Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 25 de março de 2014

"OUTONO" Começou a uma semana, no BRASIL! VIVA, eu adoro esta ESTAÇÃO...

OUTONO...

O que esperar do outono 2014?

20 de março de 2014
Como já comentamos aqui no blog o outono começa oficialmente nesta quinta-feira, precisamente às 13 h e 57 min.
HORÁRIO E DATA?
A definição do dia e do horário para início de uma estação faz parte da astronomia. Mas como  as estações são subdivisões do ano baseados em padrões climáticos,  temos uma ligação direta com a meteorologia. A terra gira em torno do sol, e sua inclinação faz com que, em certas épocas do ano, um hemisfério receba a luz do Sol por um tempo maior do que o outro hemisfério. Isto é a principal causa das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
No entanto, amanhã teremos o chamado equinócio de outono, ou seja, bem neste dia e horário teremos o momento em que a luz solar ilumina por igual tanto hemisfério sul quanto hemisfério norte.
CARACTERÍSTICAS
O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias, diferente do verão. Fenômenos marcantes desse período são:
- mudanças bruscas de temperatura, de um dia de calor passa para o seguinte de frio;
- diminuição da umidade do ar;
- grande amplitude térmica no dia, ou seja, em períodos de tempo seco as noites/madrugada são frias e as tardes agradáveis e até quentes;
- nevoeiros são mais freqüentes ao amanhecer justamente pela diminuição da temperatura já que ar frio não absorve muita umidade em estado de vapor. Período ruim para a navegação aérea, marítima e para a população em geral, sobretudo para o motorista, que tem a visibilidade diminuída;
- registros de geadas já são observados em cidades serranas;
- episódios de neve, alguns anos.
 TEMPERATURA
Esta estação começa ter as primeiras massas polares que causam frio. Aos poucos, além dos dias com amplitude térmica, temos mais dias frios que chegam até a  lembrar o inverno. No entanto, como estamos na transição do verão para o inverno, esta estação permite registramos temperaturas típicas das duas estações, ou seja, ainda ocorrem dias quentes que chegam até a ser favoráveis para praia. No geral, podemos dizer que o turismo do estado é beneficiado já que tanto litoral quanto serra tem dias propícios.
VERANICO DE MAIO?
Veranico são dias secos e quentes registrados em uma época do ano que não seja o verão, ou seja, temos veranico tanto no outono, como no inverno e também na primavera. Qualquer mês do outono é propício a ter veranico. Maio é o mês mais freqüente, apenas isso.
Geralmente o veranico tem curta duração, e intercalam com massas de ar frio que mudam drasticamente o tempo de uma hora para a outra.
CHUVA
No sul do Brasil as principais mudanças estão nos totais acumulados de chuva que diminuem bastante quando comparados aos do verão. Como podemos observar nos mapas abaixo, janeiro é um mês onde temos regiões do estado que o acumulado de chuva ultrapassa os 200 mm, já em abril esses volumes diminuem significativamente. Em algumas cidades do estado, em abril podemos registrar a metade do volume de chuva ocorrida em janeiro.
Chuva janeiro

Chuva abril

PREVISÃO PARA A ESTAÇÃO
Para este ano não há previsão de nenhum fenômeno climático de grande escala, ou seja, como El Niño e La Niña. Portanto, não há previsão de uma estação muito fora do padrão que descrevemos acima, dentro do normal. Em relação as temperaturas, a previsão indica normal a abaixo do padrão devido a previsão de entrada de massa de ar frio de intensidade, sobretudo no final do outono. Já há indicativos de que as primeiras massas de ar frio comecem a chegar entre fim de março/ inicio de abril.
Em relação a chuva, previsão de padrão da época do ano ficando apenas pontualmente o estado com anomalias.
WELCOME

Nenhum comentário: