ano e dois meses de festa.
Morro Cara de Cão (ao fundo) foi o local de fundação da cidade - Eduardo Naddar
RIO - A cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos em março de 2015, mas as comemorações começam no dia 31 de dezembro de 2014, e só terminam em março de 2016. Em um ano e dois meses, haverá tempo para muitos tipos de festas, e quem vai elaborar esse calendário de eventos serão os cariocas. O canal para enviar sugestões entra no ar nesta quinta-feira: basta acessar o portal colaborativo Rio 450 anos (www.rio450anos.com.br) e clicar em “mande sua sugestão”, tanto de festejos quanto de “presentes”, como estão sendo chamados os projetos de longo prazo, que ficarão como legado, e podem ser em áreas como educação, cultura e urbanismo. As ideias serão analisadas e, se aprovadas, levadas à votação popular.
— O prefeito Eduardo Paes quer que o carioca seja o protagonista das festas, e fiquem envolvidos com elas desde o início. Por isso, o calendário de programação até agora são páginas em branco. Ele não será elaborado de baixo para cima.
Queremos festas singelas, de bairro, e não só megashows na Praia de Copacabana
— explica o presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero.
— Não vamos estender até agosto de 2016, mas queremos entregar uma cidade energizada para as Olimpíadas.
Queremos festas singelas, de bairro, e não só megashows na Praia de Copacabana
— explica o presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero.
— Não vamos estender até agosto de 2016, mas queremos entregar uma cidade energizada para as Olimpíadas.
Concurso escolherá marca
O decreto que institui o comitê será assinado hoje pelo prefeito, numa cerimônia no Palácio da Cidade. Na ocasião, será lançado também o edital do concurso para a criação de uma marca para o aniversário da cidade. O objetivo da prefeitura é que ela seja tão marcante quanto a do quarto centenário do Rio, comemorado em 1965. Podem participar da concorrência associados da Associação dos Designers Gráficos (ADG) e da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign). Um júri selecionará cinco finalistas, que ganharão R$ 15 mil cada. O mesmo júri escolherá entre eles a marca vencedora, que será divulgada no dia 29 de abril. Seu autor receberá R$ 125 mil pelo trabalho.
O dinheiro necessário para as comemorações será avaliado de acordo com o calendário a ser criado, e previsto no orçamento de 2015.
http://oglobo.globo.com/rio/aniversario-de-450-anos-do-rio-tera-um-ano-dois-meses-de-festa-10972723
Nenhum comentário:
Postar um comentário