Carnaval do Recife homenageia o frevo e Antonio Nóbrega
Carnaval do Recife homenageia o
frevo e Antonio Nóbrega
Multi artista chorou emocionado pela homenagem e caiu no passo do frevo para comemorar.
Roberta Patu | 29/01/2014 16:09:49 | Atualizada em: 30/01/2014 16:55:28
Na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura do Recife
Esse ano, o homenageado do Carnaval 2014 é o frevo e o multi artista
Antonio Nóbrega, que após três anos retorna à cidade. A festividade, que terá
o investimento de mais de 37 milhões e espera injetar na econômica do município
cerca de 600 milhões, estimam recepcionar, aproximadamente, 800 mil foliões,
em 63 polos.
tombado Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2012 e o recifense
Antônio Nóbrega. “Depois de retornar, poder compartilhar a homenagem
como frevo é perfeito.
Senti a melhor energia da minha vida e fico feliz em poder transformar
o frevo em matéria viva”, falou emocionado durante o lançamento,
chorando e logo após a cerimônia caiu no passo do frevo.
“É uma grande honra tê-lo no Carnaval e ver as lágrimas de Nóbrega correndo no rosto mostra o enorme carinho que ele tem”, acrescentou o prefeito Geraldo Julio. Na coletiva, ele falou também sobre as novidades para 2014.”Criamos 14 novos polos. No total são 63 polos, desses, 21 oficiais sendo oito centralizados e 13 descentralizados, 29 comunitários, oito corredores da folia e três infantis.
Ainda segundo o gestor, o grande diferencial é que 98% da programação é ocupada por artistas locais, que se apresentam com atrações nacionais. Durante os cinco dias de folia, Fafá de Belém, Martinho da Vila, Sandra de Sá, Jorge Aragão, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alceu Valença, Antúlio Madureira, André Rio, Marron Brasileiro, Gustavo Travassos, Almir Rouche, Nena Queiroga, Nação Zumbi, Eddie e Erasto Vasconcelos, Zeca Baleiro e Mundo Livre S/A, entre outros, animam o Carnaval do Recife.
Responsável pela cenografia carnavalesca do Recife há 14 anos, o arquiteto Carlos Augusto Lira promete inovar. “Procuramos mudar, vamos utilizar a tecnologia para ilustrar a cultura, os homenageados e povo. Para isso, além de usar recursos de animação e projeção de imagens do vídeo mapping, a decoração terá também luz de LED”, informou.
Elementos que representam o maracatu, o frevo e Antônio Nóbrega estarão presentes nas principais vias da cidade. Na Rua do Bom Jesus, ícones e símbolos de instrumentos musicais usados nas orquestras de frevo farão parte da decoração. No Marco Zero, peças inspiradas no multi artista.
Segundo o secretário de Turismo Felipe Carreras, para receber esse público a prefeitura investiu na divulgação em vários Estados, “Este ano apresentamos nosso Carnaval de rua para Estados como o Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Rio grande do Norte e a expectativa é receber aproximadamente, 600 mil visitantes a mais que o ano passado”, revelou Carreras. Já a Central do Carnaval será dividida e parte dela muda de local. Uma área ficará na Praça do Arsenal e a outra no Armazém 12. O polo gastronômico continua ao lado do Armazém 11.
A abertura do Carnaval acontece no dia 28 de fevereiro e reúne frevo e maracatu no Marco Zero. A cerimônia será dividida em duas etapas. Na primeira, acontece o cortejo que sairá às 18 h da Rua da Moeda em direção ao palco principal, no encontro comandado pelo percussionista Naná Vasconcelos. No largo, o grupo recebe como convidados os cantores Marcelo D2 e Zé Brown. Logo em seguida, maestros Spok e Marco César se unem ao multi artista Antônio Nóbrega, homenageado do Carnaval da cidade.
Baile Municipal
Na 50 ª edição do Baile Municipal do Recife, a Prefeitura resgata a característica principal que deu origem à festa: a divulgação da música pernambucana. A festa acontece no dia 22 de fevereiro, a partir das 20 h, no Chevrolet Hall. Na ocasião, estará presente o multi artista e homenageado do Carnaval do Recife 2014, Antonio Nóbrega, e Claudionor Germano, que completa 50 anos de Baile. Sob o comando do Maestro Spok, estrelas pernambucanas se revezarão no palco, durante sete horas.
Os ingressos começam a ser vendidos no dia 12 de fevereiro. Os valores de todas as entradas permanecerão os mesmos, sendo R$ 50 o ingresso individual para a pista e R$ 600 a mesa para quatro pessoas. As entradas para mesa podem ser adquiridas no Chevrolet Hall. Já os ingressos serão vendidos nas lojas Renner dos Shoppings Center Recife, Tacaruna, Rio Mar e Boa Vista, além da unidade da Rua Imperatriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário