Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O ingresso do Sol em Capricórnio e o Santo Natal de 2013

O ingresso do Sol em Capricórnio e o Santo Natal de 2013

O ingresso do Sol em Capricórnio e o Santo 

Natal de 2013

:: Graziella Marraccini ::

No dia 21 de Dezembro de 2013, às 14 h 10 do Horário de Verão (13 h 10 Hora Solar) o Sol ingressa a 0º de Capricórnio, dando início ao verão no Hemisfério Sul e, consequentemente, ao inverno no Hemisfério Norte. Ao chegar a 23°43', o Sol toca o Trópico de Capricórnio que é uma linha imaginária que passa bem pertinho da cidade de São Paulo, e inicia um trânsito no signo de Capricórnio.

A palavra "Sol-stício" significa "Sol estacionado": de fato o Sol parece estacionar por algum tempo sobre essa linha imaginária e em nosso hemisfério, trazendo-nos todo o vigor e a energia do verão. É chegado o momento mais quente do ano! Os povos antigos, em sua maioria localizados no hemisfério norte, onde o temido e frio inverno se iniciava nesta data, costumavam marcar esse momento com rituais, danças e cantos, destinados a pedir aos céus uma ajuda especial, de forma a poder afastar o medo da carestia, da fome e do frio que o longo inverno eventualmente traria. Era um pedido aos Céus para que o Sol voltasse com sua Luz.

Devemos lembrar que aquilo que festejamos como o Santo Natal era no início uma festa pagã e não uma festa cristã como nós costumamos crer. Os povos antigos, principalmente os agrícolas não cristãos, já festejavam essas datas que marcavam as estações do ano. A Igreja Católica, para encontrar uma forma de incluir na liturgia sagrada esses rituais pagãos, determinou que a data mais próxima do solstício marcaria o nascimento do Menino Jesus. O povo hebraico festeja a chegada da Luz - acendendo um candelabro de 7 braços numa festa chamada de Hanucá - na primeira Lua Nova deste mês e esses festejos têm o mesmo significado. Assim, o nascimento de Jesus significa a chegada da Luz, trazendo a esperança de renovação que uma nova vida sempre nos traz! Quem já não experimentou a alegria do nascimento de uma criança numa família?

Pelo fato do Natal acontecer num momento de intenso frio no hemisfério norte, os rituais eram acompanhados de fogueiras, danças, rituais xamânicos e comilanças entre outros festejos. Tudo era feito para espantar a morte que a terra adormecida sob o manto da neve parecia indicar. A partir do momento em que a Igreja se apropriou desta festa, incorporou-a na ritualística como sendo aquela do nascimento de Jesus. Bem mais tarde, e por iniciativa de São Francisco, iniciou-se a representação do nascimento do filho de Deus no presépio, que se espalhou pelo mundo católico a partir da Idade Média.

Lembro-me muito bem dos Natais de minha infância, passados de maneira muito católica na cidade de Milão! O tempo frio, a neve e o gelo, convidavam-nos ao recolhimento, estreitando assim os laços familiares. O Natal não é mais o mesmo, infelizmente. A sociedade de consumo onde vivemos atualmente faz com que esses festejos sejam quase uma antecipação do Reveillon do final do ano. As pessoas só pensam na ceia, nos presentes, nas reuniões sociais, mas esquecem do verdadeiro significado do Natal: a esperança contida no significado do renascimento!

O Signo de Capricórnio é regido pelo planeta Saturno, o Pai Cósmico, Senhor do Carma. Ele nos ensina o valor do trabalho, da responsabilidade e nos coloca diante do enigma do tempo. Não podemos e não devemos, portanto, esquecer que existem pessoas que têm fome e frio, ou que sofrem pela seca, pela falta de moradia e de oportunidade de trabalho, algo a que todos têm direito. Os festejos natalinos, que se destinam principalmente a unir os familiares e a presentear as crianças, são significativos desta energia do renascimento, da confraternização e do amor universal.

No nosso Hemisfério, podemos usar cerimônias diferentes, já que podemos usufruir da energia solar que começa a inundar nosso país com todo seu vigor. Preparamo-nos para as férias de verão, pensamos em viajar e aproveitar as belas praias, mas podemos ao mesmo tempo, entrar em sintonia com a energia capricorniana e com festejos mais íntimos e familiares, sem nos esquecer daqueles que sofrem por exclusão, por abandono e pobreza. Podemos procurar recuperar os valores sociais e familiares que estão se perdendo em nossa sociedade e podemos também alimentar nosso interior espiritual com um suprimento energético que nos ajudará a espantar as dificuldades eventualmente vivenciadas no ano que está findando. Elas acabarão sendo deixadas para trás por serem substituídas em nosso coração pela Esperança e pela Fé!
No Solstício de Verão, comemoramos o dia mais longo do ano e podemos agradecer ao Criador por todas as bênçãos que essa energia nos proporciona. O Sol é vida, sem ele não poderíamos existir. O Sol tem relação com o nosso coração, nosso plexo solar, de onde emana nosso sentimento de Amor Universal. No Centro da Árvore da Vida, existe uma Esfera chamada Tipheret: é ali que reside a chamada Consciência Crística do Amor Universal!

O Signo de Capricórnio tem analogia com a Letra Ayn do Alfabeto Hebraico, cujo valor é 70, e que nos ensina como a projeção da determinação cósmica (Zayn) promove a possibilidade da vida biológica em nosso planeta, como resultado da ação de Sammekh (60) que representa a fertilidade feminina. O Pai e a Mãe que geram o filho, Jesus: o menino Deus que renova a vida.

Caros internautas, meus leitores que sempre acompanham a minha coluna, as festas natalinas nos enchem de alegria e bom humor, as comemorações não faltam e todos nos sentimos contagiados pelo espírito de fraternidade que reina no ar. Para aproveitarmos ao máximo este espírito natalino e canalizar positivamente as energias geradas coletivamente, podemos nos preparar com algumas cerimônias:

A Cerimônia do Perdão, para poder perdoar a todos e deixar de lado mágoas e raivas passadas, e também para perdoar a nós mesmos pelos erros que cometemos. Parece fácil perdoar os amigos, mas é muito difícil perdoar nossos inimigos sem guardar mágoas nem rancor.

A Cerimônia do Amor, para compartilhar e espalhar o amor universal, rezando pela Paz Mundial, neste período de grande perturbação social. Podemos nos dar a mão, abraçar-nos fisicamente uns aos outros e também abraçar virtualmente todos os seres espalhados pelo mundo. Podemos pedir a Deus que afaste a fome, a miséria, a solidão e o medo do coração daqueles que sofrem!

A Cerimônia do Agradecimento, para agradecer a Deus por todos os bens preciosos que recebemos todos os dias, sejam eles materiais ou não e, sobretudo, pelo mais valioso de todos os dons que recebemos gratuitamente: a própria VIDA.

A Cerimônia da Esperança, para abrirmos nosso coração às bênçãos futuras. Afastar os medos e as limitações, aceitando a prosperidade que virá se mantivermos a Fé na Providência Divina.

Não tenho intenção de dar receitas para essas cerimônias, mas vocês podem fazer o download do meu livro A Magia que Vem dos Astros (download gratuito no meu site pessoal) e buscar a cerimônia que mais lhe agrada. Quero somente sugerir que cada um busque em seu coração a sintonia que mais necessita. Desse jeito o Cosmo e, principalmente, o Astro-Rei nos inundará com seus benéficos raios cósmicos de Luz para iluminar nossa vida neste momento tão especial.

UM FELIZ NATAL DE 2013 PARA TODOS!

São Paulo, 10 de Dezembro de 2013


Nenhum comentário: