Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

TECNOLOGIA.... 15 maneiras de usar os hangouts do Google+ na Educação

08/09/2012

15 maneiras de usar os hangouts do Google+ na Educação


O professor de hoje em dia precisa incorporar a tecnologia às suas aulas para chamar a atenção dos alunos e fazer com que eles se engajem mais aos estudos quando estiverem em casa. Saiba como fazê-lo usando o Google+
Os hangouts do Google+ podem se assemelhar bastante com um ambiente escolar. Lá, você pode criar até lousas online, que são ótimas para explicar conteúdos e que podem ser compartilhadas com os alunos.

Não importa se você é professor online ou está simplesmente tentando incorporar novas tecnologias às suas aulas, o Google oferece ótimas ferramentas para fazer com que os estudantes pensem, aprendam, conectem conteúdos e compartilhem o aprendizado. Por meio dos “hangouts”, 10 alunos podem entrar em vídeo-conferências de uma vez só, e o serviço é facilmente conectado com os círculos do Google+, oferecendo uma diversidade de maneiras com as quais os professores podem trabalhar nas suas aulas.

Confira 15 maneiras de usar os hangouts do Google+ na educação:

1. Facilitador de trabalhos em grupo

Se os estudantes precisam de ajuda depois das aulas ou só querem tirar dúvidas sobre trabalhos, não há necessidade de sair de casa para esclarecer esses problemas. Além disso, se eles souberem usar ao hangouts, eles mesmos podem combinar um horário e resolver as pendências online.

2. Palestras

Muitas vezes os palestrantes estão longe. Por isso, essa opção de vídeo pode ser ótima para trazer pessoas que são apropriadas para falar com os alunos, mas estão em outro estado ou até mesmo país.
  
3. Lições de casa

Nunca mais o aluno terá a desculpa de que não fez porque não entendeu. Ele pode conversar com o professor e pedir orientação para uma tarefa por meio do hangout do Google+.

4. Expandir rede de contatos

Os hangouts do Google+ não beneficiam somente o professor dentro da sala de aula. Eles podem ser uma ótima ferramenta para manter o contato entre outros professores, trocar ideias e até mesmo pedir ajuda.

5. Aumentar o tempo de ensino

Não só os professores e seus assistentes, como também os alunos podem se reunir, por meio dos hangouts, às discussões educacionais desses profissionais. Por exemplo, quando eles forem fazer o calendário de provas ou de trabalho, os alunos podem opinar.

6. Sessões de nota

Um professor democrático discute a nota com os alunos antes de atribuí-la. Às vezes, no entanto, não dá tempo de fazer isso em sala de aula individualmente. Os hangouts do Google+ podem ajudar nesse processo.

7. Comparecer a conferências

Há diversos fóruns de discussões que utilizam os hangouts do Google+. Você pode assisti-los em tempo real, ou ver o que foi discutido depois. De qualquer forma, você sai ganhando.

8. Discussões de sala online

Não tem tempo para discutir um livro ou um projeto na sala de aula? Marque um horário com os alunos e faça as discussões online.

9. Compartilhar aulas

Crie um espaço nos hangouts do Google+ para que haja interação entre os professores. Vocês podem compartilhar ideias, calendários e aulas. Lembre-se de que a interdisciplinaridade é essencial hoje em dia.

10. Desenvolvimento profissional

Há diversas oportunidades para crescimento profissional nos hangouts do Google: conferências, networking, conversas, discussões. As opções estão todas aí, cabe a você escolher como você quer se desenvolver na sua área.

11. Grupos de estudo

Alunos também podem se ajudar entre si. Incentive a criação de grupos de estudo online entre eles, principalmente antes das provas, para que eles tirem suas dúvidas mais urgentes.

12. Dividir sua tela

Às vezes, a melhor maneira de explicar algo aos seus estudantes é mostrando, fazendo-o visualizar certo conteúdo. Os hangouts têm essa opção também.

13. Lousas digitais

Os hangouts do Google+ querem se assemelhar ao máximo com um ambiente escolar. Lá, você pode criar lousas online, que são ótimas para explicar conteúdos e que podem ser compartilhadas com outros usuários.

14. Gravar conteúdo para depois

Muitos alunos adorariam poder escutar novamente o que o professor disse quando estivessem estudando para a prova. Os professores podem gravar o que quiserem e depois compartilhar com seus alunos o conteúdo a ser consultado mais tarde.

15. Ensinar sobre carreiras

Os hangouts podem ajudar aquele estudante que está em dúvida sobre qual carreira seguir. É só falar com um especialista em carreiras, colocá-lo na frente de um computador e você já terá uma ótima apresentação sobre carreiras em poucos minutos.








http://tecnologia.vocerealmentesabia.com/search/label/dicas

Nenhum comentário: