Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Corpo - O cérebro humano ainda está evoluindo?

O cérebro humano ainda está evoluindo?
por Molly Edmonds - traduzido por HowStuffWorks Brasil


A inteligência humana está ligada ao tamanho do cérebro, mas será que atingimos o ápice evolutivo ou ainda teremos cérebros maiores?
© Sebastian Kaulitzki / iStockphoto
A inteligência humana está ligada ao tamanho do cérebro, mas será que atingimos o ápice evolutivo ou ainda teremos cérebros maiores?
Quando sonhamos acordados com o futuro, tendemos a nos focar nos fabulosos pertences que teremos. Jet packs, carros voadores, armas para matar aliens, celulares que tornam os reluzentes modelos de hoje completamente deselegantes - você pensa e nós teremos. Não tendemos a nos focar, contudo, em quem seremos no futuro. A maioria de nós provavelmente se imagina exatamente o mesmo, um pouco mais magro, talvez,  e certamente tendo robôs pessoais treinados. Enquanto vemos a tecnologia do mundo evoluindo para atender às nossas necessidades, nem pensamos em como nós mesmos estaremos evoluindo.
A história da evolução até este ponto explica como nos tornamos oHomo sapiens de hoje, que anda ereto e usa ferramentas. O momento decisivo dessa história está relacionado, até agora, com a expansão da caixa craniana. Cerca de 2,5 milhões de anos atrás, os hominídeos começaram  com um cérebro pesando aproximadamente 400-450 g, mas há cerca de 200 mil a 400 mil anos, nossos cérebros se tornaram muito maiores que os dos outros primatas. Agora, nós, humanos, andamos por aí com cérebros que fazem os ponteiros das balanças atingirem os 1.350, 1450 g [fonte: Kouprina et al.].
Leia também:



  • Como funciona o cérebro
  • O aperfeiçoamento genético pode nos tornar burros?
  • 10 mitos sobre o cérebro
  • O que é microcefalia?

  • Como humanos, nós temos um neocórtex muito maior. Essa área do cérebro é o ingrediente-chave que nos separa das demais espécies - ela nos permite o pensamento profundo, tomar decisões e formar julgamentos. E embora nosso cérebro tenha nos servido bem até agora, ele certamente tem alguns defeitos que nós não nos importaríamos de eliminar, como doenças, depressão e a tendência de fazer ligações às duas da madrugada para o ex-namorado ou a ex-namorada quando estamos bêbados. Mas até recentemente, cientistas achavam que já tínhamos parado de evoluir, que tínhamos alcançado um tipo de  ápice evolutivo. Agora, porém, alguns pesquisadores acreditam que nós ainda não terminamos.
    Nossos cérebros poderiam estar evoluindo neste exato momento? Poderíamos ganhar inteligência para tornar nossos sonhos de futuro realidade, ou retornaremos ao estado hominídeo do passado recente? Vá para a próxima página para descobrir como a evolução do cérebro é possível.

    Nenhum comentário: