Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

TURISMO E CONHECIMENTO - Joias medievais: conheça 10 belíssimas cidades muradas pelo mundo

Joias medievais: conheça 10 belíssimas cidades muradas pelo mundo

Construídas para proteger a cidade dos inimigos, as muralhas fascinam turistas de todo o mundo

Ao longo da história, muitas muralhas ao redor do mundo foram construídas para proteger uma localidade dos inimigos. As pessoas só podiam entrar na cidade por meio de um dos portões, que eram fechados depois de um toque de recolher todas as noites.
Apesar de não serem mais um mecanismo de defesa, esses paredões foram mantidos como uma lembrança do passado e acabaram se tornando importantes atrativos turísticos. Da muralha que protege a “Pérola do Adriático”, no sul da Croácia, a um muro chinês com 14 quilômetros de extensão, conheça na galeria a seguir as mais belas cidades muradas do planeta. 
Dubrovnik, Croácia
As muralhas desta bela cidade no sul da Croácia foram construídas durante os séculos 14 e 15, mas os blocos foram alargados e reforçados até o século 17. O muro de Dubrovnik nunca foi violado por nenhum exército e ainda suportou um grande terremoto no ano de 1667. Hoje, turistas de todo o mundo desembarcam na cidade para andar em cima das famosas muralhas. São dois quilômetros de trilhas e uma vista de tirar o fôlego para o mar Adriático.

http://viagem.br.msn.com/pureviagem/joias-medievais-conhe%C3%A7a-10-bel%C3%ADssimas-cidades-muradas-pelo-mundo-1#image=1

Carcassonne, França

Carcassonne, França

O melhor período do dia para visitar Carcassonne, no sudoeste da França, é ao entardecer, quando as suas muralhas com ameias e torres de observação são iluminadas como um castelo de conto de fadas. Classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1997, a história desta cidade medieval bem preservada é fascinante: no fim da Cruzada contra os cátaros, a histórica localidade fortificada se tornou um local emblemático do poder do rei da França, na fronteira com o reino de Aragão. No século 19, com as muralhas arruinadas, o local passou por uma das maiores obras de restauração realizadas até então no país. 


York, Inglaterra

York, Inglaterra

York é uma das cidades mais bem preservadas da Europa. Com 2,5 quilômetros de extensão, as muralhas intactas em torno da cidade velha (construídas entre os séculos 12 e 14) protegem a localidade desde os tempos romanos. O visitante pode caminhar ao longo delas, parando em pequenos museus localizados em alguns dos portões. Não deixe de visitar a belíssima Catedral de York, a maior em estilo gótico do norte da Europa. 


Óbidos, Portugal

Óbidos, Portugal

Rodeada por muralhas medievais, Óbidos está localizada no topo de uma colina. No século 8, os mouros estabeleceram uma fortificação no alto do morro, mas a vila foi recapturada pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1148. Para os turistas que realmente querem reviver o período medieval, a dica é visitar a cidade no mês de julho. Durante duas semanas, o castelo abriga um mercado medieval completo, incluindo bandeiras heráldicas, malabaristas, trovadores e muita festa. 


Xi’an, China

Xi’an, China

Xi'an uma das cidades mais antigas da China, com uma história que passa dos 3.100 anos. Por mil anos, ela foi a capital de 13 dinastias, com 73 imperadores governando a região. A muralha que rodeia a cidade foi reconstruída no século 14, durante a Dinastia Ming. Ela representa um dos muros urbanos mais bem preservados do mundo, com 12 metros de altura e 14 quilômetros de extensão. 


Ávila, Espanha

Ávila, Espanha

Quando foi governada por árabes, a cidade de Ávila sofreu sucessivos ataques até ficar totalmente abandonada. Ela foi repovoada no século 11, época em que começou a construção das muralhas defensivas. São 88 torres semi-circulares em 2,5 quilômetros de extensão. Uma das seis portas do muro leva o visitante para dentro de uma impressionante catedral gótica, uma das primeiras construções deste estilo na Espanha. Há vários monumentos religiosos fascinantes dentro de Ávila, mas as paredes são, de longe, a atração mais magnífica.


Pingyao, China

Pingyao, China

Situada na província de Shanxi, Pingyao já foi o centro financeiro mais importante do país. Hoje, a cidade fortificada do século 14 conseguiu manter o seu desenho das dinastias Ming e Qing que, juntamente com as suas impressionantes muralhas, foram declarados Patrimônio Mundial da Unesco em 1997. São seis quilômetros de paredões, com seis portões, fosso exterior e 72 torres de observação.  


Mystras, Grécia

Mystras, Grécia

Nem toda cidade murada ainda é habitada. Sobre o monte Taigeto, perto da antiga Esparta, na Grécia, fica a cidade abandonada de Mystras, um impressionante tesouro arqueológico onde o último imperador bizantino, Constantino XI Paleólogo, foi coroado em 1449. Entre os diversos monumentos religiosos da localidade, um dos destaques fica por conta da Igreja de Nossa Senhora Peribleptos. O interior está decorado com afrescos raros que são exemplos perfeitos da arte bizantina do século 14.

Toledo, Espanha

Toledo, Espanha

Uma joia muitas vezes esquecida pelos turistas, Toledo é uma das antigas capitais do Império Espanhol. Com uma história que remonta à ocupação romana, iniciada em 192 a.C., a cidade abriga ruínas desta época até hoje, do lado de fora das muralhas que rodeiam a localidade. Próxima de Madri, Toledo está cercada pelo rio Tejo em três lados e por dois paredões medievais no quarto lado.

Tarudante, Marrocos

Tarudante, Marrocos

Tarudante é conhecida como 'Avó de Marrakech', por lembrar a famosa cidade marroquina em pequena escala e, sobretudo, devido às suas muralhas e à animada Praça Assarag, uma espécie de Praça Jemaa El Fna em miniatura. As paredes de terra vermelha envolvem praticamente toda a cidade, com seis quilômetros de comprimento, baluartes e portões majestosos. A cidade é um ótimo destino de compras, com destaque para as belíssimas peças de artesanato (cerâmica, trabalho em cobre, tapetes e joias).

http://viagem.br.msn.com/pureviagem/joias-medievais-conhe%C3%A7a-10-bel%C3%ADssimas-cidades-muradas-pelo-mundo-1#image=10

Nenhum comentário: