Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Possíveis resultados da evolução do cérebro

Possíveis resultados da evolução do cérebro


Então se descobrimos que os alelos do ASPM e do microcefalina estão levando nossos cérebros a evoluir, qual pode der o resultado? Talvez gostemos de pensar que não há nada além de coisas maiores e melhores à frente, mas pesquisadores britânicos afirmam que nosso cérebro já está operando na capacidade máxima. Depois de criar modelos de como nosso cérebro funciona agora, parece que atingimos nossa capacidade máxima de processar informações, ou provavelmente estamos a 20% desse número.
[fonte: Ward].

Se nosso cérebro realmente ficar maior, outros órgãos teriam de crescer também particularmente o coração, que teria de trabalhar mais para fornecer energia para um cérebro maior.
No futuro a evolução do cérebro acabará levando ao surgimento de uma nova espécie, o Homo machinus, inteiramente baseado em computadores
© 10four / iStockphoto
No futuro a evolução do cérebro acabará levando ao surgimento de uma nova espécie, o Homo machinus, inteiramente baseado em computadores
Os pesquisadores também descobriram que estamos enfrentando um pouco de um círculo vicioso, em termos de inteligência aumentada, Para o cérebro absorver mais informação, as conexões entre as células do cérebro teriam de se tornar mais amplas, assim como a velocidade da supervia de informação do cérebro. Mas para suportar isso, precisaríamos de mais isolamento térmico para aquelas conexões, bem como de mais sangue fluindo para o cérebro suportar essas conexões. E se o cérebro se tornasse maior, as mensagens teriam de ir mais longe, diminuindo a velocidade do nosso já eficiente tempo de processamento.

[fonte: Ward]

Outra pesquisa sugere que as demandas metabólicas necessárias à evolução espelham as mudanças genéticas que ocorrem na esquizofrenia, indicando talvez que as desordens neurológicas acompanham a evolução do cérebro.

[fonte: BioMed Central].

Mas ninguém quer imaginar um futuro em que ficamos mais burros, certo? Isso quer dizer que o próximo passo para os nossos cérebros pode não ser uma evolução natural , assim como a engenharia genética garante que nossos cérebros são o melhor possível que podemos ter. Pense em como nossa sociedade apoia-se em antidepressivos e outras drogas para corrigir o mal funcionamento do cérebro. Com o tempo, podemos ser capazes apagar da existência os defeitos. Especialistas em robôs da Universidade Carnegie Mellon estimam que os computadores vão ultrapassar nossa capacidade de processamento lá pelo ano 2030.

[fonte: Lavelle].


Depois de exaurir o mecanismo da engenharia genética para melhorar nossos cérebros, teremos de vitaminar nossas mentes com uma interface de computador. O futurista Ian Pearson considerou como a evolução com a ajuda de partes de computadores podem ocorrer.
Primeiro, Person sugere, nós nos tornaríamos uma espécie chamada Homo cyberneticus, uma espécie humana que é levemente assistida por algumas melhorias de silício. Á medida que essa espécie se provar bem sucedida, nós usaríamos mais a prática, até o ponto em que nosso "cérebro" fosse inteiramente baseado em computador. Essa espécie seria conhecida comoHomo hybridus,já que teria um corpo similar ao nosso. Mas Pearson antevê uma grande falha com o Homo hybridus com o tempo, as partes orgânicas do indivíduo se desgastariam e morreria. Isso levará ao surgimento do Homo machinus; essa espécie será feita totalmente de silício e terá, essencialmente, imortalidade.O cérebro será capaz de dar suporte a si mesmo, e partes serão reparadas ou substituídas.
O pensamento de um Homo machinus pode deixá-lo desconfortável, especialmente se você viu o filme "O Exterminador do Futuro". Mas você já pode sentir como nossa confiança nos computadores está crescendo; considere, por exemplo, um candidato a uma vaga que aparece sem ter nenhum conhecimento básico de computador. Esse candidato provavelmente não em chance contra candidatos habilidosos em fazer apresentações em PowerPoint ou planilhas do Excel. De modo similar, os humanos que optem por não fazer parte de partes baseadas em máquinas podem descobrir-se incapazes de competir com sucesso com a nova espécie. 
E claro, haverá provavelmente coisas que perderemos para sempre na transição, alguns atributos que os cérebros computadorizados nunca terão, como criatividade. Mas alguns poderiam argumentar que com a abundância de reality shows que está passando na TV, a criatividade já pode ter morrido.
Por isso, sim, o cérebro humano poderia evoluir e mudar. A questão é, ainda seremos humanos depois que isso acontecer?
Mais informações sobre o cérebro
Artigos relacionados
Sites relacionados
Fontes:

Nenhum comentário: