Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

ANIMAIS - Cobra coral azul da Malásia (Calliophis bivirgatus)

Saturday, September 6, 2014

 Cobra coral azul da Malásia (Calliophis bivirgatus)



É uma das cobras mais perigosas da Ásia. Foi apelidada de “100 passos”, já que nenhum humano pode andar mais de 100 passos depois de ser mordido. É uma cobra venenosa da família Elapidae. Foi descrita pela primeira vez por Friedrich Boie em 1827.


A espécie habita áreas úmidas e pode ser encontrada na Indonésia, Camboja, Singapura, Tailândia e Malásia. É uma cobra de tamanho médio e corpo esbelto. Adultos geralmente medem 1,4 m de comprimento. O corpo possui coloração azul profundo com leves listras azuis ou brancas. A cabeça, ventre e cauda geralmente são vermelho brilhante.

A Cobra coral azul da Malásia tem hábitos noturnos, alimenta-se quase que exclusivamente de outras cobras, incluindo a própria espécie, ocasionalmente pode consumir lagartos, rãs e pássaros. São serpentes ovíparas sendo desconhecido o tamanho da sua ninhada. Como em outros elapídeos, o veneno da cobra coral azul da malásia é neurotóxico e muito potente, os principais compostos ativos são fosfolipases e citocinas.


A espécie é relativamente dócil e não agressiva. Quando ameaçada, enfia a cabeça sob as folhas ou sob a bobina de seu corpo e levanta a cauda para revelar a superfície ventral vermelho brilhante. É pensado que a cor vermelho brilhante da cauda torna difícil os predadores distinguir a cabeça da cauda.



Veja também: Muçurana - Cloelia cloelia - a cobra do bem
Fonte: portal 



http://www.vocerealmentesabia.com/2014/09/cobra-coral-azul-da-malasia-calliophis.html#more

Nenhum comentário: