Castelos brasileiros
Por Isabela Giordan
Os castelos medievais sempre fizeram parte das antigas histórias de amor e de guerra. Também foram, e ainda são, um grande símbolo do poder monárquico. Mas se você pensa que eles só existem na Europa, você está muito enganado!
Com estilos góticos a medievais, o Brasil também possui lindos castelos onde é possível encontrar desde museus a até antigos centros de disputas políticas. Confira:
Castelo Labirinto de Zé dos Montes – Sítio Novo/RNUm dos mais famosos castelos brasileiros foi elaborado por João Antônio Barreto, também conhecido por Zé dos Montes. A obra levou mais de 20 anos para ser concluída e foi construída com pedra e cal. Com corredores estreitos, o que dá o nome de castelo labirinto, o local é uma beleza isolada na Serra do Tapuia.
Castelo de Pedras Altas – Pedras Altas/RSConstruída em granito rosa, o Castelo de Pedras Altas foi de grande importância para as disputas políticas que culminaram na Revolução de 1923. O prédio, que fica numa parte isolada do Rio Grande do Sul, possui uma grande biblioteca que ainda reúne visitantes.
Castelo do Batel – Curitiba/PRInspirado nas edificações francesas, o Castelo Batel foi construído em 1924 e encomendado pelo cônsul honorário da Holanda. Em 1947 foi tombado como patrimônio público. Hoje em dia o castelo é um famoso centro de convenções e eventos.
Castelo De Garcia D’Avilla – Praia do Forte/BAUm dos mais antigos do país, o Castelo de Garcia D’Avilla, infelizmente, encontra-se em ruínas. O lugar começou a ser construído em 1551, mas as obras só foram concluídas em 1624. Seu dono era Garcia D’Avilla, que foi nomeado como feitor da cidade de Salvador.
Castelo São João/ Instituto Ricardo Brennand – Recife/PECom mais de um milhão de visitas, o Castelo São João começou com o hobby do empresário Ricardo Brennand de colecionar armas! O castelo, construído em estilo gótico em apenas seis anos, foi inaugurado em 2002 e hoje é um dos maiores acervos de armas brancas do mundo.
Castelo da Ilha Fiscal – Rio de Janeiro/RJProjetado por Adolpho José Del Vecchio, esse castelo tinha como objetivo ser um posto aduaneiro para o Ministério da Fazenda. O projeto levou quase oito anos para ser finalizado e a edificação de estilo neo-gótico foi construída por portugueses e escravos. Atualmente, o prédio é um museu mantido pela Marinha do Brasil.
Castelo Simões Lopes – Pelotas/RSA construção, que já foi palco para importantes discussões políticas, foi construída em 1920 e arquitetada pelo arquiteto suíço Fernando Rullman. Entretanto, seu dono era o senador Augusto Simões Lopes, que dá nome ao castelo. Atualmente, o prédio é um patrimônio público do Rio Grande do Sul.- Foto: Divulgação/Caxias do Sul Turismo
- Châteou Lacave – Caxias do Sul/RSO Châteou Lacave foi construído em 1968 e é o resultado da planta original de um castelo espanhol. Além disso, a construção é uma vinícola famosa da região e também restaurante! Apesar de ser uma propriedade privada, o castelo é um ponto famoso de turismo em Caxias do Sul, que recebe visitas de turistas de todo o país.
Castelo Fiocruz – Rio de Janeiro/RJConstruído no estilo neo-mourisca no Rio de Janeiro, o Castelo Fiocruz é o prédio central da Fundação Oswaldo Cruz. Essa edificação foi projetada em 1904 pelo português Luiz de Moraes Júnior. Hoje, o castelo é um museu científico e possui várias salas só para exposição.
Castelo de Pesqueira – Pesqueira/PEUm empresário pernambucano decidiu construir seu próprio castelo. Isso mesmo, Edvonaldo Bezerra Torres transformou a sua casa em um castelo inspirado em edificações árabes. A construção, iniciada há seis anos, possui 1,8 mil metros quadrados e mais de 35 metros de altura.
http://www.guiadoturista.com.br/roteiros/familia/castelos-brasileiros/
Nenhum comentário:
Postar um comentário