Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 29 de março de 2014

Salvador comemora 465 anos - Bahia - Brasil

Quinta-feira, 28 de março de 2013


Salvador comemora 465 anos - Bahia - Brasil

Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, em 29 de março de 1549, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica no nordeste do Brasil.

A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma situação em que se celebram práticas culturais afro-brasileiras.

O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.

Baía de todos os santos - A baía de Todos os Santos é uma reentrância da costa litorânea brasileira localizada no estado da Bahia. É a segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil.

Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, cerca de 63 metros de altura.

Forte São Marcelo - O Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo. Erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, destaca-se por se encontrar dentro das águas, e ser o único de planta circular no país.Com uma área total construída de 2.500 metros quadrados.

Mercado Modelo - Situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, constitui-se em importante atração turística. Diante da Baía de Todos os Santos, é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico/Pelourinho.

Abriga duzentas e sessenta e três lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois dos mais tradicionais restaurantes de culinária baiana, o Maria de São Pedro, com oitenta anos de existência e o Camafeu de Oxossi.

Pelourinho - Se localiza no Centro Histórico da cidade, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

É um grande shopping ao ar livre pois oferece inúmeras atrações artísticas e musicais. Há uma concentração de bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico, todos localizados na área do Pelourinho.

Praia do Porto da Barra - Localiza-se no bairro da Barra; passando pela fortaleza de Santa Maria. No limite do passeio, em pedras portuguesas, existe uma balaustrada de onde se tem uma excelente vista. Pode-se apreciar o pôr-do-sol um dos poucos locais do Brasil continental onde o poente ocorre sobre o mar. Existe também um monumento, em forma de cruz, indicando o local do desembarque do primeiro governador-geral do Brasil Tomé de Sousa.

Farol da Barra - O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio localiza-se na Ponta de Santo Antônio. Parte da praia é protegida por arrecifes, oferece, principalmente na maré baixa, mar com pequenas ondas e piscinas naturais.

Orla Marítima - É uma das maiores do Brasil. São 50 quilômetros de praias distribuídas entre a cidade alta e a cidade baixa, desde Inema, no subúrbio ferroviário até Praia do Flamengo, no extremo oposto da cidade.

Enquanto as praias da cidade baixa são banhadas pelas águas da Baía de Todos os Santos com 1052 quilômetros de espelho d´água as praias da cidade alta, do Farol da Barra até Flamengo, são banhadas pelo Oceano Atlântico. A exceção é o Porto da Barra, única praia da cidade alta que fica na Baía de Todos os Santos.

Lagoa do Abaeté - Situa-se na área de proteção ambiental Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, no bairro de Itapuã, criado em 3 de setembro de 1993, com uma área de 12 000 metros quadrados. "Abaeté" significa, em tupi, "homem verdadeiro". Além das dunas e da lagoa, possui um centro urbanizado.

Carnaval - Festa popular, organizada anualmente em Salvador, na Bahia. Começou a evoluir a partir da diferença entre as classes sociais - carnaval de rua contra carnaval em clubes privados resultando em uma inversão da ordem social, tornando uma celebração utópica de igualdade em que a divisão social está temporariamente suspensa.



Fonte: wikipedia



http://www.vocerealmentesabia.com/2013/03/salvador-comemora-464-anos-bahia-brasil.html

Nenhum comentário: