Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 30 de março de 2014

Itacaré - Bahia - Brasil

Domingo, 9 de março de 2014

Itacaré - Bahia - Brasil


Sua população estimada em 2013 era de 26 753 habitantes. É muito famoso pela beleza de suas praias. O município tem origem numa igreja fundada pelos jesuítas no século XVIII.


A povoação foi elevada a sede de município em 1732 com a designação de São Miguel da Barra do Rio das Contas. Passou a ter a designação atual em 1931. Quatro eventos estatisticamente improváveis fizeram Itacaré um lugar especial e com alto grau de preservação:
Tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro, com uma faixa costeira dotada de solo fértil e falésias rochosas, e por isso a Mata Atlântica avança até o mar.

A cultura agrícola predominante foi o cacau, que precisa da sombra da Mata Atlântica para ser plantado, ao contrário da cana-de-açúcar e do café, em que seria necessário devastar toda a mata.
O município cresceu muito entre 1890 e 1940 graças ao cacau, mas, nos anos 1940, o porto da cidade assoreou e o lugar ficou isolado, visto que as estradas eram muito ruins. Esse isolamento dificultou o crescimento até a construção da Estrada Ilhéus-Itacaré em 1998.

Em 1993, o governo estadual criou uma Área de Proteção Ambiental antes de construir a estrada em 1998, dando regras ao crescimento da cidade. Essa área de preservação estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa.

Desde a criação da Estrada Ilhéus-Itacaré, a cidade é um dos principais centros turísticos do litoral sul baiano, se destacando como principal ponto de surfe do estado.

Com a construção da ponte sobre o Rio de Contas, a antiga balsa foi desativada e o acesso norte pela rodovia BA-001 integrou a cidade de forma mais intensa à Península de Maraú e encurtou a distância à capital estadual através do ferry-boat de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.

Veja também: Ilhéus - Bahia - Brasil - Terra de Gabriela Cravo e Canela



Fonte: wikipedia


http://www.vocerealmentesabia.com/2014/03/itacare-bahia-brasil.html

Nenhum comentário: