ÁRVORES PARA CALÇADAS
Ao escolher as árvores para calçada, alguns aspectos devem ser levados em consideração. A existência de fiação aérea, por exemplo, é um dos fatores que mais prejudicam o crescimento das árvores. Nesse caso, é melhor optar por espécies bem pequenas, que não atinjam a altura dos fios.
Não existe melhor cartão de visitas para uma casa, do que uma bela árvore em sua calçada. Além da beleza, as árvores nas calçadas ainda trazem outros benefícios: diminuição da temperatura, da poluição, do ruído, e o aumento da biodiversidade, atraindo pássaros e pequenos insetos.
Algumas espécies oferecem boa sombra, porém suas raízes são superficiais e acabam afetando as calçadas, tornando-as perigosas. Dois bons exemplos disso são os Ficus e o Flamboyant, árvores que erroneamente já foram muito usadas nas calçadas brasileiras.
Árvores com grandes frutos também devem ser evitadas, pois a queda destes podem atingir carros e pessoas. Essas árvores devem ser usadas em grandes áreas, gramados e parques.
Aqui no Ateliê, damos preferência às especies nativas sempre. Isso porque acreditamos que essa vegetação traz muitos benefícios para a avifauna, além de serem naturalmente adaptadas, diminuindo assim a necessidade de manutenção dessa vegetação. Separamos algumas árvores que são ideais para o plantio em calçadas, mas cada caso deve ser sempre avaliado isoladamente, de preferência com o auxílio de um profissional.
Ipê amarelo – Tabebuia chrysotricha
Manacá da Serra – Tibouchina mutabilis
Pitangueira – Eugenia uniflora
Algodão da Praia – Hibiscus pernambucensis
Falso barbatimão – Cassia leptophylla
Pata de vaca – Bauhinia forticata
Agora ficou mais fácil escolher as melhores espécies de árvores para a calçada, mas se você ainda tiver alguma dúvida e precisar de ajuda contate o Ateliê Urbano.
Até o próximo post.
http://projetosdearquitetura.blog.br/arvores-para-calcadas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário