Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 31 de março de 2014

Você potencializa o efeito do antirrugas?

Você potencializa o efeito do antirrugas?


A fórmula e os cuidados com a aplicação fazem toda a diferença para uma pele jovem

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 05/09/2013


Ácido retinoico, neuro cosmético, antioxidantes e tantos outros produtos prometem uma pele linda e jovem em pouco tempo. O difícil é decidir qual item da lista tem ação mais eficaz contra as rugas e as linhas de expressão. "O primeiro conselho é buscar orientação do dermatologista, que vai avaliar a pele do paciente e identificar as necessidades", afirma a dermatologista Daniela Hueb da Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento. Com base nessa conversa, fica mais fácil escolher um cosmético que trata a pele sem provocar nenhum tipo de agressão, como excesso de oleosidade ou irritação. 

Mas se você é do tipo que não resiste a um lançamento na área da beleza, atenção: se não forem usadas corretamente, algumas fórmulas podem não se ajustar bem ao seu tipo de pele, causando manchas, aumentando a sensibilidade do rosto ou, simplesmente, não fazendo efeito nenhum. Faça o teste e aprenda como escapar dessas e de outras ciladas quando o assunto é a manutenção da pele jovem e firme, bem longe das rugas. 
Pergunta: A partir de que idade começam a aparecer os sinais do envelhecimento?
Resposta correta: Dos 25 anos
Nota: As linhas de expressão, rugas, manchas e outros sinais do tempo ficam aparentes depois dos 25 anos. Mas antes disso a pele já começou a envelhecer e o uso de protetor solar é fundamental para evitar as marcas do tempo.

Quais são os cuidados básicos para evitar o envelhecimento precoce da pele?
Pergunta: Quais são os cuidados básicos para evitar o envelhecimento precoce da pele?
Sua Resposta Cuidados com o sol, limpeza e hidratação
NotaA dermatologista Daniela Hueb explica que, antes de tudo, é preciso manter a pele protegida do sol. Fuja dele no horário das 10h às 16h e use sempre filtro solar, com FPS 30, pelo menos. Protetores com FPS inferior a 15 não previnem envelhecimento nem câncer de pele. É também muito importante manter a pele limpa com água e sabonete específico para o rosto - e usar hidratante (em gel, loção ou creme) todos os dias no corpo, além de uma fórmula especial para face. Esses cuidados devem fazer parte da sua rotina sempre, independentemente da idade.

Existe alguma restrição para cremes antienvelhecimento?
Pergunta: Existe alguma restrição para cremes antienvelhecimento?Sua Resposta Sim, a composição precisa variar de acordo com a idade
Nota: Os produtos anti-idade têm uma mistura de elementos como os ácidos, os antioxidantes, os peptídeos e os tensores. A dermatologista Daniela explica que cada tipo de pele precisa de uma composição específica. "Peles mais maduras precisam de mais tensores, que dão firmeza e combatem a flacidez da pele. Peles mais jovens pedem dose reforçada de antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento", afirma.
A ginástica facial mantém a pele jovem?
Pergunta: A ginástica facial mantém a pele jovem?Sua Resposta Sim, ela previne rugas de flacidez
NotaA ginástica facial fortalece a musculatura do rosto. Isso previne a flacidez e deixa a pele mais firme, evitando também as rugas. Essa movimentação ainda ativa a circulação do rosto deixando as células da pele mais nutridas. Daniela Hueb recomenda que essa ginástica comece a ser feita a partir dos 25 anos.
Cremes à base de vitaminas podem ser usados á vontade?

Pergunta: Cremes à base de vitaminas podem ser usados á vontade?Não, somente com prescrição médica
Nota: As vitaminas possuem antioxidantes (vitamina C) e componentes hidratantes (vitaminas E e A), ações positivas para a pele, desde que a aplicação seja feita com orientação médica. "O uso excessivo desses produtos pode deixar a pele mais sensível", afirma a cosmetóloga Roseli Siqueira.
A esfoliação ajuda a manter a pele jovem?
Pergunta: A esfoliação ajuda a manter a pele jovem?Sua Resposta Sim, ela melhora a penetração dos cremes anti-idade
Nota: A esfoliação retira as impurezas da pele com mais eficiência que a água e o sabão. "Com esfoliações regulares, os cremes rejuvenescedores penetram mais profundamente e têm o efeito potencializado", afirma a cosmetóloga Roseli Siqueira. Ela dá a dica: não faça este procedimento mais do que três vezes por semana para não machucar a pele.
Quais são os principais cuidados ao aplicar o ácido retinóico?
Pergunta: Quais são os principais cuidados ao aplicar o ácido retinoico?Sua Resposta É preciso caprichar no protetor solar, já que a pele pode sofrer descamação
Nota: O ácido retinoico ajuda a eliminar marcas de expressão, trata espinhas e estrias. Isso porque ele age descamando a pele, fazendo com que uma pele nova e mais saudável apareça. Ao renovar o tecido, ele a deixa mais vermelha e sensível. O protetor solar é extremamente necessário para que não surjam manchas. "Dependendo da fórmula e da quantidade do ácido, é ideal usar protetor com FPS de 70 a 100", afirma a dermatologista Daniela.
Como as substâncias antioxidantes presentes nos cremes combatem o envelhecimento?
Pergunta: Como as substâncias antioxidantes presentes nos cremes combatem o envelhecimento?Elas combatem os radicais livres que causam danos às células da pele
Nota: As substâncias antioxidantes são, basicamente, o ácido ferúlico, o extrato de café, o green tea e as vitaminas C e E. "Essas substâncias combatem os radicais livres que maltratam as células da pele, favorecendo o envelhecimento", afirma Daniela Hueb. Vale lembrar que os campeões de radicais livres são o cigarro, o álcool e a alimentação descuidada, com frituras, doces e alimentos à base de farinha branca.
Os neuro cosméticos são uma boa opção para brecar os efeitos do tempo?
Pergunta 9: Os neuro cosméticos são uma boa opção para brecar os efeitos do tempo? 
Sua resposta: Sim, eles recuperam a jovialidade dos tecidos
Nota: A pele possui neuroreceptores que respondem a alguns hormônios. Os neurocosméticos têm substâncias parecidas (mas não hormonais) que se encaixam perfeitamente nesses receptores. "Essa ligação estimula os neuropeptídios e os antioxidantes, combatendo os radicais livres", afirma a cosmetóloga Roseli Siqueira. O resultado é uma pele bonita, renovada e com aspecto jovial.

Nenhum comentário: