Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Devemos comemorar feriados ou dias santificados?

Devemos comemorar feriados ou dias santificados?

OS FERIADOS ou dias santificados que se comemoram atualmente em muitas partes do mundo não se originam da Bíblia. Qual é, então, a origem dessas comemorações? Se você tiver acesso a uma biblioteca, achará interessante ver o que as obras de referência dizem a respeito de feriados ou dias santificados que são comuns onde você vive. 
Veja alguns exemplos.
 Páscoa. “Não há indício da celebração da festividade da Páscoa [conforme é comemorada hoje na cristandade] no Novo Testamento”, diz The Encyclopædia Britannica. Como começou a festa da Páscoa? Ela tem raízes na adoração pagã. Embora seja realizada supostamente para comemorar a ressurreição de Jesus, os costumes ligados ao período da Páscoa não são cristãos. Por exemplo, a respeito do popular “coelhinho da Páscoa”, The Catholic Encyclopediadiz: “O coelho é símbolo pagão e sempre tem sido emblema da fertilidade.”

Comemorações de Ano-Novo. A data e os costumes ligados às comemorações de Ano-Novo variam segundo o país. A respeito da origem dessa celebração, a enciclopédia World Book diz: “O governante romano Júlio César fixou 1.° de janeiro como Dia do Ano-Novo, em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões, das portas e dos começos. O mês de janeiro deriva seu nome de Jano, que tinha duas faces — uma voltada para frente e outra para trás.” Portanto, as celebrações de Ano-Novo baseiam-se em tradições pagãs.
Halloween (Dia das Bruxas)The Encyclopedia Americana diz: “Os aspectos dos costumes ligados ao Dia das Bruxas remontam a uma cerimônia druida [antigo sacerdócio celta] dos tempos pré-cristãos. Os celtas realizavam festividades em homenagem a dois deuses principais — um deus-sol e um deus dos mortos . . . , cuja festividade era realizada em 1.° de novembro, o início do Ano-Novo celta. A festividade em homenagem aos mortos foi aos poucos incorporada ao ritual cristão.”
Outros feriados ou dias santificados. Não é possível considerar aqui todas as celebrações que se realizam em todo o mundo. No entanto, feriados que enaltecem pessoas ou organizações humanas não são aceitáveis para Jeová. (Jeremias 17:5-7; Atos 10:25, 26) Tenha em mente, também, que o que determina se as celebrações religiosas agradam, ou não, a Deus é a sua origem. (Isaías 52:11; Apocalipse 18:4) Os princípios bíblicos mencionados no Capítulo 16 deste livro ajudarão você a ver como Deus encara a participação em feriados não religiosos.
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/biblia-ensina/devem-cristaos-comemorar-feriados-ou-dias-santificados/

Nenhum comentário: