Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

ÁRVORES PARA CALÇADAS

ÁRVORES PARA CALÇADAS

Ao escolher as árvores para calçada, alguns aspectos devem ser levados em consideração. A existência de fiação aérea, por exemplo, é um dos fatores que mais prejudicam o crescimento das árvores. Nesse caso, é melhor optar por espécies bem pequenas, que não atinjam a altura dos fios.​
Não existe melhor cartão de visitas para uma casa, do que uma bela árvore em sua calçada. Além da beleza, as árvores nas calçadas ainda trazem outros benefícios: diminuição da temperatura, da poluição, do ruído, e o aumento da biodiversidade, atraindo pássaros e pequenos insetos.
Algumas espécies oferecem boa sombra, porém suas raízes são superficiais e acabam afetando as calçadas, tornando-as perigosas. Dois bons exemplos disso são os Ficus e o Flamboyant, árvores que erroneamente já foram muito usadas nas calçadas brasileiras.

Árvores com grandes frutos também devem ser evitadas, pois a queda destes podem atingir carros e pessoas. Essas árvores devem ser usadas em grandes áreas, gramados e parques.
Aqui no Ateliê, damos preferência às especies nativas sempre. Isso porque acreditamos que essa vegetação traz muitos benefícios para a avifauna, além de serem naturalmente adaptadas, diminuindo assim a necessidade de manutenção dessa vegetação. Separamos algumas árvores que são ideais para o plantio em calçadas, mas cada caso deve ser sempre avaliado isoladamente, de preferência com o auxílio de um profissional.
  •  Ipê amarelo – Tabebuia chrysotricha



 Manacá da Serra – Tibouchina mutabilis
  • Pitangueira – Eugenia uniflora

  • Algodão da Praia – Hibiscus pernambucensis

  • Falso barbatimão –  Cassia leptophylla

  • Aroeira falsa – Schinus terebinthifolius


 Pata de vaca – Bauhinia forticata
Agora ficou mais fácil escolher as melhores espécies de árvores para a calçada, mas se você ainda tiver alguma dúvida e precisar de ajuda contate o Ateliê Urbano.
Até o próximo post.
http://projetosdearquitetura.blog.br/arvores-para-calcadas/

Nenhum comentário: