Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

JARDIM DE TEMPEROS... ERVAS PARA O JARDIM DE TEMPEROS

JARDIM DE TEMPEROS


ERVAS PARA O JARDIM DE TEMPEROS

Na semana passada mostramos que um pequeno espaço pode se transformar num mais que especial jardim de temperos.
Hoje vamos falar sobre algumas as ervas que podem compor o seu jardim. Selecionamos, além de temperos, algumas ervas aromáticas que se transformam em chás incríveis.
MANJERICÃO (Ocimum basilicum)
Natural da Ásia tropical, África e Ilhas do Pacífico, o manjericão é um pequeno arbusto de folhas de verde intenso. Rico em vitaminas C e A o manjericão é muitíssimo utilizado na culinária, principalmente a italiana) e seu aroma é inconfundível. Para seu cultivo é necessário sol, terra solta, com boa drenagem e rica em matéria orgânica.
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Esta linda erva de origem européia está sempre verde e tem pequenas flores branco azuladas utilizadas na produção de mel. Tem ramos bem flexíveis e pode atingir até 2,5 metros de altura, mas não se assuste já que em vasos o alecrim não costuma ficar tão alto. O alecrim não necessita de tanta água e gosta de solos bem soltos, o ideal é garantir a drenagem com pedrinhas ou manta, areia úmida e depois colocar o substrato. O alecrim é muito utilizado no preparo de carnes e molhos.
Orégano (Origanum vulgare)
O orégano é mais uma daquelas ervas que estamos tão acostumados a ver a venda em saquinhos nos supermercados, mas você já imaginou ele vindo fresquinho direto do vaso para a panela? Essa erva gosta muito do sol e novamente os solos fofos e com bastante matéria orgânica ajudam no crescimento da planta.  Originário da Europa, o orégano é muito comum nos pratos da cozinha italiana.
Tomilho (Thymus vulgaris)
Este é mais um tempero originário da região do Mediterrâneo, o tomilho precisa de sol direto pelo menos durante um período do dia e se adapta muito bem a climas mais amenos. Esta planta pode chegar a cerca de 40 cm de altura e o plantio pode ser feito tanto por sementes quanto por estacas. É muito utilizada em molhos e saladas e possui também uso medicinal
 Salsa (Petroselinum sativum)
E vamos falar agora da salsa. Vastamente utilizada na culinária brasileira, esta erva originária da região mediterrânea central é muito rica em vitaminas A e C. É uma erva de produção bienal que precisa ser replantada com frequência para que a produção seja mantida. Alcança cerca de 20 cm e suas folhas de um verde intenso é inconfundível assim com seu sabor.
Hortelã  (Mentha spicata)

Essa é uma de nossas preferidas: o hortelã. Além de tempero comum na cozinha árabe o hortelã é utilizado em perfumados chás. É uma erva que se desenvolve muito bem em vasos, tem folhas bem verdes e muito aromáticas e tem origem asiática. Gosta de climas mais quentes e no verão está no seu auge, prefere solos mais úmidos e serve como repelente de  pulgões e pequenos besouros que queiram invadir a sua horta.
Erva Cidreira (Melissa officinalis)
Mais uma erva para o chá da tarde a erva cidreira. Ao contrário da maioria das plantas que falamos aqui, a cidreira gosta de sombra e o sol mais indicado é o da manhã e o solo para seu plantio deve ser bem fofo e rico em compostos vegetais. Também é originária da Europa e suas folhas podem ser utilizadas durante todo o ano, suas flores quase não são vistas, pode atingir até 50 cm de altura e suas folhas tem um leve odor de limão.
Agora que você já sabe os requisitos básicos para o cultivo do seu jardim de temperos é só colocar a mão na massa.
Não se esqueça que alguns requisitos valem para todas as ervas listadas: solo rico em material orgânico, sol e dedicação.
Mais uma dica: identifique com uma plaquinha cada uma das ervas do seu jardim de temperos. Pelo menos no início, enquanto elas forem pequenas ou estiverem brotando,  você pode se confundir e a sinalização ajuda muito os agricultores de primeira viagem.
Na próxima semana tem mais.
http://projetosdearquitetura.blog.br/ervas-para-o-jardim-de-temperos/

Nenhum comentário: