Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

TEMPOS DE CARNAVAL! ... Carnaval do Rio de Janeiro conheça a história que descobrimos.

Carnaval do Rio de Janeiro conheça a 

história que descobrimos.

Que tal saber mais sobre a história do Carnaval do Rio de Janeiro?

Saiba coisas que você nem imagina da trajetória do Carnaval do Rio de Janeiro. Das ruas ao glorioso Sambódromo. Dos pequenos blocos às Escolas de Samba.
Por Beatriz Cardoso
Carnaval do Rio de Janeiro conheça os 84 anos de uma história vitoriosa
O glamour e as cores vibrantes de hoje em dia
Carnaval do Rio de Janeiro é uma das festas populares mais conhecidas em todo o mundo. Mas você sabe como esta festa surgiu? Sabe como era o Carnaval no Rio Antigo? Venha com a gente e te levaremos a um passeio histórico fazendo com que você queira conhecer o hoje desta comemoração tão mágica.
Carnaval chegou ao Brasil no século XVII, trazido pelos portugueses com o nome de Entrudo. Deu-se este nome graças aos grandes bonecos presentes no Carnaval de Portugal. Assim que chegou ao Rio de Janeiro, o Carnaval foi dividido em Entrudo familiar e Entrudo popular.
No Entrudo familiar eram realizadas festas em casa. Nelas jovens jogavam limão de cheiro uns nos outros, o que mais tarde resultou nos famosos lança perfumes. O Entrudo popular era o Carnaval de rua no Rio de Janeiro, as brincadeiras que eram feitas tinham como principal característica os banhos com água suja, que era misturada com vários tipos de líquidos, entre eles a urina.
O Carnaval do Rio de Janeiro começou a mudar com a criação da Avenida Presidente Vargas no século XX, que na época era chamada  Avenida Central. A partir daí foram criados os chamados cordões, que deram origem aos blocos e escolas de samba.Ainda no século XX foi criado o Corso, que era um desfile com carros e caminhões, abertos e fechados, com ou sem decorações, que conduziam famílias e foliões para as festas. Diferente do Entrudo, os que acompanhavam a celebração do Carnaval do Rio de Janeiro a pé promoviam uma grande guerra com confetes e serpentinas. Houve ainda durante este período a criação das famosas matinês, que surgiram em 1907, com a realização do baile carnavalesco infantil. Em 1909, é criado o primeiro concurso em um baile. Nele, apenas os homens tinham o direito ao voto e a premiação era feita com jóias bem valiosas. Eram avaliadas as melhores fantasias, a mulher mais bela, além da dança mais criativa.

Surgimento das escolas de samba

Carnaval do Rio de Janeiro conheça os 84 anos de uma história vitoriosa
Os primeiros componentes da escola de samba Estação Primeira da Mangueira
Passado isso, lá no bairro do Estácio começa a nascer o samba a partir da criação de um novo instrumento musical, o surdo, projetado por um dos bambas do bairro, Alcebíades Barcelos, o Bide, e mudando a história do Carnaval do Rio de Janeiro. A primeira escola de samba criada foi a Deixa Falar, esta existe até hoje, porém seu nome mudou para Estácio de Sá. O termo escola de samba foi criado por Ismael Silva, porque os sambistas eram denominados de professores por conta do tamanho prestígio que possuíam.
Em 1929, surge a Estação Primeira da Mangueira criada por Angenor de Oliveira conhecido por Cartola, Marcelino José Claudino o Seu Maçu, Saturnino Gonçalves mais conhecido por Seu Saturnino, Pedro Paquetá, Carlos Moreira de Castro o Carlos Cachaça, José Gomes da Costa o Zé Espinguela, Euclides Roberto dos Santos o Seu Euclides  e Abelardo da Bolinha fazendo com que no ano de 1932, houvesse o primeiro desfile de escolas na Praça Onze, tendo como campeã a Estação Primeira. O concurso foi promovido pelo jornal Mundo Sportivo, do jornalista Mário Filho. No ano seguinte o jornal O Globo assume a organização e em 1935, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro toma à frente do evento. Os desfiles ocorreram na Avenida Presidente Vargas até a criação do Sambódromo no ano de 1984. Antigamente o evento era feito de forma desordenada com arquibancadas montadas no meio da avenida em cima da hora.

Fotos que mostram um pouco da história do Carnaval do Rio de Janeiro


Vídeo que mostra um pouco da história do Carnaval do Rio de Janeiro



VEJAM O VÍDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=-Mvx-xM2UQ0


carnaval do incio ao fim
















http://www.ingressocarnaval.com.br/2013/10/carnaval-do-rio-de-janeiro-historia/

Nenhum comentário: