Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 21 de setembro de 2014

TURISMO - BRASIL / Cidade dos Deuses - Alenquer - Pará - Brasil

Thursday, February 7, 2013


Cidade dos Deuses - Alenquer - Pará - Brasil


A pequena cidade do interior paraense, a 100 km de Santarém, além de suas maravilhosas cachoeiras, guarda um dos segredos mais bem guardados da história; ali está uma formação rochosa esculpida pelo vento dando origem a gigantescas figuras, onde povos primitivos fizeram inscrições e desenhos até hoje não decifrados, é a Cidade dos Deuses.


No meio da selva amazônica, é um conjunto de ruínas de milhões de anos de idade que foi descoberto pelos moradores de Alenquer no interior do estado do Pará. As pedras que formam a cidade dos deuses tem formas rochosas com 5 metros de altura, com inscrições que podem ter sido feitas por uma civilização muito primitiva.

Algumas inscrições parecem um calendário, como se alguém estivesse interessado a contar os dias. Essas inscrições antigas nunca foram estudadas assim como tudo que existe no local. No portão de entrada, tem uma área de 4 Km² cheia de rochas e areias consolidadas, que devem ter se formado a milhões de anos.

A erosão cuidou de esculpir estas rochas e criou formas curiosas, e o povo de Alenquer batizou algumas delas. A cidade dos deuses é uma área de campo de difícil acesso dentro da floresta Amazônica. A vegetação rasteira e cactos que não são comuns da Amazônia, fazem esse lugar cercado de magia.

A área teria sido descoberta por um topógrafo Norte Americano, Michael Douglas Blair que esteve em Alenquer em 1953. As embarcações partem de Santarém para Alenquer. Em lancha rápida a viagem demora 2 horas e meia; de barco demora 6 horas.

O Vale do Paraíso está a 58 km da cidade de Alenquer. A pousada foi planejada com uma concepção de integração e conservação ecológica. Em estilo rústico, está entre riachos, floresta e as cachoeiras.

A Cachoeira Chuva de Prata é a maior da região com quase 70 metros de altura, formando uma piscina natural. Outras são: o Véu de Noiva de 25 metros e a Preciosa de 45 metros.

Existem também dois lagos em Alenquer que na época das chuvas se juntam, formando um grande lago. Na época da estiagem eles se separam, formando os lagos Curumum e Uruxi. Além disso, surge uma área que se transforma em um grande campo, com muitas andorinhas, garças e outras aves.

Quando chegam as chuvas novamente, toda a área se transforma em um grande lago novamente, e assim permanece pelo menos durante 4 meses ao ano.






http://www.vocerealmentesabia.com/2013/02/cidade-dos-deuses-alenquer-para-brasil.html

Nenhum comentário: