Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

JARDIM DE TEMPEROS, TENHA O SEU TAMBÉM

JARDIM DE TEMPEROS, TENHA O SEU TAMBÉM


Atualmente muitas pessoas tem se preocupado com a qualidade dos alimentos que chegam à mesa. Pensando nisso temos algumas dicas de como aproveitar o tempo livre para começar o cultivo de um jardim de temperos em sua casa ou apartamento.
Ao contrário do que muitos imaginam não é necessário um grande espaço para o plantio desse tipo de vegetação. Qualquer cantinho com boa insolação e boa ventilação já pode ser utilizado para iniciar a sua horta.
Para quem tem mais espaço a dica é criar canteiros que misturem as diferentes formas e aromas das ervas. As diversas cores e texturas criam espaços surpreendentes e um jardim aromático que , além de bonito, vai tornar a sua alimentação mais saudável.
Jardins de temperos em canteiros como os da foto acima são muito comuns na Europa. Aqui no Brasil ainda não estamos tão acostumados a vê-los desta forma mas esta é uma excelente opção para o nosso clima também. Para não se confundir as plaquinhas ajudam na identificação e um pouco de dedicação pode gerar resultados muito bonitos.
Mas e quem tem uma limitação maior de espaço? Se este é o seu caso há inúmeras alternativas. Veja algumas inspirações para o cultivo de temperos em pequenos espaços.
Vasos na parede.
Uma armação metálica presa à parede serve como suporte para vasos de plástico, simples e barato.
Restos de madeira viram um painel com vasos que abrigam o novo jardim.
E que tal aproveitar aquelas latas que estão jogadas num canto para montar o seu jardim de temperos?
E se a ideia é reciclar as garrafas PET se transformam numa excelente alternativa.
Vasos “empilhados”.
Então você pensa, pensa e vê que não tem qualquer parede disponível. Sem problemas, sabe aquele cantinho em que bate sol e que você não consegue colocar nada? Pronto, vai virar jardim, olha só:
Vasos combinados formando uma pirâmide.
E se você já procura uma opção pronta, existe esta à venda no “Sabor de Fazenda” aqui em São Paulo.
E o tubo de PVC dentro de um vaso pode ser um excelente suporte ao seu jardim.
 Com pouco ou muito espaço o mais importante é não esquecer que o um jardim de temperos precisa de cuidados especiais:
  • O sol é fundamental, colocar a sua pequena horta na sombra não dará os resultados que você espera. O ideal é que os vasos ou canteiros estejam num local em que haja sol pelo menos 3 horas por dia.
  • As regas devem ser diárias e sempre realizadas no início ou final do dia. É importante não exagerar na água já que o excesso de umidade pode facilitar o aparecimento de fungos nas suas plantas.
  • As adubações também são parte importante do cultivo, opte sempre por adubos orgânicos humus de minhoca a cada 2 ou 3 meses.
  • Algumas espécies exigem um replantio periódico, por exemplo o coentro, cebolinha, tomilho e manjericão. Se a sua planta não estiver mais tão bonita atente para esse detalhe e não se desespere!
  • Confira sempre se não há o aparecimento de pragas nas folhas das plantas, caso isto aconteça faça o tratamento com receitas ou herbicidas naturais.
Gostou? Então na perca o post da próxima semana, quando daremos algumas dicas de plantas que podem ser colocadas no seu jardim de temperos e as características de cada uma delas.
http://projetosdearquitetura.blog.br/jardim-de-temperos/

Nenhum comentário: