Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 16 de outubro de 2016

TURISMO... AS BELEZAS DE MURANO, BURANO E TORCELLO

TURISMO... AS BELEZAS DE MURANO, BURANO E TORCELLO

Se você está a caminho de Veneza, vale reservar um dia para conhecer outras 3 ilhas pequenas da região: Murano, Burano e Torcello.

Murano começou suas atividades em 1291, quando os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se para a ilha devido ao risco de incêndio, pois suas as moradias eram de madeira. As principais fábricas de vidro do mundo estavam lá, fato que tornou a ilha na maior produtora de cristal da Europa e permanece até os dias de hoje.

Além dos vidros, Murano tem outras atrações como: Igreja de Santa Maria e São Donato, conhecida pelos seus mosaicos bizantinos do século XII, a Igreja de São Pedro Mártir e o Palácio da Mula.


Burano é conhecida por suas casas coloridas e rendas artesanais. Durante o século XVI as moradoras da ilha começaram a produzir peças de renda diferenciadas, o que estimulou a exportação para toda a Europa. Atualmente, por exigir mão-de-obra intensiva e ser um trabalho muito caro, já não se produzem peças de renda de maneira tradicional na ilha. Porém, para manter a tradição, existe uma escola para rendeiras.

As casas com cores vibrantes surgiram dos moradores locais da ilha. A intenção era que pudessem reconhecer suas casas com cores vivas quando estivessem pescando ou através da neblina.

Como a maioria dos moradores locais são pescadores, a ilha também é famosa pela gastronomia dos restaurantes que servem peixes fresquíssimos.



Torcello é atualmente é a ilha menos povoada, porém com a maior história. Foi o lugar onde os primeiros habitantes que fugiram da queda do império romano se instalaram. Ali, eles conseguiram se manter seguros dos ataques bárbaros e das invasões germânicas. Naquela época a população da ilha era de cerca de 10 mil pessoas e a principal atividade econômica era a venda do sal retirado da lagoa. Em 638, o Bispo de Altino fez da ilha sua residência oficial e trouxe com ele relíquias religiosas, por isso o principal ponto turístico de Torcello é a Catedral de Santa Maria Assunta, construída em 639 com influências bizantinas.

http://www.inspirationtravel.com.br/blog/as-belezas-de-murano-burano-e-torcello/

Nenhum comentário: