Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 26 de março de 2014

As plantas mais perigosas e facilmente encontradas em quintais

As plantas mais perigosas e facilmente encontradas em quintais

Você sabia que há várias plantas que podem estar em sua casa e são muito venenosas?



Por  | Yahoo Contributor Network – 22 minutos atrás


O número de plantas tóxicas existentes é muito grande e várias delas chegam a ser mortais. O mais complicado disso tudo é que muitas dessas plantas são usadas como ornamentos em jardins domésticos, trazendo riscos para animais e crianças. Conheça algumas delas e entenda o que podem causar.

Comigo-ninguém-pode

Nome científico: Dieffenbachia picta Schott




Essa planta, que está na maioria das casas e parece inofensiva, é muito tóxica! Ela tem cristais de oxalato de cálcio em seu caule e nas folhas. Se mastigada, fere a mucosa da boca e da garganta, provocando inchaço e causando asfixia. Quem tem crianças e bichinhos de estimação em casa precisa ter muito cuidado.


J
equiriti, Olho de cabra, Olho de pombo, Fruta de conta, Tento pequeno, Ervilha do rosário, Tento dos mudos, Alcaçuz da América ou Cipó de alcaçuz.
Nome científico: Abrus precatorius L.

Possui uma substância de nome abrina, que é mortal. Ela provoca a formação de coágulo e a morte se dá pelo impedimento de circulação sanguínea que ele causa. Embora não seja muito frequente nos jardins, ela é famosa por ter sido usada como "planta proibida" do filme "A Lagoa Azul".

Pinhão-de-Purga ou Pinhão roxo.

Nome científico: Jatropha curcas L.


Possui ricina na seiva e as folhas contêm saponinas tóxicas. Quando ingerida pode causar náuseas, cólicas abdominais, vômitos, diarreia, dispneia, arritmia e parada cardíaca. Ao entrar em contato com ela é necessário ter cuidado, pois muitas pessoas têm irritações profundas na pele.

Mamona, carrapateira, rícino, palma-de-cristo

Nome científico: Ricinus communis L.


Muito fácil de ser encontrada, a Mamona, que também é conhecida em algumas regiões como carrapateira, rícino, palma-de-cristo, é muito tóxica. Possui ricina, a mesma substância encontrada no Pinhão Roxo. Não existem antídotos para a intoxicação com ricina e o tratamento médico é sintomático.

Mandioca-Brava, Maniva

Nome científico: Manihot utilissima Pohl




Sua raiz e suas folhas possuem glicosídeos cianogênicos. Os sintomas após a ingestão são cansaço, falta de ar, taquicardia, fraqueza, confusão mental, acidose metabólica, taquipneia, agitação, convulsão e coma. Caso não seja tratado rapidamente, o paciente pode vir a óbito.


Alamanda ou dedal-de-dama

Nome científico: Allamanda cathartica L


Embora algumas pessoas utilizem essa planta como purgante, ela é perigosa e pode causar intoxicações graves. Diversos sintomas gastrintestinais podem ocorrer com a sua ingestão como náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarreia. Em casos de ingestão acidental deve-se procurar ajuda médica imediatamente.

Buchinha, Buchinha-do-norte, Buchinha-paulista, Cabacinha.

Nome científico: Luffa operculata Cogn


Natural da América do Sul e muito encontrada no Brasil, há relatos de que o seu uso como abortivo já causou morte. Deve-se ter cuidado com o fruto dessa planta. Especula-se que a sua toxicidade seja em virtude da existência de cucurbitacinas e isocucurbitacina B em seu fruto. Em aproximadamente 24 horas após a ingestão do chá feito com o fruto, a pessoa pode apresentar náuseas, dores de cabeça, vômitos e dores abdominais, seguidos de hemorragias, coma e a morte.



http://br.noticias.yahoo.com/plantas-mais-perigosas-e-facilmente-encontradas-em-quintais-151000190.html


Nenhum comentário: