqui junto com a água de lastro água do mar armazenada em tanques, nos navios, que servem para dar estabilidade à embarcação de barcos que aportaram no Brasil. Isso pode acontecer mesmo na fase adulta das águas-vivas.

É nesse estágio, conhecido como medusa, que as águas-vivas-australianas manchadas já sabem nadar por conta própria e podem causar problemas para os banhistas. Não é só aos humanos que as águas-vivas invasoras podem causar prejuízos. O meio ambiente também pode ser prejudicado.

“Como é uma espécie não originária do Brasil, ela pode estar causando algum prejuízo ao ecossistema”. “Porém, ainda não sabemos qual”. A P. punctata já tem sido observada em diversos lugares do planeta. No Golfo do México, sua presença causou uma redução da população de camarões, o que afetou o meio ambiente e as atividades de pesca.

Não há muito o que fazer em relação às águas-vivas que já estão em águas brasileiras. Porém, existe uma forma de evitar que novos animais venham parar aqui: basta que os navios sejam limpos em alto mar, impedindo que novos animais cheguem até a costa.



Fonte: cienciahoje


http://www.vocerealmentesabia.com/2013/05/agua-viva-viajante-phyllorhiza-punctata.html

Nenhum comentário: