Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 18 de março de 2014

Comece o dia com um copo de água e evite problemas nos rins

Quinta-feira, 13 de março de 2014

Comece o dia com um copo de água e evite problemas nos rins

Para comemorar o Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (13), comece seu dia com um copo de água. Este líquido tão precioso é fundamental para cuidar dos nossos rins que têm entre suas principais funções filtrar as impurezas do sangue e regular a pressão arterial.


As doenças renais costumam ser silenciosas, ou seja, se manifestam gradativamente e quando os sintomas se tornam aparentes significa que cerca de 80% da capacidade dos rins já está comprometida.

Pesquisas apontam que cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo têm alguma forma de lesão renal. De uma em cada dez pessoas têm algum grau de doença renal crônica e para a próxima década está previsto um aumento de 17% dos casos. Hoje, essa doença é tratada como um problema global de saúde pública. No entanto, se detectada precocemente e com o cuidado adequado, a deterioração dos rins pode ser retardada ou mesmo estagnada.

A doença renal pode afetar pessoas de todas as idades, mas após os 40 anos, a filtração renal começa a diminuir, cerca de 1% por ano. Por isso, é importante sempre visitar o médico, fazer exames de rotina, beber muita água, ter hábitos saudáveis e evitar excessos. Na maioria dos casos, os indivíduos se sentem inchados, cansados, a pressão fica alta e há alterações urinárias, manifestações que tendem a ser confundidas com outras enfermidades, principalmente quando já se tem idade avançada.

7 dicas para você cuidar do rim e manter uma vida longa e saudável.


1. O corpo precisa de hidratação. Beber água é essencial para o bom funcionamento dos rins e evita a formação de pedras

2. Manter uma dieta equilibrada, ou seja, controlar os excessos na alimentação, não abusando do sal, de gorduras, carnes vermelhas e doces

3. Sempre verificar a pressão arterial e controlar o diabetes

4. Praticar exercícios físicos regularmente, como caminhada, natação, ginástica, corrida na companhia sempre de uma garrafinha de água

5. Não usar medicamentos sem orientação médica

6. Não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas

7. Consultar o médico periodicamente e solicitar exames de urina e sangue que checam o funcionamento renal

Veja também: Como vai seu rim?


Fonte: r7/saúde


Nenhum comentário: