Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SAÚDE - Dez maneiras de evitar a alergia respiratória

Sunday, August 31, 2014

Dez maneiras de evitar a alergia respiratória
As estações mais frias do ano podem aumentar o risco de problemas de saúde para algumas pessoas, especialmente o de complicações respiratórias, como a rinite e a asma. Nessa época, agentes que provocam alergia e que são responsáveis por desencadear crises de rinite e de asma permanecem suspensos no ar durante mais tempo devido ao clima seco.



Também contribuem para o surgimento de crises alérgicas as mudanças climáticas bruscas, o aumento dos casos de gripe e resfriados e os ácaros que vêm de casacos e cobertores guardados há meses nos armários.


1. Manter o ambiente arejado afasta a proliferação de ácaros e fungos e é importante principalmente nos quartos, pois é o local onde as pessoas dormem e normalmente passam um período de tempo maior. "Controlar a umidade é essencial para que nenhum dos dois agentes apareça e cause a alergia", diz o alergista e imunologista Fabio Castro, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

2. Poeira doméstica pode conter pelo de animais, esporos de fungos e outros alérgenos. Cortinas e persianas são alvos fáceis de depósito de pó. A dica é optar por materiais e modelos fáceis de lavar, como algodão e voal. Persianas devem ser lavadas uma vez por semana.

3. Bichos de pelúcia e livros são exemplos usuais de objetos que acumulam poeira nos quartos. No caso dos bichos de pelúcia, há um agravante: ele é um lugar perfeito para os ácaros se proliferarem, já que acumula umidade e é difícil limpeza. "O melhor é, para quem tem alergia, guardá-los no armário, principalmente nas épocas mais frias do ano", diz Fabio Castro.

4. Usar vassouras para remover a sujeira faz com que o pó fique suspenso no ar, favorecendo as crises alérgicas. Prefira limpar o chão com pano úmido. Quando o piso é varrido, o ambiente fica com a poeira suspensa no ar durante uma a duas horas.

5. A proliferação de fungos pela casa, principalmente em forma do conhecido "mofo", pode ser evitado tanto pelo controle da umidade quanto pelo uso de água sanitária para limpar a casa, que ajuda a eliminá-los.

6. Após meses no armário, por causa da umidade e da falta de luminosidade, os ácaros podem se hospedar em cobertores e casacos, assim como os fungos. Por isso, e para não correr o risco de entrar em contato com os alérgenos, o ideal é lavar com água quente as roupas de frio e os cobertores antes de usá-los. Essa prática ajuda a eliminar os causadores da alergia.

Outra dica é, ao acordar, não arrumar a cama imediatamente, mas esperar que a umidade da roupa de cama seque. "Além disso, o ideal é expor, a cada 15 dias, colchões, travesseiros, edredons, bichos de pelúcia e almofadas ao sol", diz Ciro Kirchenchtejn, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

7. O pelo dos animais domésticos é uma causa comum de alergia. Para os amantes dos bichos, é essencial deixá-los longe dos quartos tanto na hora de dormir, quanto ao longo do dia.

8. Os tapetes são habitats para os ácaros e os fungos se proliferarem sobretudo se a casa não está arejada suficientemente. Além disso, acumulam muita poeira e pelos de animais. A recomendação é evitá-los, no mínimo, nos quartos.

9. Com a poluição e o ar seco, as narinas acumulam impurezas, podendo causar alguma irritação que desencadeia a alergia. O soro fisiológico ajuda a mucosa nasal a manter as vias respiratórias limpas. "É indicado lavar o nariz com soro duas vezes por dia, de manhã e à noite", indica Rogério Gastal Xavier, pneumologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

10. Utilizar produtos de limpeza ou aromatizadores para a casa com cheiros fortes pode causar irritação e inflamação da mucosa nasal em quem tem alergia respiratória. "Os alérgicos já têm uma sensibilidade a mais, por isso, os cheiros fortes podem irritar a narina", diz Gastal Xavier. Optar por odores mais suaves para limpar e aromatizar a casa é o ideal.




Veja também: Conheça as temidas doenças de inverno






Fonte: veja/saúde




http://www.vocerealmentesabia.com/2014/08/dez-maneiras-de-evitar-alergia.html#more

Nenhum comentário: