Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 27 de março de 2012

O Amor e saber Amar...


Amor é ampliação!
Amar é expandir-se!
O Amor é uma árvore sem limites de crescimento!

O texto abaixo é um testemunho dessas afirmações. Leia-o com atenção!
 

O ser humano é parte do todo que chamamos “Universo”, uma parte limitada pelo tempo e espaço. Ele se experimenta, experimenta seus pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Essa ilusão é uma prisão para nós, pois nos restringe a desejos pessoais e a uma afeição voltada para poucas pessoas mais próximas. Nossa tarefa deve ser libertar-nos dessa prisão, ampliando nosso círculo de compaixão para abarcar todas as criaturas vivas e a totalidade da natureza em sua beleza.
 

Albert Einstein

II

Quem se esforça por dominar e tiranizar o outro em uma relação dita amorosa o faz dirigido por alguma forma de medo. Sem dúvida, essa atitude ditatorial pode assumir diversas formas, algumas muito dissimuladas, na tentativa de fazer com que ninguém o perceba. Por exemplo, é possível dominar completamente o outro, fazendo o papel de coitado, de carente, de bonzinho.

O medo que leva à necessidade de controlar o outro tem origem no lado infantil do ser humano. Por isso, se alguém estiver tentando controlá-lo, procure dar segurança à criança que ainda vive dentro dessa pessoa. Seja compreensivo e lhe dê apoio para que ela cresça e amadureça. Se, entretanto, isso for impossível, se aquela pessoa não quiser agir como adulta, talvez seja melhor procurar novos rumos.
 

Se, por outro lado, você estiver tentando dominar alguém, procure verificar de onde vem o medo que o está envolvendo. Talvez você consiga falar sobre ele ou compreender melhor as suas causas, localizando as suas raízes. De qualquer maneira, você terá um ganho enorme ao sentir menos medo do seu medo!

O Amor harmoniza e une! A tirania não é própria do Amor!
 

PAULO A. S. RAFUL
LAURO DE A. S. RAFUL
  
I

Amor é expansão! O estado amoroso é sempre novo, pois olha o mundo de forma renovada. É, pois, de sua natureza ser transformador. Assim, o que era aparentemente impossível torna-se possível; o difícil fica fácil; o escuro torna-se luminoso. 

Quando somos tocados pelo estado amoroso, ocorre uma expansão da consciência. Por conseguinte, a tristeza é expulsa e o medo abandonado, fazendo aparecer em seu lugar uma alegria antes desconhecida. 

Mas todos nós temos dificuldade em compreender que não é possível alguém nos dar o Amor, porque, na verdade, ele nunca deixou de estar sempre aí, disponível, no íntimo de nós mesmos. O Amor está constantemente pronto a manifestar-se se oferecermos as condições necessárias à sua fluidez. A principal dessas condições é a abertura de coração. Abrir o coração significa nos afastarmos deliberadamente dos estados crônicos de mau-humor e de tristeza. 

Tente realizar essa condição! Você pode!

II

A angústia que experimentamos ao querer controlar a pessoa amada é, no fundo, uma tentativa de nos protegermos. Mas o que vai ocorrer, na prática, é que isso fará aumentar ainda mais o medo de sermos magoados. 

Devemos, pois, nos perguntar: “O que, em nós, teme ser ferido?” E a única resposta plausível é: a nossa auto-imagem, a auto-importância exagerada.
 

Pouco a pouco, porém, vamos compreendendo que somos, na verdade, algo muito maior do que tudo que procuramos proteger, algo muito mais sólido e real que as imagens fantasiosas que insistimos em manter para nós mesmos.
 

A luz do Amor só pode nos alcançar quando começamos a nos livrar da auto-adoração crônica.
 


PAULO A. S. RAFUL
LAURO DE A. S. RAFUL
  
Uma noite de Luz e Paz!!!
Um alvorecer para o dia que se incia aos outros Continentes, abençoado!

Beijos de Luz!

Nenhum comentário: