Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 19 de abril de 2014

O que é o Sábado de Aleluia - A vigília pascal do Sábado Santo, simbologia

o que é sabado de aleluia, a vigília pascal

O que é o Sábado de Aleluia - A vigília pascal do Sábado Santo, simbologia

Qual o significado do sábado de aleluia também conhecido como sábado santo, dia de reflexão e de vigília na espera da ressurreição do salvador.


A semana santa é composta de várias datas com forte simbolismo, com simbologia que explica a morte e ressurreição de Jesus.

O sábado santo ou sábado de aleluia é também conhecido como vigília pascal, período em que as pessoas se reúnem em profunda oração aguardando a ressurreição do Cristo Salvador.

Esse é um dia de reflexão, vigília, espera pelo momento da ressurreição de Jesus, sua volta triunfante do mundo dos mortos para salvar os homens de todos os seus pecados, um ato de amor supremo pela humanidade.

Devido a esse momento de vigília e reflexão que o sábado santo ou sábado de aleluia é tão respeitado pelos cristãos, pelas pessoas que realmente entendem o que é a páscoa.
Conheça a verdadeira simbologia do sábado de aleluia e prepare-se para a vigília pascal, como complemento ao texto apresentamos 2 vídeos com mais explicações sobre o tríduo pascal do sábado santo e a vigília pascal.

Dando continuidade no nosso especial sobre a semana santa agora explicamos o que é o sábado de aleluia ou sábado santo. O Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.

Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.

Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado, mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.
É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, 
representando a morte de Judas Iscariotes.

No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.

Sábado: remonta à Criação, passa pelo Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse.

O sábado de Aleluia ou como também é conhecido sábado santo é um momento de reflexão e de espera pela ressurreição de Jesus, um momento de profunda reflexão e oração.




Nenhum comentário: