Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Tabebuias. Conheça as espécies de ipês existentes e saiba quais são as indicadas para calçadas e praças.

Fotografia de Arnaldo Silva
A beleza dos Tabebuias, os populares ipês fascinam todas as pessoas. São incrivelmente belos. Devido a sua beleza exuberante, vem sendo cada vez mais plantados nas cidades.

Mas antes de plantar um ipê em sua calçada, busque informações sobre a espécie para que possa plantá-lo num local adequado para não ter problemas futuros com danos a tubulações de água, esgoto, fiação e calçadas. Isso porque as calçadas que existem hoje são muito estreitas, entre 1 e 2 metros, por isso alguns ipês acabam virando problemas no futuro. Em calçadas largas não geram problemas.

Abaixo estão relacionadas as principais espécies de Ipês que se encontra em nossa região e onde podem ser plantadas.

Tabebuia avellanedae 

Fotografia de Wilson Fortunato em Bom Despacho MG

Ipê roxo-da-mata – árvore com altura de 20 a 35 metros e diâmetro do tronco varia de 60 a 80 centímetros. Pode ser utilizada no paisagismo, plantada em praças, mas longe das calçadas e construções.

Tabebuia chrisotricha 
Tabebuia chrisotricha Fotografia do Zekinha
Ipê amarelo da mata atlântica – árvore com altura de 4 a 10 metros, tronco pode chegar a 30-40 cm de diâmetro. É uma espécie com floração precoce e pode ser plantado em calçadas.

Tabebuia heptaphylla 
Ipê Roxo (Tabebuia heptaphylla) Foto Carlos Alberto Coutinho

Ipê roxo – árvore com altura de 10 a 20 metros, tronco com diâmetro que varia de 40 a 80 centímetros. Pode ser usada no paisagismo plantada em praças, mas distante de calçadas e construções.

Tabebuia impetiginosa 
Tabebuia impetiginosa - Fotografia de Wilson Fortunato
Ipê-roxo-de-bola – árvore com altura de 8 a 12 metros, tronco com diâmetro de 60 a 90 centímetros, muito ornamental, pode ser plantado em praças, mas distante do calçamento e construções.
Tabebuia Ochracea 
Tabebuia ocharacea. Fotografia de Arnaldo Silva
Ipê amarelo do cerrado – árvore com altura entre 6 e 14 metros, diâmetro do tronco entre 30 a 50 centímetros. De floração precoce, é uma das mais belas espécies de Ipês. Em nossa região ocorre no cerrado, e pode ser plantado nas calçadas.

Tabebuia pentaphylla 
 Tabebuia pentaphylla. Esta espécie de ipê está plantado na Praça do Rotariano em Bom Despacho MG. Fotografia de Arnaldo Silva
Ipê-de-el-salvador – árvore exótica com altura entre 15 a 20 metros, diâmetro do tronco pode chegar a 50 centímetros, flores rosas-clara, muito ornamentais, pode ser plantado em praças, porém distante do calçamento e de construções.
Tabebuia-roseo-alba  
Tabebuia rose-alba. Fotografia de Demétrius Rodrigues
Ipê-branco – árvore com altura entre 7 a 16 metros de altura, diâmetro do tronco varia entre 40-50 centímetros, floradas de curta duração, mas muito ornamental, pode ser usado na arborização das calçadas.

Tabebuia Umbellatta 
Ipê-amarelo-do-brejo – Espécie de nossa região, adaptada para áreas úmidas e encharcadas, possui altura entre 10 a 15 metros, diâmetro do tronco 40-50- centímetros pode ser plantado em calçadas.

Tabebuia Vellosoi 
Ipê-da-casca lisa – Espécie com altura entre 15 a 25metros, diâmetro do tronco entre 40 a 70 centímetros. Árvore de crescimento muito lento, mas atinge grande porte e por isso deve ser plantado em praças, mas longe do calçamento e construções.

Consulta: ÁRVORES BRASILEIRAS – Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil – Vol. 01 - Fonte parcial dos textos:http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2013/11/09/ipes-quem-sao-eles-quem-eu-planto-e-onde-eu-planto/

http://www.ecovidabomdespacho.com/2016/10/tabebuias-conhecas-as-especies-de-ipes.html

Nenhum comentário: