Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Vamos brincar? Minhas das muitas, brincadeiras preferidas!

Vamos brincar?  
Minhas das muitas, brincadeiras preferidas!

CANTIGAS DE RODA



FAIXA ETÁRIAAcima de 3 anos
LOCALCalçada, Praia, Quintal, Quadra de esportes, Condomínio, Praça
ESTIMULARSocialização, Lateralidade, Ritmo, Criatividade, Linguagem
PARTICIPANTES3+
COMO BRINCAR

De mãos dadas, o grupo gira em sentido horário cantando músicas folclóricas de roda. Existem inúmeras cantigas sendo que a maioria é coreografada, como a tradicional “Ciranda, Cirandinha”, por exemplo: 

Ciranda Cirandinha 
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta (aqui o grupo dá meia-volta e gira no sentido oposto)
Volta e meia vamos dar (aqui o grupo dá outra meia-volta e gira no sentido inicial)

O anel que tu me destes
Era vidro e  se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso dona/seu (fala-se o nome de uma das crianças participantes)
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá-se embora (aqui a criança escolhida vai para o meio da roda e recita um versinho).

Dica: com crianças mais velhas, você pode aumentar o número e a dificuldade das coreografias, o que deixará a brincadeira mais divertida. 

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Roda-roda, roda, brincadeira de roda, ciranda

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/cantigas-de-roda/4e3b1ef33cb3176863000002.html

ESCRAVOS DE JÓ

FAIXA ETÁRIAAcima de 3 anos
LOCALPraça, Parque, Calçada, Salão de Festas, Dentro de casa, Condomínio
ESTIMULARAtenção, Concentração, Cooperação, Coordenação motora, Linguagem, Memória, Ritmo
PARTICIPANTES4+
MATERIALPedrinhas ou objetos pequenos

COMO BRINCAR

Os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem seguindo o ritmo da música “Escravos de Jó”:

Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só)
Tira, (cada um levanta a pedra que está em suas mãos)
põe, (colocam a pedra de novo no chão)
deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita)
fazem zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)
zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam) 
zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente)

Dicas: faça a mesma coreografia com os participantes em pé; no lugar da pedra, eles devem usar os próprios pés. Use duas pedrinhas em vez de uma. Para familiarizar a criança com os conceitos de dar e receber, sugira o uso do brinquedo favorito de cada um no lugar das pedras. 

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/escravos-de-jo/4e3ed0903cb317686300000d.html

QUEIMADA


FAIXA ETÁRIAAcima de 6 anos
LOCALCalçada, Praia, Quadra de esportes, Condomínio
ESTIMULARAgilidade, Velocidade, Mira, Atenção, Cooperação
PARTICIPANTES8+
MATERIAL
Uma bola macia e giz para marcar a quadra

Uma bola na quadra
COMO BRINCAR

Para o jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário, se este for atingido pela bola estará fora do jogo. Se alguém do time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai do jogo é o lançador. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Se algum jogador ultrapassar os limites do campo tentando fugir da bola será eliminado.

Para ninguém ficar de fora se pode fazer uma prisão. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time o mesmo volta para a equipe inicial. O jogo ficará mais cooperativo se atrás de cada jogador houver uma lata. O participante só é queimado se a lata for derrubada por um adversário, sendo que as latas podem ser defendidas com os pés por qualquer um dos jogadores. Nesse caso, o jogo ficará ainda mais divertido ainda se houver mais de uma bola em campo.


ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...Baleado, baleada, matada, barra bola, bola queimada, caçador, cemitério, mata-mata, mata-soldado, queimado, carimba, guerra, jogo do mata


http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/queimada/4e3b22743cb3176863000003.html

AMARELINHA


FAIXA ETÁRIAAcima de 4 anos
LOCALCalçada, Praia, Quintal, Quadra de esportes, Praça
ESTIMULAREquilíbrio, Agilidade, Mira
PARTICIPANTES1+
MATERIALGiz e um marcador para cada participante

COMO BRINCAR

Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’.

Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado do lado oposto à palavra ‘Céu’ e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador.  Vence quem completar todo diagrama primeiro.

Dica:
 para inovar, faça circuitos em formatos diferentes, como caracol ou retângulos maiores. Para as crianças mais novas, os circuitos podem ser menores e podem ser feitas exceções como, por exemplo, permitir que elas pulem com os dois pés em todas as casas.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Academia, maré, pular macaco, macaca, avião, sapata

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/amarelinha/4e3b1e4a3cb3176863000001.html

CORRIDA DO OVO

FAIXA ETÁRIAAcima de 7 anos
LOCALPraia, Calçada, Quintal
ESTIMULARAgilidade, Coordenação motora, Equilíbrio
PARTICIPANTES2+
MATERIALUma colher e um ovo cozido para cada participante ou equipe

COMO BRINCAR

Para a disputa tradicional marque um ponto de largada e outro de chegada. Os participantes devem atravessar de uma linha a outra segurando com a boca a colher, sobre a qual se equilibra o ovo. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo. 

Para os mais jovens, deixe que segurem a colher com uma das mãos e diminua o percurso; para os mais velhos, a disputa ficará mais divertida sem a ajuda das mãos ou com obstáculos como pneus no decorrer do percurso. Para diminuir um pouco a sujeira, cozinhe o ovo. 

Dica: a brincadeira também pode virar uma corrida de revezamento bastante divertida. Divida as crianças em duplas, sendo que cada uma ficará em um dos pontos opostos (chegada e partida). Quem está com o ovo precisa correr até a dupla e passar o ovo na colher da outra criança sem a ajuda das mãos.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Corrida de ovo, corrida com ovo na colher

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/corrida-do-ovo/4e3d6ef13cb3176863000006.html

PETECA


FAIXA ETÁRIAAcima de 6 anos
LOCALPraia, Quintal, Praça, Parque
ESTIMULARAgilidade, Coordenação motora, Condicionamento físico, Mira, Força, Noção de espaço, Ritmo
PARTICIPANTES2+
MATERIALUma peteca

COMO BRINCAR

No jogo tradicional os participantes ficam em círculo - ou um de frente para o outro no caso de apenas dois jogadores - e passam a peteca de um lado para outro batendo no fundo dela. Quem deixar a peteca cair é eliminado do jogo.

Experimente também uma variação dessa brincadeira colocando um dos participantes no meio da roda. A peteca sempre deve partir dele para os outros jogadores e dos outros jogadores para ele.

Outra forma divertida de aproveitar o brinquedo é reunir a turma em uma quadra de vôlei e dividi-la em duas equipes. Cada time ficará de um lado da quadra. As regras são as mesmas do vôlei: a peteca não pode tocar na rede e a equipe adversária tem até três toques para devolvê-la para o outro lado da quadra. Quando uma das equipes deixar a peteca cair no chão, a equipe adversária ganha o ponto e o direito ao lançamento.

Dica: 
você pode fazer o seu próprio brinquedo com folhas de jornal: amasse meia folha de jornal fazendo uma bola achatada, coloque a bola no centro da outra metade da folha e 'embrulhe' a bola deixando as pontas soltas. Na altura da bola amarre a folha com um barbante bem firme. Depois é só pintar com tinta guache e brincar.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...
Mangá

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/peteca/4e457d50465433802c000001.html

PIPA

FAIXA ETÁRIAAcima de 4 anos
LOCALPraia, Praça, Parque
ESTIMULARConceitos de física, Criatividade, Coordenação motora, Movimento
PARTICIPANTES1+
MATERIALPapel de seda, barbante ou linha, cola bastão, sacos de lixo, varetas, lata

COMO BRINCAR

O objetivo é manter a pipa no ar pelo maior tempo possível. Para os menos experientes, o ideal é contar com um ajudante, que ficará à frente do empinador a uma distância de 20 metros, segurando a pipa em uma inclinação de mais ou menos 60°, enquanto o empinador segura o carretel com a linha bem estendida. Quando perceber um vento bom, o ajudante fará um sinal para o empinador, que deve recolher a linha com as mãos, em movimentos constantes.

Quando o vento estiver bom, o empinador deve aproveitar para soltar o máximo de linha possível. Se a pipa começar a cair, é só recolher a linha até achar um ponto em que o vento esteja mais forte e levantá-la de novo.

Vale soltar a criatividade para montar pipas coloridos e diferentes. Use papeis coloridos ou sacolas plásticas em tiras para fazer a rabiola. Existem pipas mais simples, que podem ser puxadas por crianças entre 2 ou 3 anos porque são feitas de jornal, barbante e não têm varetas. A partir de 6 e 7 anos, as crianças têm mais desenvoltura para a atividade. 

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Papagaio, papagaio de papel, réu-réu, pandorga, raia, quadrado, piposa, arraia, pepeta, califa

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/pipa/4e3d7e693cb3176863000009.html

ESTÁTUA

FAIXA ETÁRIAAcima de 5 anos
LOCALPraça, Parque, Salão de Festas, Condomínio, Dentro de casa
ESTIMULARAtenção, Concentração, Equilíbrio, Criatividade, Linguagem corporal, Resistência, Coordenação motora
PARTICIPANTES3+

COMO BRINCAR

Um dos participantes, escolhido para ser o líder, coloca uma música. Enquanto a música toca os jogadores dançam livremente, mas quando o líder disser: “Estátua!”, a música para e todos os participantes devem congelar e manter a mesma pose sem mexer.

A última estátua a permanecer de pé será a vencedora. 


Dica: o líder pode andar entre as estátuas fazendo piadas e caretas para conseguir que uma das crianças caia na risada – só não vale fazer cócegas.  Quem se mexer será eliminado. Para voltar à dança, basta o líder colocar a música outra vez.

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/estatua/4e3d7f835cf358183f00000f.html

CINCO MARIAS

FAIXA ETÁRIAAcima de 7 anos
LOCALCalçada, Quintal, Praça, Dentro de casa, Condomínio, Salão de Festas
ESTIMULARCoordenação motora, Agilidade, Lateralidade, Velocidade
PARTICIPANTES2+
MATERIALCinco pedras ou cinco saquinhos de pano cheios de arroz, chamados de ‘cinco marias’

COMO BRINCAR

Existem várias formas para brincar com esse jogo. Todas exigem muita agilidade e velocidade dos participantes. Uma das mais comuns é o jogador lançar todas as ‘marias’ para o alto e deixá-las onde caírem. Ele escolhe uma das ‘marias’, lançando-a novamente para cima. Enquanto isso, deve recolher outro saquinho do chão e, com a mesma mão, apanhar o que foi lançado ainda no ar.

Na rodada seguinte, as cinco ‘marias’ são jogadas mais uma vez, mas, neste turno, o jogador terá de recolher dois saquinhos, além da ‘maria’ ainda no ar sempre usando uma só mão. 

Outra maneira de brincar é quicando uma bolinha de tênis e recolhendo, uma a uma, as ‘marias’ do chão, o mais rápido possível. 

Dica:
 crie novas regras e desafios para o jogo, combinando quantos saquinhos devem ser apanhados.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Cinco saquinhos, cinco pedrinhas, pipoquinha, cinco pedras, saquinhos

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/cinco-marias/4e42e5b53cb3176863000020.html

PULAR CORDA

FAIXA ETÁRIAAcima de 5 anos
LOCALCalçada, Quintal, Parque, Condomínio, Praça
ESTIMULARAgilidade, Condicionamento físico, Cooperação, Memória, Sequência, Lateralidade, Socialização
PARTICIPANTES2+
MATERIALUma corda

COMO BRINCAR

No jogo básico dois participantes seguram cada um uma ponta da corda, batendo-a em círculo e de forma ritmada enquanto o terceiro integrante pula, assim que ela tocar o chão. Para deixar o jogo mais divertido tanto o ritmo das batidas quanto os pulos podem variar. Quanto maior o número de jogadores e mais rápido o ritmo mais difícil fica, ainda mais se os pulos forem coreografados por cantigas como esta:

Um homem bateu em minha porta
E eu abri.
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão (o jogador pula e rapidamente abaixa e toca o chão)
Senhora e senhores, pulem num pé só (o jogador pula com um só pé)
Senhoras e senhores, deem uma rodadinha (o jogador pula e roda)
E vá pro olho da rua! (o jogador sai debaixo da corda)
Dica: para os mais experientes é possível usar duas cordas sendo que a que ficar na mão esquerda bate-se no sentido horário e a da mão direita no sentido anti-horário. Para crianças menores, a corda pode ser usada em jogos mais simples, como ‘Cobrinha’ (os batedores encostam a corda no chão e a movimentam rapidamente da direita para a esquerda, enquanto o pulador atravessa de um lado para o outro sem tocar a corda) ou ‘Reloginho’ (um batedor fica no centro, girando a corda, que ficará um pouco estendida no chão enquanto os puladores, que ficam em volta do batedor em círculo, saltam assim que a corda se aproxima para não serem atingidos).

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Bater corda, cobrinha, reloginho

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/pular-corda/4e3b21485cf358183f000004.html

BAMBOLÊ

FAIXA ETÁRIAAcima de 6 anos
LOCALQuintal, Praça, Parque, Calçada, Praia
ESTIMULARRitmo, Coordenação motora, Equilíbrio, Condicionamento físico
PARTICIPANTES1+
MATERIALBambolê

COMO BRINCAR

Normalmente são as meninas que apreciam a forma tradicional da brincadeira. O bambolê é posicionado na altura da cintura e apenas com movimentos pélvicos são colocados para rodar. 

O objetivo é conseguir manter o bambolê girando pelo maior tempo possível em volta da cintura. É preciso um pouco de treino até acertar o compasso. A partir daí, o desafio será girar mais de um bambolê na cintura. Os braços e o pescoço também são apoios comuns nessa brincadeira.

Dica: por se tratar de simples aros de plástico, os bambolês se adaptam muito bem a outras brincadeiras. Dá até para usá-los como substituto das cadeiras na 'dança das cadeiras'determinando que as crianças sentem dentro dos bambolês.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Arco, aro

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/bambole/4e43034c3cb317686300003a.html

DANÇA DAS CADEIRAS

FAIXA ETÁRIAAcima de 4 anos
LOCALQuintal, Dentro de casa, Salão de Festas, Condomínio
ESTIMULARAgilidade, Atenção, Movimento, Estratégia, Ritmo
PARTICIPANTES5+
MATERIALCadeiras

COMO BRINCAR

Disponha as cadeiras em círculo, sendo que o número de assentos seja menor do que o de participantes. 

Coloque uma música para tocar. Enquanto a música toca, todos os jogadores dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve tentar ocupar um lugar. A criança que não conseguir lugar sai do jogo levando consigo mais uma cadeira. 

O vencedor será aquele que conseguir sentar na última cadeira. 

Dica: 
bole variações que dificultem o jogo, como dispor as cadeiras em fila, sendo que cada uma ficará virada para um lado, ou peça para que as crianças dancem em circulo mais longe das cadeiras

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Dança da cadeira

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/danca-das-cadeiras/4e42d3a93cb3176863000016.html

BARBANTE (CAMA DE GATO)

FAIXA ETÁRIAAcima de 6 anos
LOCALQuintal, Parque, Dentro de casa, Praça
ESTIMULARAtenção, Coordenação motora, Paciência
PARTICIPANTES2+
MATERIALBarbante

COMO BRINCAR

Corte um pedaço de barbante e amarre as duas pontas. Coloque as duas mãos dentro do círculo e estique o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo. Este retângulo precisa estar apoiado logo acima dos nós dos dedos, quase nas pontas. O polegar fica de fora. Depois, sem mexer na posição dos barbantes – use o polegar para ajudar a segurá-lo – leve a mão direita até a esquerda passando-a por baixo da lateral do barbante, de modo que ele faça a volta entre os dedos. 

Faça o mesmo com a mão esquerda. Depois coloque o dedo médio por baixo dessa linha que se formou na palma da mão oposta e estique-o novamente. Em cada lateral do retângulo se formará um X. A partir daí os jogadores se revezam na tentativa de retirar o barbante da mão do outro sem desmontar o retângulo principal.

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/barbante-cama-de-gato/4e42fcd13cb3176863000030.html

BOLA DE GUDE

FAIXA ETÁRIAAcima de 6 anos
LOCALParque, Condomínio, Praça
ESTIMULARMira, Coordenação motora, Agilidade
PARTICIPANTES2+
MATERIALBolinhas de gude

COMO BRINCAR

As bolinhas de gude permitem vários jogos. Na maioria deles o objetivo é acertar as bolinhas adversárias para capturá-las. Os meninos normalmente levam o ‘capturar’ ao pé da letra e ficam para sempre com as bolinhas que acertam, por isso, é bom deixar essa regra bem clara antes da brincadeira para evitar lágrimas.

Em uma das versões tradicionais, os participantes desenham um triângulo no chão. Cada jogador coloca o mesmo número de bolinhas em qualquer lugar do círculo, reservando uma para ser a atiradora. Alternadamente cada jogador tentará acertar uma bolinha adversária de modo que ela saia da área marcada. Para isso lançará a sua atiradora, também do lado de fora do triângulo, com a ajuda do polegar. A bola lançada não poderá ficar dentro da área, senão o jogador perde a vez. Dica: solte a sua criatividade (e a das crianças) montando novos percursos e desafios com as bolinhas.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Gude, baleba, bila, biloca, bilosca, birosca, bolinha-de-gude, bolita, boleba, bolega, bolita, bugalho, búraca, búlica, búrica, bute, cabiçulinha, clica, firo, fubeca, guelas, nica, peca, peteca, pinica, pirosca e ximbr

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/bola-de-gude/4e4301163cb3176863000036.html

​ESCONDE-ESCONDE

FAIXA ETÁRIAAcima de 2 anos
LOCALParque, Dentro de casa, Condomínio
ESTIMULARAgilidade, Velocidade, Criatividade, Atenção, Paciência
PARTICIPANTES3+

COMO BRINCAR

No jogo básico inicialmente o grupo elege um dos participantes para ser o ‘perseguidor’. Ele deve fechar os olhos e contar até 100 enquanto os outros jogadores se escondem dentro de uma área já pré-determinada. Quando termina de contar, o ‘perseguidor’ vai atrás dos jogadores escondidos. Quem for visto e tocado por ele está fora do jogo.

Outras duas variações comuns da brincadeira são o Pique-Esconde e o Polícia e ladrão. No primeiro, em vez de tocar o jogador quando o vir, o ‘perseguidor’ gritará o nome dele. Os dois então correm para o ‘pique’ – um poste ou uma árvore – se o perseguido chegar primeiro estará salvo, mas se o perseguidor chegar primeiro ele estará pego. Os jogadores escondidos também podem tentar correr até o pique e se salvar enquanto o perseguidor não estiver olhando.

No Polícia e Ladrão o grupo é dividido em duas equipes de números iguais e o pique passa a ser a cadeia. Os policiais contam até 100 enquanto os ladrões se escondem. Quem for pego vai para a cadeia, mas pode ser libertado por algum outro membro de sua equipe se o mesmo não for pego antes. Use sua criatividade para inventar novas regras para este jogo.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Pique-esconde, escondidas, salva-todos

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/esconde-esconde/4e3d6a565cf358183f000008.html

DURO OU MOLE

FAIXA ETÁRIAAcima de 5 anos
LOCALPraia, Parque, Condomínio
ESTIMULARCooperação, Velocidade, Condicionamento físico, Socialização, Expressão corporal
PARTICIPANTES5+

COMO BRINCAR

O grupo elege um dos participantes para ser o ‘pegador’ enquanto as outras crianças fugirão. Ao tocar em alguém, o pegador deve dizer: ‘duro!’ – o jogador ficará paralisado e só voltará a correr se qualquer outro fugitivo tocá-lo dizendo: ‘mole!’. 

Dica: para aumentar a dificuldade do jogo, determine que apenas dois fugitivos terão o ‘poder’ de liberar as outras crianças. Ou sugira que quem for pego vai começar a se abaixar lentamente, como se estivesse ‘derretendo’, devendo ser salvo por um dos colegas fugitivos antes de chegar ao chão.

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/duro-ou-mole/4e3ed2df3cb3176863000010.html

JOGO DA VELHA

FAIXA ETÁRIAAcima de 4 anos
LOCALDentro de casa, No carro, Condomínio, Salão de Festas, Praia
ESTIMULARAtenção, Estratégia, Memória, Raciocínio lógico
PARTICIPANTES2+
MATERIALLápis e papel ou um graveto (se a brincadeira for na praia, para riscar na areia)

COMO BRINCAR

Desenhe um diagrama com duas linhas verticais paralelas cruzadas por duas linhas horizontais também paralelas, de maneira a formar nove espaços vazios. Duas pessoas jogam alternadamente, preenchendo cada um dos espaços vazios.

Cada participante deve usar um símbolo (X ou O). Vence o jogador que conseguir formar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja ela na horizontal, vertical ou diagonal. 

Experimente também expandir o diagrama para 16 quadrados (três linhas na vertical e três na horizontal) ou 25 quadrados (quatro linhas verticais e quatro horizontais). O objetivo do jogo é o mesmo: formar trincas de um mesmo símbolo. Mas, neste caso, vence quem conseguir formar o maior número de trincas.

Dica: desafie os jogadores mais velhos montando o jogo da velha com números. Faça o tabuleiro padrão do jogo e distribua entra os jogadores os números de 1 a 9 – um dos participantes fica com os 4 números pares e outro com os 5 números ímpares. Eles devem se alternar colocando seus números no tabuleiro e vence o primeiro a formar uma linha cuja soma resulte em 15.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Jogo do galo, velha

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/jogo-da-velha/4e42e6443cb3176863000021.html

PEGA VARETAS

FAIXA ETÁRIAAcima de 7 anos
LOCALDentro de casa, Salão de Festas
ESTIMULARCoordenação motora, Concentração, Agilidade, Atenção
PARTICIPANTES2+
MATERIALJogo de pega-varetas ou palitos grandes (do tipo para espetinhos)

COMO BRINCAR

Para começar, junte as varetas como se fosse colocar um espaguete na panela. Apoiando o feixe no chão, abra a mão deixando as varetas caírem. 

Alternadamente, os jogadores tentam retirar as varetas uma a uma, sem tocar nas outras. 

Sempre que o feixe se movimentar ou outra vareta for tocada, a vez passa para o próximo jogador. 

Nos jogos de pega-varetas, normalmente as peças são coloridas e cada cor tem um valor diferente. Faça o seu próprio jogo colorindo palitos usados em churrasco com ajuda de canetinhas.  Preste atenção na hora de adquirir os palitos: eles devem ter os dois lados pontiagudos para o jogo funcionar melhor.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Jogo de varetas, cai-não-cai

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/pega-varetas/4e4300613cb3176863000035.html

Nenhum comentário: