Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

FESTAS... A Tradição da Troca de Presentes

A Tradição da Troca de Presentes


Todo ano, ao chegar a época do Natal, algumas perguntas nos vêm à mente. Por que cumprimos certos rituais? Por que existe um Papai Noel? Por que trocamos presentes? Muito bem, chegou essa época novamente e, curiosas, fomos fazer uma pesquisa sobre, especificamente, a origem da troca de presentes.
Segundo as vertentes mais tradicionais, o surgimento desse ritual aconteceu logo que Jesus nasceu e os Três Reis Magos para homenagear o menino-Deus levaram presentes e oferendas ao seu berço, e hoje ao trocarmos presentes no Natal, estaríamos repetindo esse ato e honrando a tradição cristã.
Outra vertente conta que a troca de presentes teria surgido na Roma Antiga, quando em dezembro os pagãos saíam às ruas para comemorar a Saturnália e trocavam presentes em forma de comemoração. Quando a festa pagã foi proibida pela Igreja Católica, pois a data escolhida para comemorar o nascimento de Jesus foi em dezembro, alguns costumes pagãos se mantiveram, e entre eles a troca de presentes nessa época do ano.
Tem ainda a história de São Nicolau, um senhor muito simpático e generoso que nasceu em 350 d.C. e que tornou-se bispo da Igreja Católica. Muitos milagres lhe são atribuídos, e grande parte deles se relacionam com a doação de presentes.
Histórias e estórias não faltam para resgatarmos tradições, mas o mais importante dentro de tudo isso é que nesta época do ano, aproveitamos para homenagear pessoas queridas, agradecer as gentilezas recebidas durante o ano, confraternizamos com quem faz parte de nossas vidas e constrói conosco a nossa história.
Por isso, vamos sim às compras, e assim fazer um carinho a quem nos é muito especial!
https://bemmaismkt.wordpress.com/2011/11/25/a-tradicao-da-troca-de-presentes/

Nenhum comentário: