Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 27 de março de 2012

TURISMO O melhor do Reino Unido

O melhor do Reino Unido



Interior do Reino Unido – castelos, jardins e estâncias minerais



O interior da Inglaterra é fácil de conhecer (mas o sotaque é mais difícil de entender). Praticamente todas as cidades são ligadas por trem. A viagem também é um atrativo pelas paisagens. A sugestão é começar por Cambridge, cidade onde fica uma das principais universidades do mundo, a 80 quilômetros da capital Londres.
Construída às margens do rio Cam, Cambridge foi um grande ponto comercial na Idade Média. Era tanto dinheiro que, em 1284, surgiu o primeiro college (acomodação), exclusiva para homens. Hoje são 31 moradias desse tipo que cravam a marca universitária na cidade.
Ali ficam o Christ College, onde o teólogo Erasmo de Roterdã lecionou; o King's College, famoso pela capela ogival datada do século 15; o Queen's College e o Trinity College, pertencentes ao filósofo Francis Bacon, o escritor Lord Byron e o físico Isaac Newton; entre outros. Esse roteiro pode ser feito de bicicleta: várias lojas oferecem o serviço.
Cambridge consagrou comediantes como Stephen Fry e o grupo Monty Python. Todos começaram no Footlights, um estilo teatral satírico, fundado pelos estudantes em 1883. Até hoje, artistas se apresentam nos quatros teatros da cidade e é possível vê-los.
Ainda no interior universitário, vale a pena conhecer Oxford. Assim como Cambridge, não há campus ali: a cidade recebe 40 instituições. As mais famosas são Magdalen College; New College; Christchurch; St. Johns; Brasenose e All Souls. Estudaram ali o ex-premiê Tony Blair; o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton; J.R.R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis"; Edmund Halley, que deu o nome ao cometa, entre outros.
Visitas guiadas são oferecidas aos turistas por até R$ 30. O guia percorre o centro histórico, passando pela arquitetura e pelas tradições da universidade, até as recentes filmagens de "Harry Potter" na região. Ainda há um jardim botânico com uma casa de vidro e plantas clássicas do Reino Unido. Turistas de Oxford aproveitam para fazer um bate-volta em Stratford-upon-Avon, cidade que gira em torno do escritor William Shakespeare (1564-1616).
Os britânicos também têm no seu interior uma estância mineral de luxo, tombada como patrimônio da humanidade: Bath, com mais de dois mil anos de história, fica ao oeste de Londres e atrai turistas de todo o mundo com suas casas de banho construídas pelos romanos. Os spas termais são abertos ao público e oferecem banhos de água morna enriquecida com minerais e mesclam arquitetura rústica com moderna. Não é necessário fazer reservas.
Vale também, no sul da Inglaterra, conhecer Salisbury e Stonehenge. A distância entre as duas é de uma hora de carro ou ônibus. Ali você verá o clima da Inglaterra rural, cheia de fazendas e fabricantes de queijo cottage, típico da região. No centros das duas cidades é possível comprar pacotes turísticos de um dia para conhecer as propriedades.

Nenhum comentário: